Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.1

Gestão de Sistemas de Saúde e Acreditação

Diferenciais do Curso

Carga horária adequada; Professores renomados e conhecedores do mercado; infraestrutura compatível com o padrão de exigência do nosso público alvo; vivências práticas e a presença de profissionais convidados em alguns módulos.

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Características

  • Carga Horária 380 horas
  • Periodicidade Um encontro mensal
  • Horário Quintas-feiras e Sextas-feiras: 18h30 às 22h. Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Campus Farolândia e DeCós Day Hospital
  • Investimento Matrícula 69,90 + 21 parcelas de R$ 396,00, totalizando R$ 8.385,90
  • Benefício 20% de desconto para egressos UNIT, Matrícula 69,90 + 21 parcelas de R$ 316,80, totalizando R$ 6.722,70

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Informações do Curso

Geral:
  • Capacitar os participantes a utilizarem os conceitos fundamentais e práticos ligados às politicas públicas, assistência social e psicologia aplicadas a saúde. Como também, a gestão da qualidade, controles estratégicos na saúde suplementar, auditoria em saúde e acreditação.
  • Sem perder o foco, mas trazendo uma linguagem efetiva, de forma inovadora e criativa abordando o Sistema de Saúde brasileiro e seus componentes, como hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras de planos de saúde, secretarias de saúde, entre outros.
  Específico:
  • Propiciar o conhecimento necessário em práticas de gestão, direcionadas para o planejamento, execução e controle das atividades ligadas às instituições de saúde.
  • Capacitar os discentes com ferramentas técnicas de gestão e estabelecer parâmetros necessários para tratar de assuntos peculiares à economia da saúde e seus desdobramentos.
  • Direcionar uma atenção especial para a qualidade, auditoria e acreditação em operadoras de saúde, hospitais, clínicas e consultórios. De forma dinâmica e inovadora.
Esse curso destina-se a profissionais que exerçam funções ligadas à gestão em instituições da área de saúde, como: Operadoras de Saúde, médicos, enfermeiros, administradores, economistas e contabilistas que atuem em hospitais, clínicas e/ou consultórios. Este curso é voltado para profissionais graduados com interesse em expandir suas habilidades gerenciais e seus conhecimentos sobre o setor de Saúde.
As aulas serão expositivas contemplando os aspectos conceituais, com exemplos práticos, uso de artigos pertinentes, que serão trabalhados em grupo para a assimilação dos conceitos. As aulas serão interativas para estimular a plena participação dos alunos. O professor fornecerá material de acompanhamento das aulas. Serão utilizados métodos variados de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, a exemplo de: estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em laboratório; debates, intercâmbios de experiências, bem como uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/) e/ou Magister para apresentação da disciplina. As aulas serão interativas para estimular a plena participação dos alunos.
  DISCIPLINA CARGA HORÁRIA EMENTA
  Liderança e Gestão de Equipes   20 Competências fundamentais para o exercício da liderança. Aspectos comportamentais da gestão de pessoas. As questões relativas ao engajamento e motivação dos talentos. Fatores responsáveis pela formação, manutenção e desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Avaliação de pessoas. Funções. Liderança. Fenômenos de grupo. Barreiras ao desenvolvimento de equipes. Avaliação de resultados em desenvolvimento de equipe.
  Gestão da Qualidade e Segurança           40                   Princípios e práticas fundamentais da gestão da qualidade em saúde. Conceitos chave da gestão da qualidade em saúde. Estruturas, sistemas e processos de gestão da qualidade na área da saúde. Estratégias para a qualidade no segmento hospitalar e de saúde. Ferramentas da Qualidade. Certificações da qualidade em saúde. Gestão da Segurança do Paciente. Sistemática de identificação, análise e controle dos riscos organizacionais. Sistema de notificação de incidentes e eventos diversos. Protocolos e sistemáticas institucionais de segurança do paciente. Plano de contingência.
