Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.1

Gestão de Sistemas de Saúde e Acreditação

Diferenciais do Curso

Carga horária adequada; Professores renomados e conhecedores do mercado; infraestrutura compatível com o padrão de exigência do nosso público alvo; vivências práticas e a presença de profissionais convidados em alguns módulos; Aulas também nas dependências do DeCós Day Hospital.

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Características

  • Carga Horária 380 horas
  • Periodicidade Um encontro mensal
  • Horário Quintas-feiras e Sextas-feiras: 18h30 às 22h. Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Campus Farolândia e DeCós Day Hospital
  • Investimento Matrícula 69,90 + 21 parcelas de R$ 396,00, totalizando R$ 8.385,90
  • Benefício 20% de desconto para egressos UNIT, Matrícula 69,90 + 21 parcelas de R$ 316,80, totalizando R$ 6.722,70

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Informações do Curso

Geral:
  • Capacitar os participantes a utilizarem os conceitos fundamentais e práticos ligados às politicas públicas, assistência social e psicologia aplicadas a saúde. Como também, a gestão da qualidade, controles estratégicos na saúde suplementar, auditoria em saúde e acreditação.
  • Sem perder o foco, mas trazendo uma linguagem efetiva, de forma inovadora e criativa abordando o Sistema de Saúde brasileiro e seus componentes, como hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras de planos de saúde, secretarias de saúde, entre outros.
  Específico:
  • Propiciar o conhecimento necessário em práticas de gestão, direcionadas para o planejamento, execução e controle das atividades ligadas às instituições de saúde.
  • Capacitar os discentes com ferramentas técnicas de gestão e estabelecer parâmetros necessários para tratar de assuntos peculiares à economia da saúde e seus desdobramentos.
  • Direcionar uma atenção especial para a qualidade, auditoria e acreditação em operadoras de saúde, hospitais, clínicas e consultórios. De forma dinâmica e inovadora.
Esse curso destina-se a profissionais que exerçam funções ligadas à gestão em instituições da área de saúde, como: Operadoras de Saúde, médicos, enfermeiros, administradores, economistas e contabilistas que atuem em hospitais, clínicas e/ou consultórios. Tal MBA é voltado para profissionais graduados com interesse em expandir suas habilidades gerenciais e seus conhecimentos sobre o setor de Saúde.
As aulas serão expositivas contemplando os aspectos conceituais, com exemplos práticos de artigos pertinentes, que serão trabalhados em grupo para a assimilação dos conceitos. As aulas serão interativas para estimular a plena participação dos alunos. O professor fornecerá material de acompanhamento nas aulas. Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados a exemplo de: estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em laboratório; debates, intercâmbios de experiências, bem como uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para apresentação da disciplina. As aulas serão interativas para estimular a plena participação dos alunos.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
Aspectos Legais e Contratuais nos Planos de Saúde   20 A Saúde na Constituição. Responsabilidade Civil em Saúde. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Flexibilização dos Contratos de Trabalho. Judicialização no Setor Saúde. Direitos Básicos do Consumidor. A Lei dos Planos de Saúde 9656/98.  
Políticas Públicas de Saúde   20 Estado de Bem-Estar e o Desenvolvimento Econômico. Federalismo Fiscal. Condicionantes Locais da Descentralização das Políticas Públicas em Saúde. Base Estratégica de Formulação de Políticas Públicas: o Plano Plurianual.
Gestão Estratégica na Saúde Suplementar 30 Principais correntes estratégicas. O sistema de saúde. A saúde suplementar brasileira. Competição versus cooperação entre os atores da saúde suplementar brasileira. Relacionamento com operadoras e processos comerciais. Mensurando e avaliando a atuação na saúde suplementar.
Auditoria e Controle em Sistemas de Saúde   30 Fundamentos da Acreditação. Metodologias de Acreditação. Estrutura e lógica do modelo brasileiro de Acreditação. Itens auditáveis nos modelos de Acreditação. Avaliação no modelo brasileiro de Acreditação: auditorias externas, auditorias internas de processo e auditorias clínicas.
Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde   20 Princípios e práticas fundamentais da gestão da qualidade em saúde. Conceitos chave da gestão da qualidade em saúde. Estruturas, sistemas e processos de gestão da qualidade na área da saúde. Estratégias para a qualidade no segmento hospitalar e de saúde. Gestão da Segurança do Paciente. Ferramentas da Qualidade, Certificações da qualidade em saúde.
Gestão Financeira Aplicada à Saúde   20 Fluxos com Amortizações. Taxa de Atratividade de Projetos em Saúde. Noções de Avaliação de Projetos de Investimento em Saúde. Payback. O Papel e as Funções do Administrador Financeiro em Saúde. Estrutura de Capital. Custos do Capital Próprio e do Capital de Terceiros. Ciclos Operacional e Financeiro. Administração do Capital de Giro. Administração de Contas a Receber e Estoques. Elaboração do Fluxo de Caixa.
Contabilidade Empresarial   20 Fundamentos Introdutórios da Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, usuários, campo de aplicação, atos e fatos administrativos; Normas e Princípios Contábeis; Procedimentos contábeis; contas e plano de contas: conceito, função, classificação das contas. Metodologia prática para entender os registros contábeis noções de débito e crédito, métodos das partidas dobradas. Aspectos sobre a situação financeira versus situação econômica, regimes contábeis. Apuração contábil do resultado e elaboração do Balancete de Verificação; Demonstrações econômico-financeiras: Balanço Patrimonial - BP; Demonstração do Resultado do Exercício- DRE, Demonstração do Resultado Abrangente - DRA, Demonstração de Lucro e Prejuízo Acumulado - DLPA, Demonstração de Fluxo de Caixa - DFC e Demonstração do Valor Adicionado - DVA.
