Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

MBA em Tecnologia de Projetos e Gestão da Qualidade na Construção Civil

Diferenciais do Curso

Curso focado em aplicações modernas de mercado e amplamente utilizadas, principalmente nos grandes centros. É o único curso do estado com foco na qualidade da construção civil. Formação continuada em ambiente colaborativo.

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 380 horas
  • Periodicidade Um encontro mensal.
  • Horário Quintas e sextas-feiras: 18h30 às 22h Sábados: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Campus Farolândia
  • Investimento Matrícula + 24 parcelas de R$ 390,00
  • Benefício 20% de desconto para egressos UNIT, Matrícula + 24 parcelas de R$ 312,00

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

O curso de MBA em Tecnologia de Projetos e Gestão da Qualidade da Construção Civil destina-se a preparar e capacitar profissionais na otimização de obras da construção civil, a partir de aspectos técnicos e tecnológicos, promovendo uma formação com novas habilidades e competências exigidas pelo mercado, contando para isso com um corpo docente formado por acadêmicos, pesquisadores e executivos de larga experiência e comprovada capacitação em programas voltados para o público profissional.
Profissionais de nível superior que atuam na elaboração de projetos e gestão de obras civis e que possuem o interesse em ampliar seu conhecimento. O MBA em Tecnologia de Projetos e Gestão da Qualidade da Construção Civil constitui em uma oportunidade de extensão universitária e continuidade no aprimoramento intelectual.
O curso será desenvolvido através de diversas técnicas de ensino/aprendizagem, de modo a permitir a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento. Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em laboratório; debates e intercâmbios de experiências.
Gestão de Projetos em Engenharia 20 Fases e componentes de um projeto. O ciclo de vida do projeto. Processos de gerência de um projeto. Gerência da integração do projeto. Gerência do escopo do projeto. Estrutura Analítica de projeto (EAP). Gerência do tempo do projeto: redes de precedência, cronogramas, histograma de recursos, nivelamento de recursos, ferramentas computacionais de apoio ao planejamento de projetos. Gerência do custo do projeto. Gerência da qualidade do projeto. Gerência dos recursos humanos do projeto. Gerência das comunicações do projeto. Gerência dos riscos do projeto. Gerência das aquisições do projeto. Gestão do processo de projeto de empreendimento de construção civil.
Gestão e Certificação Ambiental na Construção Civil 20 Construção Sustentável: sustentabilidade na construção, aspectos e impactos na construção, conceitos básicos de sistema de gestão e certificação ambiental. Legislação ambiental: federal, estadual e municipal, requisitos ambientais na construção de edifícios (Resolução CONAMA 307), estudos de impacto da vizinhança. Legislação ambiental: federal, estadual e municipal, requisitos ambientais na construção de edifícios (Resolução CONAMA 307), estudos de impacto da vizinhança. rodução enxuta: conceitos, princípios e abordagens, Teoria TFV, fluxos físico e de informação, planejamento de obra. Indicadores de gestão sustentável: indicadores de gestão da produção e gestão ambiental.
Gestão da Qualidade e Gerenciamento de Rotina na Construção Civil 20 Conceituação do processo de gestão. Evolução do conceito qualidade. O processo de melhoria contínua. Ferramentas de gestão da qualidade. Ferramentas estatísticas para a gestão da qualidade. Projeto sistêmico. Modelos. Conceituação geral de controle da qualidade – conceito da norma NB1/2000. Modelagem de Negócio: Ciclo de Vida do empreendimento; Concepção e estudo de viabilidade; aspectos comerciais: modelos de proposta e de contrato; planejamento: recursos e restrições. A dimensão gerencial: controle do processo / documentação: hipótese de cálculo e modelos / verificação de croquis de engenharia; administração de interferências; manutenção de compatibilidade. A dimensão gerencial: controle de produtos / verificação de memória de cálculo / verificação de desenho; rastreabilidade. Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC.