  Gestão administrativa e financeira 20 Fluxos com Amortizações. Taxa de Atratividade de Projetos em Saúde. Noções de Avaliação de Projetos de Investimento em Saúde. Payback. O Papel e as Funções do Administrador Financeiro em Saúde. Estrutura de Capital. Custos do Capital Próprio e do Capital de Terceiros. Ciclos Operacional e Financeiro. Administração do Capital de Giro. Administração de Contas a Receber e Estoques. Elaboração do Fluxo de Caixa
  Gestão de Pessoas   20 A gestão de pessoas em sistemas de saúde. Estabelecimento de processo de recrutamento, seleção, admissão e desligamento de pessoas. Cargos, responsabilidades e competências da função. Gerenciamento do desempenho de pessoal em Saúde. Treinamento e desenvolvimento. Regimento interno e código de conduta.
  Gestão da Logística e Suprimentos 20 Abordagem Sistêmica da Logística em Saúde. Planejamento, aquisição, armazenamento, rastreabilidade e disponibilização de materiais, insumos e serviços. Qualificação de Fornecedores (serviços e produtos) e aquisição de Materiais e medicamentos. Gerência de Estoques. Movimentação e Dispensação de Estoques. Ações de melhoria da eficiência logística em Saúde. Avaliação de terceirizados. Diretrizes de farmacovigilância e Tecnovigilância.
  Gestão da Tecnologia, Informação e Comunicação 20 Sistemas de informação em saúde. Estruturação, processo, resultado e indicadores do ambiente informacional para apoio à decisão em saúde. Prontuário eletrônico: respaldo jurídico, certificação digital. Segurança de dados, armazenamento de dados e regras de segurança da informação. Utilização de padrões na integração de Sistemas de Informações em saúde. Avaliação sistemática dos registros e informações relativas à assistência prestada ao paciente/cliente. Programa de capacitação de usuários para utilização correta dos sistemas de informática e software. Sistemática de qualificação e testes dos sistemas de informática e software.  Plano de contingência para recuperação de dados.
  Gestão ao Acesso e Cuidado 10 Recepção da unidade de saúde. Atendimento de qualidade ao paciente/cliente. Fluxos e critérios de admissão, transferência, alta de pacientes/clientes. Monitoramento de leitos. Relações com as redes de referência para transferências. Registros de informações do paciente/cliente. Canais de comunicação entre equipes e serviços para transferências. Fluxo de prioridades previstas em lei. Gestão de relacionamento com o paciente/cliente.
  Gestão da segurança Patrimonial 10 Dimensionamento de profissionais de segurança. Mecanismos de identificação e controle de entrada e saída de pessoas, materiais e equipamentos. Acesso e circulação nos ambientes da organização. Treinamento e educação para situações de emergência e plano de evacuação. Planos de contingência para situações de incêndio, acidente, explosão e desastres naturais. Controle dos bens mobiliários. Procedimentos para evasão, invasão, porte de armas, agressão e tentativa de suicídio.
  Gestão da infraestrutura 20 Planejamento e gerenciamento da estrutura físico-funcional, das instalações, mobiliário e equipamentos. Plano de manutenção preventiva e corretiva de instalações e equipamentos. Monitoração de fornecedores críticos. Política de gestão dos fornecedores de serviços e produtos. Gestão de Terceirizados.
Aspectos Legais e Contratuais nos Sistemas de Saúde 20 A Saúde na Constituição. Responsabilidade Civil em Saúde. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Flexibilização dos Contratos de Trabalho. Judicialização no Setor Saúde. Direitos Básicos do Consumidor. A Lei dos Planos de Saúde 9656/98. Contratos entre hospitais/clinicas e planos de saúde. Gestão de Contratos com foco em acreditação. Responsabilidade Legal da Gestão. Modelos Remuneratórios.  
Políticas Públicas de Saúde e Sistemas de Saúde Brasileiros 20 Estado de Bem-Estar e o Desenvolvimento Econômico. Federalismo Fiscal. Condicionantes Locais da Descentralização das Políticas Públicas em Saúde. Base Estratégica de Formulação de Políticas Públicas: o Plano Plurianual.
