Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Nutrição Clínica e Fitoterapia

Diferenciais do Curso

A grande inovação é a capacitação, do nutricionista, na área de fitoterápicos que atualmente é um conceito com grande expansão e que será um diferencial para o nutricionista clínico, ao final desse curso. Somado a isso, permitirá uma atualização aprofundada sobre os conhecimentos na ciência da nutrição, com ênfase no diagnóstico nutricional, bem como, aspectos preventivos e intervencionais da conduta nutricional, com base nos avanços técnicos-científicos recentes e inerentes à atuação do nutricionista nos diversos segmentos da área de nutrição clínica.

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 363 horas
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais
  • Horário Sexta: 19h às 22h Sábado: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Campus Farolândia
  • Investimento Matrícula + 20 parcelas de R$ 350,00
  • Benefício 20% de desconto para egressos Unit, Matrícula + 20 parcelas de R$ 280,00

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Geral: Proporcionar ao nutricionista oportunidade de aprofundar conhecimentos científicos, habilidades técnico-profissionais e experiência na aplicação da metodologia científica na área de Nutrição Clínica e fitoterapia.
Específicos:
  • Compreender a fisiologia e fisiopatologia das enfermidades;
  • Aprimorar os conhecimentos relacionados à terapia nutricional nos diversos quadros patológicos, com ênfase na promoção da saúde, diagnóstico e intervenção em diferentes condições clínicas, na prática hospitalar, ambulatorial e em consultórios particulares;
Contribuir na formação dos profissionais em nível de especialização, para atuação em equipes e serviços de saúde, com ênfase na área clínica e fitoterápica.
Nutricionistas.
O curso desenvolver-se-á de forma a vivenciar diversas técnicas de ensino/aprendizagem, de modo a permitir a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento; tais como: aulas expositivas, aula prática no laboratório de informática, discussão dialogada de textos científicos, pesquisa de campo, distribuição e discussão de textos temáticos, apresentação de seminários e a formulação de projetos de pesquisa. Sempre que possível os professores incentivarão a produção de artigos científicos e a publicação dos mesmos em revistas, periódicos ou apresentação em congressos da área de saúde.
 
