Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019

Políticas Públicas com Ênfase nos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

Diferenciais do Curso

O curso potencializa:
  • As práticas profissionais sob um enfoque do campo conceitual e prático.
  • Durante o curso, com o intuito de inserir o aluno no contexto do Trabalho é desenvolvido o Projeto Profissional, mobilizando ações de diagnóstico e intervenção em sua área de atuação. O Projeto Profissional é transversal ao curso possui acompanhamento docente que fornece subsídios para a construção do TCC.
  • Interface que permite em tempo real maior interatividade entre docente e alunos possibilitando uma construção colaborativa do conhecimento.
  • Mediação docente com formação na área.

O que está esperando?
  • Efetive sua matrícula entregando no polo ou enviando via e-mail a documentação.
Documentação necessária para matrícula:
  • RG, CPF, Comprovante de Residência e Diploma (todos documentos originais para validação nos polos ou enviar digitalizados para daaf@unit.br).

Ao efetivar a sua matrícula (com a entrega da documentação e assinatura do contrato) você receberá a senha de ingresso ao Magister e poderá cursar a Ambientação em EAD acessando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Na Ambientação, você experimentará todos os recursos disponíveis no (AVA).
 

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 420 horas
  • Periodicidade Online com encontro presencial ao final do curso.
  • Horário Você organiza seu tempo e local de estudo. Os conteúdos das aulas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de videoaulas, podcasts, textos, materiais de apoio. Ao final do curso, você irá ao polo de apoio presencial, no qual fez a matrícula e realizará a apresentação presencial do Projeto Profissional e do TCC.
  • Local • Abrangência em todo o Brasil e exterior. • Polos para realização do encontro presencial ao final do curso: • Sergipe: Aracaju (Centro, Farolândia); Estância; Itabaiana; Lagarto; Neópolis; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora do Socorro; Poço Verde; Propriá; Tobias Barreto; Umbaúba. • Bahia: Alagoinhas; Feira de Santana; Salvador; Vitória da Conquista; Paulo Afonso. • Alagoas: Arapiraca; Maceió. • Pernambuco: Caruaru; Garanhuns; Petrolina. Rio Grande do Norte: Mossoró.
  • Investimento Matrícula R$ 69,90+18 parcelas R$ 219,00, totalizando 4.011,90
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit. Matricula R$ 69,90 + 18 parcelas de R$ 175,20, totalizando R$ 3.223,50

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Informações do Curso

  • Formar profissionais com habilidades e competências, para atuarem no campo das políticas sociais voltadas para o direito das crianças e dos adolescentes, com vistas a abordagem aprofundada e emancipadora que as pessoas em situação peculiar de desenvolvimento demandam.
Graduados das diversas áreas do conhecimento.

Os cursos de Pós-Graduação EAD são ofertados na modalidade a distância (on-line).

Os componentes curriculares estão disponíveis através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo qual, o aluno tem acesso a uma equipe de professores, que irá auxiliá-lo durante o desenvolvimento das disciplinas, através de fórum de discussões, chat e outros recursos disponíveis.

Os estudos e interação com os conteúdos são realizados por meio da leitura do material indicado pelo docente, dos vídeos de apresentação, das videoaulas e da realização das atividades online no AVA.

Todas as atividades serão realizadas online, no AVA.

Durante todo o curso o aluno desenvolve o Projeto Profissional, norteador para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA (horas)

EMENTA

Estado e Políticas Públicas

40

Introdução aos fundamentos de gestão; fundamentos de gestão; pensamento sistêmico; aprendizado organizacional; geração de valor; cultura de inovação; orientação por processos e informações; visão de futuro; conhecimento sobre o cliente e o mercado; liderança e constância de propósitos; valorização das pessoas; desenvolvimento de parcerias; responsabilidade social; casos práticos de aplicação dos conceitos.
História Social dos Direitos da Criança e do Adolescente

40

Evolução do conceito da Criança e do Adolescente, convenções internacionais; Código de 1927 e o código menorista de 1979.
Convivência Familiar da Criança e do Adolescente

40

Princípio do Melhor Interesse da Criança e do adolescente, Direito a Convivência familiar e comunitária e aspectos da Lei 13.509/2017.
Projeto Profissional I

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Políticas de Atendimento para a Infância e na Juventude

40

Políticas de Atendimento para a Infância e na Juventude e o ECA, descentralização, trabalho em rede e o Sistema de garantias de direitos.
Direitos Fundamentais das Crianças e Adolescentes

40

Princípios que norteiam os direitos das crianças, que incluem o tratamento não discriminatório; Desenvolvimento e proteção; As principais violações dos Direitos da Criança e do Adolescente: mortalidade infantil, o trabalho infantil, o abuso e exploração sexual de menor, e a negligência e violência doméstica (psicológica, física e sexual).
Adolescência e o Ato infracional

40

O Adolescente no Brasil e o Ato Infracional; O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê seis medidas socioeducativas; O Conselho Tutelar; SINASE.
Projeto Profissional II

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Gestão Financeira e Orçamentária

40

Definição de diretrizes, objetivos e metas orçamentárias; previsão da organização das ações; previsão de recursos; definição da forma de acompanhamento das ações; e a revisão crítica das propostas, dos processos e dos resultados.
Gestão Social, Controle Social e Participação Popular  

40

 Conceitos de Gestão Social; Modelo de gestão social nas organizações e a Participação Social.
Tópicos Especiais do Estatuto da Criança e do Adolescente

40

Decreto n° 6.48: Dispõe sobre a proibição das piores formas de trabalho infantil e ação imediata para sua eliminação; Decreto nº 5.598; Decreto que regulamenta a Lei nº 10.097 da Aprendizagem; Lei nº 10.097  Lei da Aprendizagem, Lei nº 13.257- Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância.
Projeto Profissional III

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

-

O TCC consiste na elaboração individual e apresentação de um artigo, orientado por um professor do curso, via Ambiente Virtual de Aprendizagem e Magister.
Total

420

 
Coordenação
Michelle Marry Costa Campos
E-mail: michelle_marry@unit.br
Telefone: (79) 99992-3388
Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2014). Possui pós-graduação lato em Planejamento e Gestão de Projetos Sociais pela Universidade Tiradentes (2011). Possui graduação em Serviço Social  pela Universidade Federal de Sergipe  (2002). Lattes: http://lattes.cnpq.br/4216728395092628
CORPO DOCENTE
Nome Titulação
Me. Edson Paulo Santos Lima http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265577A4 Mestre
Ma. Michelle Marry Costa Campos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4248089A8 Mestre
Ma. Maria José Teles Melo Coutinho http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707077Y3 Mestre
Ma. Fernanda Oliveira Santos http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4456526U1 Mestra
Ma. Maria Balbina de Carvalho http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707037D6 Mestre
Drª. Ana Cristina Almeida Santana http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776655T4 Doutora
Ma. Kellen Josephine Muniz de Lima http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4642082Y8 Mestra
Me. Vitor Costa Oliveira http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4205128J0 Mestre
 
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79 3218-2141 / 98115-0490