Gestão Estratégica na Saúde Suplementar 20 Principais correntes estratégicas. O sistema de saúde. A saúde suplementar brasileira. Competição versus cooperação entre os atores da saúde suplementar brasileira. Relacionamento com operadoras e processos comerciais. Mensurando e avaliando a atuação na saúde suplementar. Limites Regulatórios. Agentes do Mercado e suas especificidades. Forças Competitivas. Programa de Qualificação de Operadoras.
Acreditação em Sistemas de Saúde 40 Fundamentos da Acreditação. Metodologias de Acreditação. Estrutura e lógica do modelo brasileiro de Acreditação. Itens auditáveis nos modelos de Acreditação. Avaliação no modelo brasileiro de Acreditação: auditorias externas, auditorias internas de processo e auditorias clínicas. Diagnóstico.
Ética e Responsabilidade Social 20 Ética. Ética e Acreditação Hospitalar. Ética na Gestão. Ética e Moral. Viés Filosófico. A relação médico/paciente: respeito à autonomia e dever de beneficência do médico. Consentimento livre e esclarecido. Prontuário médico e dever de confidencialidade. Limites do tratamento médico. Eutanásia, ortotanásia e distanásia. Ética na Prestação dos Serviços Públicos e Privados de Saúde. Bioética. Responsabilidade Social. Mecanismos e Ferramentas da Gestão da Responsabilidade Social. Programas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Socioambiental: ações voltadas para a comunidade. Desenvolvimento Sustentável. Triple Botton Line. Stakeholders. Código de conduta institucional. Processo transparente de divulgação de incidentes relacionados à segurança para pacientes/clientes, acompanhantes e prestadores de cuidado.
Coaching e Gestão estratégica de carreira profissional   20 Definição de Coaching, Coach e Coachee; O Papel e áreas de atuação do Coach; Vantagens em Conhecer o Coaching; Resultados Esperados no Coaching; Estratégias de Atendimento em Coaching; Fundamentos e Pilares do Coaching; Benefícios Múltiplos do Coaching; Avaliação do Coach. Tipos e áreas de atuação; Nichos de coaching; Coaching pessoal ou para a vida; Coaching para as Necessidades Profissionais; Coaching para Performance; O líder-coaching; As teorias e estudos sobre o coaching organizacional.
Gestão do Conhecimento, Inovação e Inteligência Competitiva. 20 Criação e dialética do conhecimento. Teoria da criação do conhecimento organizacional. Conhecimento tácito e explícito. Dado x Informação x Conhecimento. Etapas do processo de gestão do conhecimento. Informação e conhecimento no contexto organizacional em saúde. Gestão da informação e do conhecimento; inteligência competitiva; processo de inteligência competitiva (gestão, estratégias organizacionais, planejamento das necessidades de informação, coleta e análise de informações); integração entre gestão do conhecimento e inteligência competitiva. Contribuição da Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva para a Acreditação.
Compliance e governança corporativa.   20 Conceito e origem. A legislação brasileira na área. A competividade de mercado e a boa governança. Norma ISO 19600. Principais ferramentas da Governança Corporativa e o papel do Conselho de Administração na Governança. Boas práticas de Governança e a Geração de Valor. Ética Empresarial, sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável; Responsabilidade Social e Reparação Social. Política de Compliance Programa de Integridade. Stakeholders. Funções do Compliance Officer e o comprometimento da Alta Direção.  Normas Anticorrupção (Lei 12.846/13) e do Compliance Público (Lei 13.303/16). Responsabilidade criminal. Acordo de leniência. Compliance Fiscal para a prevenção de fraudes. Conceitos gerais de Auditoria (Interna, Externa e Independente). Fraude e corrupção nas empresas, avaliação dos controles internos e métodos a serem aplicados nas empresas e de sua governança corporativa. Sistemas de Informação Corporativo; Sistemas de gestão de processo e controle interno; Governança de TI; TICs, Compliance & Auditoria; Business Intelligence. Apresentação de Case/ Estudo de caso Real.
Projeto Acadêmico de Intervenção   20 Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. Projeto de pesquisa. Relatório de Intervenção. Estilo de redação. Apresentação gráfica. Normas ABNT.
Trabalho de Conclusão de Curso - O trabalho de conclusão consiste na elaboração de relatório de intervenção prática em, pelo menos, uma instituição da área de saúde ou um artigo científico focando o tema na área do curso.
  Total 380  
 