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Alimentos Funcionais 22 Conceitos e definições de alimentos funcionais, princípios ativos dos principais alimentos funcionais e suas interações metabólicas nos processos patológicos das doenças. Estresse oxidativo. Uso dos alimentos funcionais na prática do nutricionista. Utilização dos alimentos funcionais na prevenção de doenças e promoção da saúde.
Princípios de Diagnóstico, Tratamento, Interpretação de Exames Laboratoriais e Fatores Inflamatórios 22   Definir os principais exames laboratoriais utilizados para o diagnóstico nutricional de doenças nutricionais associando-os ao uso de fitoterapia. Efeitos de alguns medicamentos e/ou fitoterápicos. Efeitos dos fitoterápicos no processo inflamatório.
Bioestatística 11 Estudo dos conceitos básicos de estatística. Apresentação gráfica. Estatística descritiva. Medidas de tendência central e de dispersão. Amostragem. Distribuição Normal. Métodos estatísticos aplicados à nutrição.
Fitoterapia e Alegações para a Saúde 11 Os fitoterápicos na acidose metabólica, na inflamação e nas doenças crônicas não transmissíveis. Os efeitos preventivos e terapêuticos dos fitoterápicos no emagrecimento saudável e no antienvelhecimento. Uso racional de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos.
Farmacologia e Fitoterapia Aplicada à Nutrição 11 Conhecer os tipos de estudo em farmacologia, no que tange principalmente a farmacotécnica, farmacocinética e farmacodinâmica. Mecanismos absortivos das principais classes de drogas empregadas na terapêutica geral, como antiinflamatórios, antibióticos, antiácidos, laxantes, diuréticos, anti-hipertensivos, drogas anticonvulsivantes, entre outras. Fármacos que afetam o metabolismo endócrino e interferem na prescrição da dieta.
Prescrição de Fitoterápicos 22 Princípios da fitoterapia. Legislação que regulamenta a pratica de prescrição de fitoterapicos pelo nutricionista.  
Interação droga/nutriente, Nutriente/Nutriente e Interações de Fitoquímicos com Alimentos 11   Fármacos que afetam a biodisponibilidade de nutrientes. Atividades farmacológicas de produtos naturais. Alimentos que modificam a ação dos fármacos. Interferência do estado nutricional na biodisponibilidade dos fármacos e vice-e-versa.
Avaliação e Semiologia Nutricional 22 Avaliação e diagnóstico do estado nutricional. Avaliação no ciclo vital e situações especiais. Inquéritos dietéticos, antropometria. Avaliação da composição corporal e direcionamento da forma e periodicidade da monitorização do estado nutricional.
Nutrição, Crescimento e Desenvolvimento. Aplicação de Fitoterapia nos Ciclos da Vida 22 Nutrição e planejamento dietético Nutrição da gestante e na lactação. Obesidade infantil. Nutrição da criança sadia durante a primeira infância. Nutrição do recém-nascido de alto risco. Planejamento dietético para gestantes, nutrizes, lactantes e escolares. Prevenção dos agravos à saúde e educação familiar. Acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento. Aleitamento materno. Uso e prescrição de fitoterápicos.
Nutrição e Uso de Fitoterápicos na Obesidade. Métodos e Tratamentos na Obesidade Clínica e Cirúrgica 22 Epidemiologia, classificação, métodos de diagnóstico e acompanhamento. Princípios para orientação nutricional. Tratamento farmacológico e nutricional para obesidade. Tipos de procedimentos cirúrgicos para a obesidade mórbida. Evolução da dieta para o período pré e pós cirurgia. Uso de fitoterápicos.
Pancreatite e Diabetes Mellitus: Alterações Metabólicas, Terapia Nutricional. Uso de Fitoterapia 11 Epidemiologia, classificação etiológica, métodos e critérios para o diagnóstico e acompanhamento. Princípios para orientação nutricional. Uso de medicamentos orais e insulina. Tratamento clínico da obesidade, hiperglicemia pósprandial, hipertensão arterial e dislipidemia no diabético. Tratamento de crianças e adolescentes. Prevenção primária e secundária das doenças macro e microvasculares no paciente diabético. Diabetes mellitus gestacional: diagnóstico, tratamento e acompanhamento. Educação do paciente com diabetes mellitus. Transtornos alimentares no paciente diabético. Contagem de carboidratos. Uso de fitoterapia.
Abordagens Nutricionais e de Fitoterápicos nos Transtornos Alimentares 11 Conhecendo os transtornos alimentares, abordagens nutricionais e de fitoterápicos nos transtornos alimentares.
Metodologia do Trabalho Científico I 11 Estudo da Metodologia Científica, formulação de projetos, formatação de trabalhos acadêmicos (artigos, resenha, monografias, etc).
Introdução ao estudo da fitoterapia: popular, tradicional e científica e história 11 Fitoterapia: história, conceitos, definições, uso tradicional
Nutrição nas doenças hepáticas. A fitoterapia na detoxificação hepática 22 Repercussão dos diversos estados patológicos no estado nutricional com ênfase no quadro clínico, epidemiologia, fisiopatologia. Transplantes. Terapia nutricional das hepatopatias. A fitoterapia na detoxificação hepática.
Suporte Nutricional e Imunidade. Aplicação de Fitoterápicos no Sistema Imunológico 11 Terapia nutricional e imunidade. Uso de fitoreapia e sistema imune.
Fisiologia da Nutrição e Distúrbios do Sistema Digestório. Aplicação de Fitoterápicos 22 Repercussão dos diversos estados patológicos no estado nutricional com ênfase no quadro clínico, epidemiologia, fisiopatologia e terapia nutricional das doenças da boca, esôfago, estômago, intestino delgado, grosso e ânus. Doença do refluxo gastroesofágico, úlcera, gastrite, doenças inflamatória intestinal. Doença celíaca. Alergias e intolerância. A fitoterapia no TGI.
Nutrição e Aplicação de Fitoterápicos na Insuficiência Renal 11 Atualização em terapia nutricional oral, enteral e métodos de avaliação do estado nutricional aplicados a indivíduos adultos e portadores de enfermidade glomerular, não glomerular, aguda ou crônica e transplante renal. Uso de fitoterapia.
Nutrição e uso de Fitoterapia em Cardiologia 11 Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. Metabolismo lipídico. Dislipidemia. Hipertensão. Insuficiência cardíaca. Aterosclerose. Princípios para orientação nutricional. Estratificação do risco cardiovascular. Metas para tratamento. Mudança no estilo de vida. Tratamento farmacológico. Uso de fitoterapia para cardiologia.
Metabolismo Energético e Nutrição no Câncer. Uso de Fitoterápicos na Prevenção e Tratamento 22 Aspectos fisiopatológicos do câncer. Intervenção nutricional]s. Nutrientes imunomoduladores, mecanismos de ação e aplicação na prática clínica. Prós e contras dos nutrientes imunomoduladores. Uso de fitoterápicos na prevenção e tratamento.
Paciente Crítico: Alterações Metabólicas, Terapia Nutricional no Pré e Pós cirúrgico 22 Repercussão da patologia no estado nutricional com ênfase na fisiopatologia e terapia nutricional em condições críticas. Terapia nutricional enteral no período pré, peri e pós cirurgia. Fitoterapia é recomendada?
Alterações Metabólicas e Terapia Nutricional ao Paciente Queimado: Adulto e Pediátrico 11 Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular. Metabolismo lipídico. Dislipidemia. Hipertensão. Insuficiência cardíaca. Aterosclerose. Princípios para orientação nutricional. Alimentos funcionais e uso de fitoterapia para cardiologia. Estratificação do risco cardiovascular. Metas para tratamento. Mudança no estilo de vida. Uso de fitoterapia.
Estudo de Casos Clínicos e Avaliação de Aprendizagem 11 Estudo de casos clínicos, formatação de trabalhos acadêmicos (artigos, resenha, monografias, etc), resoluções de questionamentos práticos.
Trabalho de Conclusão de Curso - O Trabalho de Conclusão de Curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total 363  
Coordenação
Tatiana Maria Palmeira dos Santos
E-mail: tatiana_maria@unit.br / tatianapalmeira00@gmail.com
Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2008) e mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Atualmente é membro do NDE e do colegiado de nutrição da Universidade Tiradentes e nutricionista do Hospital de Emergência de Sergipe (HUSE). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Análise Nutricional de População, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional, pacientes hospitalizados, terapia nutricional, hipertensão e dieta. Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4264724J5
Corpo Docente
Nome Titulação IES