Economia da Saúde   20 Introdução conceitual e metodologicamente o campo da economia em saúde, as políticas macroeconômicas e reformas do setor saúde, a economia do setor público, a política fiscal financiamento do sistema de saúde, a estrutura de contas da saúde, as relações entre o sistema público e o privado, modalidades de estudos de avaliação econômica, apuração de custos em saúde, potencialidades, limitações e contradições da econômica em saúde.
Gestão Logística em Saúde   20 Abordagem Sistêmica da Logística em Saúde. Qualificação de Fornecedores e Aquisição de Materiais e medicamentos. Gerência de Estoques. Movimentação e Dispensação de Estoques. Ações de melhoria da eficiência logística em Saúde.
Marketing de Serviços   20 O Ambiente empresarial do século XXI. O novo papel do marketing no desempenho organizacional. Conceitos centrais de marketing. Valor e satisfação do cliente. Planejamento Estratégico de Marketing.
Gestão de Pessoas em Saúde   20 Organização, Processos de Trabalho e Comportamento Humano em Ambiente de Permanente Mutação em Saúde. O Capital Intelectual. Criatividade e Inovação. Gerenciamento de Desempenho de Pessoal em Saúde. Os novos desafios da Gestão de Pessoas, O Futuro da Gestão de Pessoas nas Organizações de Saúde.
Liderança e Gestão de Equipes   20 Competências fundamentais para o exercício da liderança. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. As questões relativas ao engajamento e motivação dos talentos. Fatores responsáveis pela formação, manutenção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Funções. Liderança. Fenômenos de grupo. Barreiras ao desenvolvimento de equipes. Avaliação de resultados em desenvolvimento de equipe.
Coaching de Negócios   20 Definição de Coaching, Coach e Coachee; O Papel e áreas de atuação do Coach; Vantagens em Conhecer o Coaching; Resultados Esperados no Coaching; Estratégias de Atendimento em Coaching; Fundamentos e Pilares do Coaching; Benefícios Múltiplos do Coaching; Avaliação do Coach. Tipos e áreas de atuação; Nichos de coaching; Coaching pessoal ou para a vida; Coaching para as Necessidades Profissionais; Coaching para Performance; O líder-coaching; As teorias e estudos sobre o coaching organizacional.
Estratégias de Negociação e Gestão de Conflitos   20 Tipos de Conflitos (Conflitos interindividuais, Conflitos intergrupais, Conflitos interdepartamentais; Conflitos interorganizacionais, Conflitos capital-trabalho); Conflitos políticos e grupos de interesses; Técnicas de administração de conflitos; Negociação; Negociação entre organizações; Estratégias e objetivos; Sindicalismo e negociação; Negociação e Relações Econômicas; Negociação em Reuniões de Negócios; O Processo de Mediação.
Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva   20 Criação e dialética do conhecimento. Teoria da criação do conhecimento organizacional. Conhecimento tácito e explícito. Dado x Informação x Conhecimento. Etapas do processo de gestão do conhecimento. Informação e conhecimento no contexto organizacional em saúde. Gestão da informação e do conhecimento; inteligência competitiva; processo de inteligência competitiva (gestão, estratégias organizacionais, planejamento das necessidades de informação, coleta e análise de informações); integração entre gestão do conhecimento e inteligência competitiva.
Ética e Responsabilidade Social   20 O campo da Ética. Ética, Moral, Princípios e Valores Humanos. Dilemas éticos. Valores e virtudes. A Ética e o dever. Relativismo ético. Identificação do problema ético. Ética e credibilidade organizacional. A ética e a sua influência no modelo de gestão. Etiqueta Corporativa. Ética nos Negócios e no Trabalho. Códigos de Ética Corporativa. Os principais dilemas éticos nas organizações públicas e privadas brasileiras. Ética na Prestação dos Serviços Públicos e Privados de Saúde. Normas do SUS e conduta ética. Bioética.
Métodos Quantitativos em Saúde   20 Tabelas e gráficos. Fontes de dados e avaliação da sua qualidade. Amostragem. Medidas de tendência central e de dispersão. Distribuições principais. Intervalo de confiança. Principais indicadores de saúde. Comunicação de dados estatísticos. Análise e controle de dados através do SPSS (Software Estatístico).  
Metodologia da Pesquisa   20 O papel da ciência. Tipos de conhecimento: método e técnica. O processo de leitura. Citações bibliográficas. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Relatório de pesquisa. Estilo de redação. Referencias bibliográficas. Apresentação gráfica. Norma ABNT.
Trabalho de Conclusão de Curso - O trabalho de conclusão consiste na elaboração de relatório de intervenção prática em, pelo menos, uma instituição da área de saúde.
Total 380  
Coordenação
Nome: Mário Eugênio Paula de Lima
E-mail: mario_eugenio@unit.br
Telefone: (79) 99805.3747
Possui Graduação em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes (1997), Especialização em Gerenciamento de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (2000) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2003). Atualmente é empresário, professor universitário e Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação MBA Gestão e Inovação no Agronegócio e MBA Gestão da Inteligência Competitiva e Inovação, ambos da Universidade Tiradentes. Possui experiência acadêmica nas áreas de administração, marketing e eventos. Na área profissional atua como consultor nas áreas de eventos, projetos culturais, esportivos e marketing. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5049667300766995
 
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0800 729 2100 (ligação de telefone fixo)
79 3218-2141 / 98115-0490