Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.1

Planejamento e Gerenciamento de Projetos Sociais

Diferenciais do Curso

Ao efetivar a sua matrícula você já pode cursar a Ambientação em EAD e experimentar todos os recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

  • Documentação necessária para matrícula: RG, CPF, Comprovante de Residência e Diploma (todos documentos originais para validação nos polos ou enviar digitalizados para daaf@unit.br).

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 420 horas
  • Periodicidade Online. Ao final dos módulos será realizado presencialmente, no polo no qual você fez a matrícula, o Projeto Profissional (Prova Presencial).
  • Horário Você organiza seu tempo e local de estudo. Os conteúdos das aulas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de videoaulas, podcasts, textos, materiais de apoio.
  • Local POLOS - Sergipe: Aracaju; Estância; Itabaiana; Lagarto; Monte Alegre; Neópolis; Nossa Senhora das Dores; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora do Socorro; Poço Verde; Propriá; Simão Dias; Tobias Barreto; Umbaúba. Bahia: Alagoinhas; Feira de Santana; Salvador; Vitória da Conquista; Paulo Afonso. Alagoas: Arapiraca; Maceió/Benedito Bentes. Pernambuco: Caruaru; Garanhuns; Petrolina; Recife. Rio Grande do Norte: Mossoró.
  • Investimento Matrícula + 18 X R$199,00
  • Benefício 20% de desconto para egressos Unit, Matrícula + 18 parcelas de R$ 159,20

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Formar profissionais com habilidades e competências relacionadas ao planejamento e gerenciamento de projetos sociais; Desenvolver capacidades de intervenção na área social, por meio da elaboração de projetos e Qualificar os profissionais para gestão, planejamento, intervenção e avaliação de políticas sociais, e por meio de projetos que fortaleçam a justiça social, a participação cidadã, a democracia e o desenvolvimento.
Graduados das diversas áreas do conhecimento.  
Os cursos de Pós-Graduação EAD são ofertados na modalidade a distância (on-line). Os componentes curriculares estão disponíveis através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo qual, o aluno tem acesso a uma equipe de professores, que irá auxiliá-lo durante o desenvolvimento das disciplinas, através de fórum de discussões, chat e outros recursos disponíveis. Os estudos e interação com os conteúdos são realizados por meio da leitura do material indicado pelo docente, dos vídeos de apresentação, das videoaulas e da realização das atividades online no AVA. Todas as atividades serão realizadas no AVA, com exceção da prova presencial que será realizada preferencialmente aos sábados, no polo no qual o aluno fez sua matrícula.

DISCIPLINAS

CARGA HORÁRIA (horas)

EMENTA

Estado e Políticas Públicas

40

As relações entre Estado e sociedade na contemporaneidade; A reforma do Estado; Entendimento das relações de interdependência entre o Estado e a sociedade civil; Entendimento dos fundamentos históricos da reforma do Estado; Entendimento do papel da sociedade civil na construção da sociedade; Propagar o conhecimento sobre a participação social, gerado a partir do tratamento de informações obtidas em medições, avaliações e análises de desempenho, de riscos, de retroalimentações e de experiências sobre os Projetos Sociais; Entendimento do papel da sociedade civil na construção da sociedade; Políticas Públicas; Tendências da Gestão Pública governamental na Contemporaneidade.
Introdução e elaboração de projetos sociais

40

Introdução aos fundamentos de gestão; fundamentos de gestão; pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; geração de valor; cultura de inovação; orientação por processos e informações; visão de futuro; conhecimento sobre o cliente e o mercado; liderança e constância de propósitos; valorização das pessoas; desenvolvimento de parcerias; responsabilidade social; casos práticos de aplicação dos conceitos.
Marketing para Projetos Sociais

40

Conceitos e aplicabilidades do Marketing, segmentações do Marketing e Marketing Social; Marketing Social e Sensibilidade Empresarial: Componente competitivo na imagem privada e pública, ganho social real; Identificar temas de Projetos Sociais e captar parceiros para a sua realização; Divulgação – A contribuição da Comunicação às intenções e resultados de Projetos Sociais e o retorno dos parceiros da ação.
Projeto Profissional I (Prova Presencial)

20

Conteúdo do módulo I
Planejamento Estratégico e Empreendedorismo Social.

40

 A globalização e seus reflexos no aprofundamento da pobreza; O Empreendedorismo Social como alternativa de Autonomia das Pessoas; Empreendedorismo Social e Responsabilidade Social; Parceiros distintos; Aliança Estratégica entre o Empreendedorismo Social e o Terceiro Setor.
  Avaliação e Monitoramento de Programas e Projetos Sociais

40

Os avanços à institucionalização do monitoramento e avaliação; Monitoramento e avaliação de projetos sociais; Entendendo os indicadores sociais; construção de indicadores.
 Gestão Social

40

O conceito de Gestão Social; Os principais pensadores da Gestão Social; O estado democrático e a Gestão Social; Os espaços da Gestão Social.
Projeto Profissional II (Prova Presencial)

20

Conteúdo do módulo II
Financiamento para programas e projetos sociais

40

 A importância do planejamento e da elaboração de programas e projetos sociais; Inferir sobre as políticas, programas e projetos na lógica do planejamento;  A necessária gestão social;  dificuldades e desafios na gestão de programas e projetos sociais.
Captação de Recursos e parceiros para programas e projetos sociais

40

Considerações sobre o Planejamento de Políticas Públicas, Planos, Programas e Projetos; Captação de Recursos e suas principais fontes de financiamentos; Os órgãos competentes Planejamento de Políticas Públicas, Planos, Programas e Projetos; A fidelização de fontes de financiamentos.
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais

40

As Fases do Ciclo de um Projeto Social; Processo de Elaboração do Projeto Social; Roteiro para a Elaboração do projeto Social; Financiamento dos Projetos Sociais.
Projeto Profissional III (Prova Presencial)

20

 Conteúdo do módulo III
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

-

 Elaborar um projeto Social

Coordenação

Michelle Marry Costa Campos

Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2014). Possui pós-graduação lato em Planejamento e Gestão de Projetos Sociaispela Universidade Tiradentes (2011). Possui graduação emServiço Social  pela Universidade Federal de Sergipe  (2002).

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248089A8

Corpo Docente

Nome

Titulação

IES

Msc. Paulo Roberto Félix dos Santos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218922Z9

Doutor

UFS

Ma. Michelle Marry Costa Campos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248089A8

Mestra

UNIT

Ma. Maria José Teles Melo Coutinho http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707077Y3

Mestra

UNIT

Ma. Clara Angélica de Almeida Santos Bezerra http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259782Z1

Mestra

UNIT

Ma. Maria Balbina de Carvalho http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707037D6

Mestra

UNIT

Ma. Flávia karla Gonçalves Santos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4270345A6

Mestra

UNIT

Me. Jefferson Reis Guimarães Andrade http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4382244J9

Mestre

 UNIT

Ma. Adelina Amélia V. Lubambo de Britto http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133477E0  

    Mestra

 UNIT

Universidade Tiradentes
0800 729 2100