Coordenação
Nome: Mário Eugênio Paula de Lima  (Mestre UFS) E-mail: mario_eugenio@unit.br Telefone: (79) 998053747   Possui Graduação em Comunicação Social pela Universidade Tiradentes (1997), Especialização em Gerenciamento de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (2000) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2003). É empresário, professor universitário nos cursos de Administração, Publicidade e Propaganda, Gestão de Recursos Humanos e Jornalismo. Já coordenou Cursos de Pós-Graduação em MBA Gestão da Inteligência Competitiva e Inovação e Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Lideranças. atualmente coordena Pós-graduação presencial em MBA Sistemas de Saúde e Acreditação, MBA Finanças, Controladoria e Auditoria. Na Pós-graduação EAD coordena MBA Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva, MBA Finanças, Controladoria e Auditoria e MBA Gestão de Pessoas, todos da Universidade Tiradentes. Possui experiência acadêmica nas áreas de Administração, Comunicação, Marketing e Eventos. Na área profissional atua como consultor nas áreas de educação, marketing, eventos, projetos culturais e esportivos (2003). Sócio proprietário da ECCOS Eventos e Serviços LTDA (Desde 2003). Coordenador geral da Mostra Cinema e Direitos Humanos em Sergipe desde 2012. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5049667300766995  
Corpo Docente
Nome Titulação IES
Mário Eugênio Paula de Lima Lattes: http://lattes.cnpq.br/5049667300766995   Mestre UFS
José Leite Prado Filho Lattes: http://lattes.cnpq.br/3145387726506805 Especialista FGV
Edenir de Oliveira Fernandes Lattes: http://lattes.cnpq.br/2267077329119642 Especialista FSLF
Luiza Nauane Borges Azevedo dos Santos Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7389072512156134 Mestre EBMSP
Antonio Martins de Oliveira Rocha Lattes: http://lattes.cnpq.br/3660496723282491 Especialista FANESE
Flávia de Oliveira Barbosa Lattes: http://lattes.cnpq.br/0663070373887228 Especialista FEAN
André Alves Catapreta Lattes: http://lattes.cnpq.br/7947985041666686 Mestre UGM
Madeleine Ramos dos Santos Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2059799922541622 Especialista UFS
Francisco Castro Carlos Silva Lattes: http://lattes.cnpq.br/2047717752154572 Mestre UV
Luis Carlos Cambauva Beltrami Lattes: http://lattes.cnpq.br/1252280474610556 Mestre UFBA
Marcio Pereira Ramos Lattes: http://lattes.cnpq.br/4923850218502465 Especialista FSC
Cleberson Franclin Tavares Costa Lattes: http://lattes.cnpq.br/3473526882013035   Mestre UNIT
Alex Santos Almeida Lattes: http://lattes.cnpq.br/8010622554874192 Especialista UNIT
Adgenison Santana do Nascimento Lattes: http://lattes.cnpq.br/3666521712008517 Especialista UNIT

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0800 729 2100 (ligação de telefone fixo)
79 3218-2141 / 98115-0490