Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019.1

Neuroeducação

Diferenciais do Curso

O curso conta com um Projeto de Estagio Supervisionado que envolve a Clinica de Psicologia da própria instituição e um programa de atendimento permanente ao público da região em que esta localizada. Esse atendimento é feito em consonância com o, já existente, atendimento psicológico coordenado pelo curso de Psicologia. Além disso, estarão disponibilizadas aos professores, as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das metodologias especificas de todas as disciplinas, como recursos de multimídia, material didático produzido; pessoal técnico de apoio nas sessões presenciais e plataforma de EAD para atividades a serem desenvolvidas a distancia.

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Características

  • Carga Horária 370h
  • Periodicidade Preferencialmente quinzenal
  • Horário Sábado: 8h às 12h e 13h às 18h
  • Local Universidade Tiradentes – Campus Aracaju Farolândia
  • Investimento Matrícula de R$ 69,90 + 24 parcelas de R$ 245,00, totalizando R$ 5.949,90
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit: matrícula R$ 69, 90 + 24 parcelas de R$ 196,00, totalizando R$ 4.773,90

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Informações do Curso

Preparar profissionais das áreas de saúde e educação, oferecendo os subsídios teóricos necessários para compreender e atuar na perspectiva multidisciplinar junto à identificação, habilitação e reabilitação de distúrbios neuropsicológicos relacionados com a aprendizagem.
Profissionais das áreas de saúde e educação que tenham como foco de atuação o desenvolvimento integral do ser humano. Especialmente Psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, médicos, fonoaudiólogos e profissionais da educação especial.
A metodologia de ensino fica a critério de cada professor, os quais poderão adotar diversas estratégias pedagógicas, definidas nas respectivas programações didáticas (Planos de Ensino), privilegiando-se estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em laboratório; debates e intercâmbios de experiências e leitura de textos previamente disponibilizados.
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA EMENTA
Metodologia de Pesquisa 10 Abordagem conceitual da pós-graduação; a linguagem da ciência; técnicas de pesquisa; principais trabalhos: fichamento; resumos; citações; monografias; normas técnicas para confecção dos trabalhos, segundo a ABNT; Características de um projeto, de uma monografia; confecção de um esboço de projeto.
Fundamentos das Neurociências 20 Aspectos gerais das Neurociências. Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia. Conhecimento do desenvolvimento cerebral na avaliação e diagnóstico do funcionamento comportamental e emocional. Avaliação do funcionamento neurocognitivo e neurocomportamental, a avaliação do desempenho acadêmico e ajustamento psicossocial da criança/adolescente
Aspectos Neurofuncionais do comportamento humano 20 Aspectos neurofuncionais do comportamento humano. Fundamentos da neurociência cognitiva. Genética do comportamento e mediação neural dos processos mentais, estudadas sob a perspectiva do homem como ser biopsicossocial. Introdução ao estudo mais aprofundado de problemas da neurobiologia, neurologia, psicologia, psicanálise, fisiopsicologia e Neuroeducação.  
Didática e Metodologia do Ensino Superior 20 A natureza do processo pedagógico; elementos da relação pedagógica: aluno - conhecimento - professor; concepção de conhecimentos e teorias pedagógicas. Identificação das necessidades de treinamento; conceito de treinamento; levantamento das necessidades de treinamento; definição de objetivos. Conceito de comunicação - verbal e não verbal; comunicação entre formador e equipe; fluxo da comunicação; ruídos da comunicação - como vencer; cuidados na comunicação; feedback.  
Funções neuropsicológicas e distúrbios de aprendizagem – Atenção intervenção 20 Apresentação das funções mentais superiores. Conceituação das principais funções neuropsicológicas e os distúrbios correspondentes a elas.  
Educação Inclusiva de Portadores de Transtornos/Distúrbiosneuropsicológicos 20 História do atendimento clínico e educacional às pessoas com deficiências. Paradigma da inclusão e Paradigma da integração. Discussão sobre as diferenças. Os preconceitos em relação às diferenças. Incidências da inclusão sobre o psiquismo dos educadores. Situações de hospitalização e aprendizagem. Apoio psicopedagógico à inclusão escolar.  
Processos de Construção da leitura e da escrita   20 As teorias psicogenéticas da aprendizagem: contribuições de Piaget e Vygotsky. Concepções de aprendizagem da aquisição da leitura e da escrita e incidências na prática pedagógica. Análise das significações inconscientes do ler e do escrever. Atuação do psicopedagogo clínico e do psicopedagogo institucional frente às vicissitudes na aprendizagem da leitura e da escrita