Eficiência Energética e Qualidade do Ambiente Interno 20 Conceito de eficiência energética; Eficiência energética em edificações; Introdução à arquitetura bioclimática; Políticas Públicas Nacionais; o PBE/PROCEL Edifica; Aplicação do Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C) – método prescritivo; aplicação dos Requisitos de Avaliação da Conformidade para a Eficiência Energética de Edificações (RAC).
Interpretação e Implantação de Requisitos da Norma PBQP-H 20 Conceitos e princípios; Requisitos PBQP-H; Processos; Ferramentas Gerenciais aplicáveis ao novo modelo normativo; Indicadores de Desempenho; Melhoria Contínua. Metodologia da Auditoria de PBQP-H: • Preparação; Execução; Relatório; Perfil e Qualificação do Auditor; Comunicação durante a Auditoria; Comportamento do Auditor. Conceitos e Fundamentos da Qualidade. PBQP-H. ISO (International Organization for Standardization) – Organização e Propósito.
Qualidade nas Estruturas de Concreto 20 Conceitos de vida útil e durabilidade. Avaliação de estruturas acabadas. Manutenção, custos e projeto. Laudo técnico. Controle de qualidade de concreto. Concretos especiais.
Qualidade nas Estruturas Metálicas 20 Conceitos de vida útil e durabilidade. Avaliação de estruturas acabadas. Manutenção, custos e projeto. Laudo técnico. Controle de qualidade de estruturas metálicas. Comportamento estrutural. Dimensionamento de estruturas metálicas.
Projeto Estrutural em Concreto Armado com uso do Eberick 20 Utilização de recursos computacionais para projeto estrutural. Utilização do software Eberick.
Logística Aplicada à Construção Civil 20 Conceitos e ferramentas sobre gestão de logística de suprimentos – fluxos físicos e de informações (materiais, mão-de-obra direta e subcontratada); sistemas de informação para suprimentos; formas de contratação de suprimentos; qualidade em suprimentos; cadeia de suprimentos. Tecnologias de identificação por radiofrequência (RFID), sistema de gerenciamento do armazém (WMS), ERPs, EDI, MRPI e MRPII.
Patologia e Reparo de Estruturas de Concreto 20 Conceitos: patologia, terapia, diagnóstico, incidência de manifestações patológicas. Metodologia para resolução de problemas patológicos. Procedimentos de inspeção e ensaio. Reações de deterioração química e físico-química. A corrosão das armaduras e fissuração das construções. Metodologias de reforço de estruturas de concreto.
Tecnologia de Materiais de Construção 20 Materiais para construção: Concreto estrutural e armado; Aços para concreto e estruturas metálicas; Madeira. Propriedades, estrutura, fabricação, durabilidade, controle de qualidade e controle de execução. Utilização de novos materiais em construção. Revestimentos e acabamentos.
Instalações Elétricas com Uso do Lumine 20 Projetos: uso do software Lumine para instalações elétricas prediais. Inserção de pontos elétricos, dispositivos de comando e proteção, quadros e condutos. Demanda de energia elétrica. Circuito elétrico. Aterramento. Proteção contra descarga atmosférica. Padrões de instalação elétrica.
Instalações Elétricas com Uso do Hydros 20 Projetos: Uso do software Hydros para instalações hidráulicas e sanitárias. Conceitos e Dimensionamentos da rede hidráulica baseado nas normas NBR 5626/98 e NBR 7198/93; Tecnologia e Instalações Especiais. Dimensionamento de rede sanitária a partir da NBR 8160/99 e NBR 7229/93.
Tecnologias de Alvenaria e Vedação 20 Histórico, conceitos de racionalização e de alvenaria de vedação e estrutural. Tipos e funções dos elementos de vedação. Alvenaria de vedação e estrutural: parede de concreto (pré-moldado e moldado no local), parede de PVC, vedações de madeira, vedações com gesso acartonado, painéis cimentícios. Materiais empregados, comportamento da alvenaria na compressão axial, capacidade resistente. Normas técnicas.
