Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.1

Marketing Estratégico e Comunicação Digital

Diferenciais do Curso

Através de um ambiente colaborativo, o curso promoverá a reflexão e a prática por meio de estudos de caso, situações reais e Projeto de Intervenção Social com um Plano de Marketing, voltado à área digital, proporcionando ganhos reais às partes envolvidas e à sociedade. Tais atividades favorecem o networking, fortalecendo vínculos e agregando novas experiências voltadas ao crescimento profissional, gerando assim, melhores perspectivas para o mercado de trabalho.  Enfoque atual dos conteúdos, englobando teoria e prática e voltado para as necessidades do mercado.

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Características

  • Carga Horária 360h
  • Periodicidade Um encontro mensal
  • Horário Quinta-feira e Sexta-feira: 18h30h às 22h00h Sábado: 08h às 12h e das 13h às 17h
  • Local Universidade Tiradentes – Campus Aracaju Farolândia
  • Investimento Matricula R$ 69,90 + 20 parcelas de R$ 390,00, totalizando R$ 7.869,90
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, Matricula R$ 69,90+ 20 parcelas de R$ 312,00, totalizando R$ 6.309,90

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Informações do Curso

  • Propiciar o conhecimento necessário em práticas direcionadas para o planejamento, desenvolvimento e controle das atividades ligadas ao Marketing no ambiente digital;
  • Capacitar os discentes com ferramentas técnicas e estabelecer parâmetros necessários para tratar de assuntos peculiares aos temas centrais do Marketing Estratégico;
Direcionar uma atenção especial as técnicas de Marketing Online e promoções realizadas por mercados competitivos e de alta performance no ambiente virtual.
Profissionais que atuem no meio digital ou pretendam desenvolver suas habilidades voltadas ao Marketing.
O curso será desenvolvido através de diversas técnicas de ensino/aprendizagem, de modo a permitir a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento. O professor fornecer material de acompanhamento das aulas. Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como: Estudos de casos, jogos e simulações, conferências, aulas expositivas, seminários, estudos dirigidos, trabalhos em grupos, aulas práticas em laboratório, debates e intercâmbios de experiências.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Design Thinking, Criatividade e Inovação        20 Conceitos e fundamentos do Design Thinking.  Pesquisa e análise de informações. Geração de alternativas. Abordagem para solução de problemas. Economia Criativa. Abordagens teóricas sobre criatividade. Ferramentas de geração de ideias e desenvolvimento da criatividade. Fundamentos e processo da inovação em organizações. Anatomia do processo criativo, individual e no ambiente das organizações. Princípios de Inovação; Etapas do Processo de Inovação; e Inovações Sustentáveis.
E-commerce, Redes Sociais e Mídias Digitais     20       Teorias e Conceitos do Marketing digital. Alinhamento Estratégico de marketing digital.  O papel e a gestão da marca no ambiente digital. Uso de Mídia Social. Ferramentas de apoio. Introdução ao Comércio Eletrônico. Negócios e Comércio por meio da Internet. O uso do Marketing na Internet. Operações no Ambiente Web. Casos de Sucesso em Marketing On-line.
Ética e Responsabilidade Socioambiental 10 Ética Profissional. A responsabilidade socioambiental e a função empresarial. A evolução do conceito e das práticas de responsabilidade socioambiental. Elaboração e avaliação de projetos de responsabilidade socioambiental empresarial. Alinhamento do Modelo de gestão e práticas de responsabilidade socioambiental. Melhores práticas de responsabilidade socioambiental.
Negociação e Gestão de Conflitos 20 Desafios das Técnicas de Negociação aplicadas ao marketing estratégico: mudanças e cenário atual; O Processo de Negociação (do planejamento clássico ao planejamento para negociação), Instrumentos e Requisitos; Conflito: conceitos, tipos de mediação; Perfis de negociadores; Tomada de decisão e acordos ganha-ganha; Competências e habilidades para o exercício de negociador e mediador.
Planejamento Estratégico   20 Planejamento estratégico: histórico, importância, principais conceitos. Principais escolas. Gestão Estratégica – Planejamento estratégico, cenários prospectivos e Inteligência Competitiva. Metodologias e etapas do planejamento estratégico. Formulação de um plano estratégico. Análise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter, BSC Balance Scorecard. Planejamento; Planejamento operacional; Planejamento tático; Planejamento estratégico; Estratégias; Estratégias de cooperação; Formulação de estratégias competitivas; Metas; Objetivos; Missão; Visão; Cenários estratégicos;
Comunicação Empresarial e Endomarketing 20 Elementos e situações de comunicações em geral e, especificamente na função de gerência. Interpretação da comunicação de massa. Análise, processos e técnicas da comunicação empresarial. O marketing como ferramenta estratégica. Conceitos e técnicas de endomarketing e suas aplicações.
Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor na Cibercultura       20         O processo de pesquisa. Tipos de pesquisa. Instrumentos de coleta. O comportamento do consumidor e o mercado. Grupos sociais e formação de status. O aprendizado no comportamento do consumidor. Processos perceptivos e motivacionais. A cibercultura. O processo decisório no ambiente digital. Métricas e ferramentas para mídias digitais.      