Funções neuropsicológicas e seus distúrbios – Percepção e funções visuoespaciais. Intervenção. Casos Clínicos 20 Conceituação das principais funções neuropsicológicas. Conceituação das principais funções neuropsicológicas e os distúrbios correspondentes a elas.  
Psicomotricidad: corpo e movimento na psicopedagogia 20 História da Psicomotricidade. Noção de corpo sob a perspectiva psicanalítica: investido, discursivo e simbólico. Os transtornos psicomotores entendidos como dificuldades singulares de um sujeito em simbolizar seu corpo e de lidar com as marcas nele inscritas. Atuação psicopedagogia frente aos transtornos psicomotores
Dislexia, TDAH e outras necessidades especiais.   20 Apresentação das definições, formas de identificação e tratamento. Histórico do processo de desenvolvimento do infantil ao adulto.  
Neurociência Cognitiva Infantil - Intervenção 20 Conhecimento do desenvolvimento cerebral na avaliação e diagnóstico do funcionamento comportamental e emocional. Avaliação do funcionamento neurocognitivo e neurocomportamental,a avaliação do desempenho acadêmico e ajustamento psicossocial da criança/adolescente.
Neuroeducação e transtornos psiquiátricos - aspectos clínicos 30 Apresentação dos transtornos psiquiátricos e os aspectos clínicos. Formas de tratamento. Infantil e adulto.
Jogos de Estimulação e Reabilitação Neuropsicológica 20 O uso de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos e psicopedagógicos. Aspectos do lúdico nas teorias do desenvolvimento humano. Aplicação de jogos e brincadeiras no processo educativo. Importância da Arte-Terapia para o Psicopedagogo. Desenvolvimento Gráfico e Visual da Arte-Terapia. Técnicas da Arte-Terapia.
Neuropsicofarmacologia e processos cognitivos 20 Conceitos gerais, ação de agentes depressores e excitantes do Sistema Nervoso. Fármacos com ação em Sistema Nervoso Central: ansiolíticos e hipnóticos, antipsicóticos, estabilizadores do humor, anticonvulsivantes e influência sobre o aprendizado.
Estágio Supervisionado em Neuroeducação 60 A clínica do aprender. Noção de escuta em psicanálise. Realização de anamnese na clínica psicopedagógica. Recursos para diagnóstico e intervenção na clínica. Código de Ética da Psicopedagogia. Relação do psicopedagogo com a escola. Devolutiva aos pais e à escola.
Metodologia do Trabalho Científico 30 Normas técnicas para formatação de trabalho científico, segundo a ABNT; Técnicas de Pesquisa. Técnicas de citações. Formatação de uma Proposta pesquisa e intervenção baseado nos registros de atividades nas residências. Relatório Técnico e Formatação de Artigo Científico. Publicação científica.
Total 370  
Coordenação
Francisco do Lago Rodrigues
E-mail: joao_lago@unit.br
  Telefone: (79) 9999787147 / (79) 999978714
  Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe; Mestre em Sociologia Pela Universidade Federal de Sergipe; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Valladolid - Espanha; Doutorado em Educação pela Universidade de Burgos/Espanha; É Professor adjunto da Universidade Tiradentes; É Editor Chefe da Revista Ideias & Inovação; coordena cursos de Especialização (lato sensu) na área de Educação. Também atua como Técnico da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe; Tem experiência na áreas de Educação, Sociologia e Administração e desenvolvimento de programas de especialização e formação profissional; Estabelecimento de convênios internacionais com instituições espanholas. Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756541E7


Corpo Docente
Nome
Titulação
IES
João Francisco do Lago Rodrigues
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756541E7

Mestre
UFS
Marcio José Fidelis Neri
Lattes - http://lattes.cnpq.br/2748089348057225
 
Mestre
UFS
Angelica de Fatima Piovesan
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8549832187304301
 
Mestre
UNIT
Salomão dos Santos Santana
Lattes  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230197J6
 
 
Mestre
UFS
  Claudia Lais Costa da Silva
Lattes  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221847J7
 
 
Mestre
UNIT
  Danilo Lemos Batista
Lattes:   http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4220010A9
 
 
Mestre
UNIT
  Cássia Virginia Moreira de Alcântara
Lattes:  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777276T8
 
 
Doutor
UFS
Denise Emília Almeida Santos
Lattes  http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4385503H9
 
 
Especialista
UFS
Universidade Tiradentes
0800 729 2100 (ligação de telefone fixo)
79 3218-2141 / 98115-0490