Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019

Psicomotricidade, Educação e Aprendizagem

Diferenciais do Curso

Na Especialização em Psicomotricidade, Educação e Aprendizagem da UNIT, o aluno irá estudar as interações cognitivas, sensório motor e psíquicas do indivíduo, levando-o a compreender acerca das capacidades de ser e de expressar-se, a partir da cultura corporal de movimento. Além disso, no decorrer do curso, o aluno terá uma aprendizagem voltada ao âmbito escolar, visando à interdisciplinaridade/transdisciplinaridade.

O curso potencializa:
  • As práticas profissionais sob um enfoque do campo conceitual e prático.
  • Durante o curso, com o intuito de inserir o aluno no contexto do Trabalho é desenvolvido o Projeto Profissional, mobilizando ações de diagnóstico e intervenção em sua área de atuação. O Projeto Profissional é transversal ao curso possui acompanhamento docente que fornece subsídios para a construção do TCC.
  • Interface que permite em tempo real maior interatividade entre docente e alunos possibilitando uma construção colaborativa do conhecimento.
  • Mediação docente com formação na área.

O que está esperando?
  • Efetive sua matrícula entregando no polo ou enviando via e-mail a documentação.
Documentação necessária para matrícula:
  • RG, CPF, Comprovante de Residência e Diploma (todos documentos originais para validação nos polos ou enviar digitalizados para daaf@unit.br).

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 470 horas
  • Periodicidade Online com encontro presencial ao final do curso.
  • Horário Você organiza seu tempo e local de estudo. Os conteúdos das aulas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de videoaulas, podcasts, textos, materiais de apoio. Ao final do curso, você irá ao polo de apoio presencial, no qual fez a matrícula e realizará a apresentação presencial do Projeto Profissional e do TCC.
  • Local • Abrangência em todo o Brasil e exterior. • Polos para realização do encontro presencial ao final do curso: • Sergipe: Aracaju (Centro, Farolândia); Estância; Itabaiana; Lagarto; Neópolis; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora do Socorro; Poço Verde; Propriá; Tobias Barreto; Umbaúba. • Bahia: Alagoinhas; Feira de Santana; Salvador; Vitória da Conquista; Paulo Afonso. • Alagoas: Arapiraca; Maceió. • Pernambuco: Caruaru; Garanhuns; Petrolina. Rio Grande do Norte: Mossoró.
  • Investimento Matrícula R$ 69,90 +18X R$ 219,00, totalizando R$4.011,90
  • Benefício 20% de desconto para Egressos Unit, matricula R$ 69,90 + 18x R$ 175,20, totalizando R$ 3.223,50

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Geral:
  • Formar profissionais aptos a atuar nas áreas de educação, desenvolvendo ações que priorizam a inter-relação entre o psiquismo e a motricidade, ambos voltados ao desenvolvimento humano, na perspectiva da educação inclusiva.
Específicos:
  • Compreender a psicomotricidade como meio de prevenir, diagnosticar e contribuir no tratamento de dificuldades e transtorno psicomotores, através da intervenção na educação e da estimulação psicomotora.
  • Desenvolver atividades e jogos psicomotores como instrumento de aprendizagem na perspectiva do desenvolvimento biopsicossocial da criança.
  • Desenvolver estratégias educacionais voltadas para a comunicação, a aprendizagem e a socialização do sujeito, de modo a promover inclusão escolar.
Educadores Físicos, Pedagogos, licenciados e profissionais com nível superior nas áreas afins.

Os cursos de Pós-Graduação EAD são ofertados na modalidade a distância (on-line).

Os componentes curriculares estão disponíveis através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo qual, o aluno tem acesso a uma equipe de professores, que irá auxiliá-lo durante o desenvolvimento das disciplinas, através de fórum de discussões, chat e outros recursos disponíveis.

Os estudos e interação com os conteúdos são realizados por meio da leitura do material indicado pelo docente, dos vídeos de apresentação, das videoaulas e da realização das atividades online no AVA.

Todas as atividades serão realizadas online, no AVA.

Durante todo o curso o aluno desenvolve o Projeto Profissional, norteador para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA (horas)

EMENTA

Linguagens, Tecnologias e Novos Espaços de Educação

20

Linguagens, tecnologias e novos espaços de educação. Objetos de aprendizagem e recursos midiáticos digitais para educação.
Fundamentos Legais da Educação Inclusiva

20

Direitos universais da pessoa com necessidade especial. Lei de Diretrizes e Bases (LDB) na educação especial. Política nacional na perspectiva da educação inclusiva. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial. Acessibilidade. Direito à Diversidade. Promoção à inclusão escolar. Linhas das necessidades educacionais especiais.
Psicomotricidade: Corpo,  Movimento e Inclusão

30

História da Psicomotricidade. Noção de corpo sob a perspectiva psicanalítica: investido, discursivo e simbólico. Os transtornos psicomotores entendidos como dificuldades singulares de um sujeito em simbolizar seu corpo e de lidar com as marcas nele inscritas. Atuação psicopedagogia frente aos transtornos psicomotores.
Psicomotricidade: Conceitos e Fundamentos  

30

Conceitos e Princípios da psicomotricidade; Importância da Psicomotricidade; Interdisciplinaridade e Psicomotricidade; Os elementos psicomotores (Esquema Corporal, equilíbrio, lateralidade, Organização espaço-temporal, Imagem corporal, motricidade fina e grossa, ritmo); Implicação teórico-prática destes conceitos; Psicomotricidade funcional, relacional e clínica.
Projeto Profissional I