Tecnologia da Produção de Concreto de Alto Desempenho 20 Conceitos básicos relativos ao Concreto de Alto Desempenho; histórico do CAD; conjunto de estudos de casos; princípios em que se baseia a tecnologia do CAD; seleção de materiais; ensaios e produção do CAD; e preparação para a concretagem.
Conceitos sobre alta resistência e alto desempenho: conceituação de desempenho, resistência, durabilidade e vida útil das estruturas. Propriedades ligadas à durabilidade. Implicações do CAD sobre o cálculo das estruturas: considerações especiais sobre o projeto estrutural, aplicações reais.
Planejamento Financeiro e Orçamentário na Construção Civil 20 Conceitos e técnicas para planejamento de empreendimentos na Construção Civil, abrangendo: Enfoque sistêmico de gerenciamento; Os empreendimentos e seu ciclo de vida; Escopo e estruturação da base física do empreendimento, PBS, WBS, EAP; Técnicas de rede de precedência, CPM, GANTT, Linhas de Balanço, Discussão de casos; Estruturação / Escolha de sistemas para planejamento de empreendimentos; Nivelamento de recursos, adequação dos recursos disponíveis, redução de custos marginais e custos financeiros, melhoria da produtividade; Orçamento base x orçamento projetado, orçamento por módulos físicos de obra. Elaboração do planejamento utilizando “softwares”.
Gestão de Marketing 20 Conceito de marketing. Mercados e estruturas de mercado. Mercado consumidor, produtor, revendedor e governamental. Classificação de bens. O composto mercadológico - do planejamento do produto aos serviços pós-venda. Segmentação do mercado. Mensuração e previsão de mercado. Previsão de vendas. Estratégia de marketing. Planejamento e orçamento mercadológico. Estratégia de produto. Ciclo de vida do produto. Decisões sobre preços, distribuição, comunicação e propaganda. A administração de vendas. Planejamento e organização de vendas.
Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes 20 Novas exigências do mercado de trabalho. Visão sistêmica da Gestão dos Talentos Humanos. Dimensões funcionais de RH. Aspectos comportamentais no trabalho. Planejamento da Gestão de Pessoas: previsão de demanda e suprimentos de mão-de-obra; análise de cargos, recrutamento, seleção e socialização organizacional; treinamento e desenvolvimento de novas competências; gestão e avaliação do desempenho; política e estratégia de gestão salarial; gestão de benefícios sociais; políticas e práticas de gestão de Recursos Humanos
Engenharia de Custos na Construção Civil 20 Conceitos de orçamento: origem dos dados para composição unitária de custos, sistemas de informações da obra e registro de indicadores de uso dos recursos físicos da empresa; orçamento segundo a ABNT, orçamento executivo ou operacional, orçamento como simulação da execução da obra; Sistemas de acompanhamento e controle do realizado: físico e financeiro; Sistemas de controle de custos.
Trabalho de Conclusão de Curso -- O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade obrigatória, de natureza prática, para síntese e integração de conhecimentos podendo ser realizada a partir de estudo de caso, projeto de engenharia ou revisão de literatura sobre tema pertinente. Poderá também ser realizado sob forma de um projeto empresarial aplicado à Engenharia com apresentação de plano de negócios. O trabalho será acompanhado em sua concepção e elaboração por um docente orientador.
Total 380  
Coordenação
Paulo Eduardo Silva Martins   
E-mail: paulo_eduardo@unit.br
Doutor em Ciência do Solo (UNESP), Mestre em Ciência do Solo (UNESP, 2011), Especialista em Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria (UFLA, 2010), Graduado em Engenharia Ambiental (UNIT, 2008), é Professor Titular da Universidade Tiradentes e Coordenador do Curso de Engenharia Civil da mesma. É também Sócio-proprietário da Expert Soluções Especializadas em Engenharia. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0489479678154217
 
Universidade Tiradentes
0800 729 2100