Elaboração e Gerenciamento de Projetos   20 Processo e Projetos Organizacionais; Fases do Projeto; Controle de Atividades; Normas para Gestão de Projetos; Ferramentas para Gerenciamento de Projetos; Plano de Projeto. Processos e eficácia da Gestão de Projetos; Importância do gerenciamento de projetos no contexto atual. Definição de portfólios, programa e PMO e sua aplicabilidade na organização. Project Model Canvas. Fatores críticos de um projeto. Gestão de equipes de projeto. Papel e perfil do gerente de projetos. Competências e recursos financeiros.
Diagnóstico e Consultoria 20 A importância da consultoria empresarial para as organizações. A visão sistêmica da empresa. Os ramos de atividades específicos. O contexto da consultoria. O profissional como consultor. As fases do projeto de consultoria. O planejamento estratégico da empresa cliente.
Criação de Conteúdo Digital e Inbound Marketing   20 O processo de Criação de Conteúdo. Gestão de Conteúdo. Estratégias e formatos do Marketing de Conteúdo. Plataformas de Conteúdo. Finalidades do Inbound marketing. Análise de métricas e automação de marketing.  
Análise de Investimentos 20 Valor presente líquido. Método do Custo-Benefício. Método da Anuidade Uniforme Equivalente. Taxa interna de retorno. Taxa Interna de Retorno Incremental. Payback Simples e Descontado. Análise de viabilidade econômica. Análise de sensibilidade. Árvore de decisão.  Indicadores Econômicos - Financeiros. Previsões Financeiras.
Marketing de Serviços 20 Estudo da administração estratégica de serviços: conceitos gerais e aplicabilidade. Importância da administração se serviços na economia. Operações de serviços. Avaliação da qualidade do serviço pelo cliente. Estratégias de operações de serviços. Projeto do sistema de serviço. Planejamento do sistema de serviços. Organização do sistema de serviço. Controle do sistema de serviço. Qualidade e melhorias em sistemas de serviços.
Marketing de Relacionamento e Indicadores de Desempenho 20   Evolução dos conceitos do marketing relacionamento. Relacionamento com mercado consumidor. Relacionamento com mercado organizacional. Tecnologias para relacionamento. Dimensões para avaliação de relacionamento.
Informação e Inteligência Competitiva       20       Informação, inteligência competitiva e gestão organizacional. Processo decisório e características da informação. Informação, cognição e tomada de decisão; o ambiente competitivo; incerteza, risco e tomada de decisão; modelos de tomada de decisão; modelos de implementação de inteligência competitiva; conversão de informações aleatórias em conhecimento estratégico; cognição situada; cognição compartilhada.
Marketing Promocional: Promoção de Vendas, Merchandising, Branding e Cross Media.   20     Marketing Promocional como ferramenta para o Marketing Digital. Promoção de vendas, material promocional e plano de ação. Branding e o papel das marcas para um novo tempo. Conceitos e Técnicas de Cross Media.  
Gestão do Tempo e Ferramentas da Produtividade             10           Gestão do Tempo. Análise das tarefas operacionais do cotidiano. Matriz de priorização das ações e tarefas. Estratégias de gestão do tempo para melhoria do desempenho na área de Marketing. Produtividade: conceito e aplicações. Ferramentas práticas para melhorar o uso do tempo em atividades pessoais e profissionais para melhorar a produtividade. Planejamento do tempo, indicadores de performance e de produtividade.      
Gestão Logística e Cross Docking     20     A importância dos canais de distribuição no processo de vendas. Planejamento em logística. Logística integrada da distribuição física. Estudo da estrutura logística em um projeto comercial. Prestadores de serviços logísticos. Multimodalidade dos transportes e sua otimização na viabilização de negócios. Tecnologia da Informação Aplicada à Logística. O CRM como ferramenta da gestão de vendas. Cadeia de Valor. Tomada de Decisão. Princípio de Pareto.
Plano de Marketing e Projeto de Intervenção Institucional 40 Elaboração do Plano de Marketing. Análises, objetivos e metas de marketing. Diagnóstico, identificação de oportunidades e ameaças, seleção de mercados-alvo e posicionamento. Aplicação do Plano de Marketing a projetos sociais.
Total 360  
Corpo Docente  
  Lissandra Figueira Theophilo Silva E-mail: lissandra.unit@gmail.com Telefones: (79) 9.9136-7368/ (71) 9.9969-1322   Mestre em Administração pela Universidade Salvador - UNIFACS (2014), com especialização em Marketing (1996) e graduação em Administração de Empresas (1994) pela mesma universidade. Cursou doutorado em Ciencias Empresariales pela Universidad del Museo Social Argentino, em Buenos Aires (1999 a 2002). Atuou com Professora da Universidade Salvador (UNIFACS) de 1997 a 2014 e na UNIJORGE de 2001 a 2006. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria das organizações, organizações virtuais, sistema de informação de marketing, pesquisa de marketing, pesquisa de opinião pública e E-marketing. Atuou em coordenação do curso de Administração, coordenação do Núcleo de Práticas Profissionais, coordenação do Clube de Empreendedorismo e Supervisão de Estágio da área de negócios. Consultora organizacional, coordenadora e docente de pós-graduação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5157000776394381
 
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