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Psicomotricidade e Ludicidade

30

A psicomotricidade em seu movimento dinâmico. A interdisciplinaridade Psicomotricidade e Educação. Abordagem pluridimensional da psicomotricidade: contribuições de Wallon, Piaget e Freud. As bases e características do desenvolvimento psicomotor. Caracterização psicomotora: as funções e distúrbios. O lúdico e a aprendizagem. Abordagens operacionais da ludicidade na aprendizagem. Lúdico na Educação Infantil e Anos Iniciam do Ensino Fundamental. Brincadeiras, brinquedos e a Brinquedoteca: espaços lúdicos de aprendizagem.
  Neuropsicopedagogia

30

As origens filosóficas da Neuropsicopedagogia. As bases neurológicas do aprendizado. Problemas relativos à mente e sua contribuição na formação do aparelho psíquico. O sistema nervoso e suas unidades funcionais. As relações entre os aspectos fisiológicos, psicológicos e socioculturais do desenvolvimento humano. Educação, dificuldades de aprendizagem e problemas cognitivos. As neuropatologias cerebrais.
Dificuldades de Aprendizagem

30

Como ocorre a aprendizagem humana. Dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Dislexia. Discalculia. Disortografia. Disgrafia. Dislalia. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora do Ser Humano

30

Conceitos de crescimento, desenvolvimento e maturação. Teorias de desenvolvimento humano: aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais; Estágios de crescimento e desenvolvimento físico e motor. Crescimento somático e composição corporal. Maturação biológica. Habilidades Motoras Básicas. Motricidade no desenvolvimento do ser humano. Organização funcional do sistema neuromotor. Estágios da aprendizagem motora.
O Uso Psicopedagógico do Jogo Psicomotor e do Brinquedo  

30

O Valor do Jogo e do Brinquedo no desenvolvimento; o aspecto e a importância da ludicidade nas teorias do desenvolvimento humano; o uso de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos e psicopedagógicos; aplicação prática de jogos e brincadeiras no processo educativo para o desenvolvimentos dos elementos psicomotores.
Projeto Profissional II

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Perfil Psicomotor da Criança  

20

Técnicas e Avaliação psicomotora; Anamnese; Aspectos gerais da avaliação psicomotora e das dificuldades psicomotoras; Bateria psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca; Exame motor de Francisco Rosa Neto.
Diagnóstico e Avaliação Psicopedagógicas

60

A disciplina propõe e discute os aspectos básicos do diagnóstico psicopedagógico a partir do diagnóstico do problema de aprendizagem. Para isto, serão apresentadas as sessões de acompanhamento e avaliação para a hipótese diagnóstica. Contempla, também, a avaliação da escrita, leitura, raciocínio lógico-matemático, provas operatórias, testes projetivos e psicométricos.
Intervenção Psicopedagógica: Institucional e Clínica

60

Conceito de intervenção; o psicopedagogo na instituição educativa; Planejamento e intervenção institucional e clínica: modos de operacionalização; os efeitos da clínica psicopedagógica; as perspectivas da atuação psicopedagógica para o campo social.
Atividade Física e Psicomotora Adaptada  

20

Fundamentos da Educação Física adaptada (EFA); atividade física e saúde; programas de atividades físicas e psicomotoras para indivíduos deficientes e sua realidade; prescrição de atividades adaptadas para pessoas com deficiência física, intelectual e sensorial (visual e auditiva).
Projeto Profissional III

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

-

O TCC consiste na elaboração individual e apresentação de um artigo, orientado por um professor do curso, via Ambiente Virtual de Aprendizagem e Magister.
Total

470

 
Coordenação
Patricia de Sousa Nunes Silva
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe; Mestra em Educação pela Universidade Tiradentes; Graduanda em Pedagogia pela Universidade Tiradentes; Graduada em Educação Física pela Unit; Graduada em Gestão Pública pela Unit; Pós-graduada em Educação Inclusiva pela Unit; Especialista em Psicomotricidade pela Faculdade Pio Décimo; Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História do Ensino Superior - GREPHES; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação: Intelectuais da Educação, Instituições Educacionais e Práticas Escolares. Professora de Educação Física da rede estadual de Sergipe; Docente (convidada) da Pós-Graduação EaD (UNIT).

Corpo Docente

Nome

Titulação

IES DA TITULAÇÃO

Patricia de Sousa Nunes Silva http://lattes.cnpq.br/1552541624923023

Doutora

UFS

Ricardo Azevedo Barreto http://lattes.cnpq.br/8555335291039462

Doutor

USP

 
Ligia Maria Lorenzetti de Sanctis Pires http://lattes.cnpq.br/5600784870685053

Mestre

UFPA

Elcio Rezek Leopoldino http://lattes.cnpq.br/3489057294019687

Mestre

UFS

Fabiana Santos Andrade http://lattes.cnpq.br/1374354667030535

Mestre

UFS

Daniel Neves Pinto http://lattes.cnpq.br/7112344378494836

Mestre

UJAEN (Espanha)

Lucas Cerqueira do Vale http://lattes.cnpq.br/6423730161084180

Mestre

UNIT

         
Universidade Tiradentes
0800 729 2100 (ligação de telefone fixo)
79 3218-2141 / 98115-0490