Ana Paula Belizário de Sousa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9220052452231742  
Mestre UNIT

Adriana Karla de Lima

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4532431898833715  
Doutora UFS
Amanda Aparecida de Farias Souza Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3444327720609834   Especialista UFS

Cecília Maria Passos Vázquez

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8602036888830253
Mestre UFS

Cynthia Barbosa Albuquerque dos Santos

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6118254373494144  
Mestre UFS

Corina Fontes Oliveira Barreto

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1804064192415948

Especialista UFS

Marcia Ferreira Cândido de Souza

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0971781436968070  
Doutora UFS

Fabiana Andréa Moura

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5730861437085348  
Doutora UFAL

José Alfredo dos Santos Júnior

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0260856612354891  
Mestre UFAL

Hugo José Xavier Santos

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3509716121992670
Doutor PUCRS

Juliana Maria Dantas Mendonça

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4108583137064101  
Doutora UFS
Juliana Teixeira da Silva Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8422066366078286   Mestre UFS
Mônica Araújo Espinheira Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2953625793526376   Especialista UNICSUL
Sandra Mary Lima Vasconcelos Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6872398599846484   Doutora UFAL
Andreza de Araújo Luna Lattes  http://lattes.cnpq.br/4330379078143138   Mestre UFAL
Surya Ananda Costa Escobar Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2167605326177351   Mestre UFS
Talita Kizzy Barbosa Barreto Lattes: http://lattes.cnpq.br/6958154284556170   Mestre UFS

Tatiana Maria Palmeira dos Santos

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8672232854649549  
Mestre UFAL
Universidade Tiradentes
0800 729 2100