Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2019

Psicopedagogia e Educação Inclusiva

Diferenciais do Curso

Por que fazer o curso de Psicopedagogia e Educação Inclusiva na Unit?
  • O Curso potencializa as práticas profissionais sob um enfoque do campo conceitual e prático.
  • Durante o curso, com o intuito de inserir o aluno no contexto do Trabalho é desenvolvido o Projeto Profissional, mobilizando ações de diagnóstico e intervenção em sua área de atuação, contribuindo no decorrer do curso, para a construção do TCC.
O que está esperando?
  • Efetive sua matrícula entregando no polo ou enviando via e-mail a documentação.
Documentação necessária para matrícula:
  • RG, CPF, Comprovante de Residência e Diploma (todos documentos originais para validação nos polos ou enviar digitalizados para daaf@unit.br).

Ao efetivar a sua matrícula (com a entrega da documentação e assinatura do contrato) você receberá a senha de ingresso ao Magister e poderá cursar a Ambientação em EAD acessando  o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Na Ambientação, você experimentará todos os recursos disponíveis no (AVA).

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 480 horas
  • Periodicidade Online com encontro presencial ao final do curso.
  • Horário Você organiza seu tempo e local de estudo. Os conteúdos das aulas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de videoaulas, podcasts, textos, materiais de apoio. Ao final do curso, você irá ao polo de apoio presencial, no qual fez a matrícula e realizará a apresentação presencial do Projeto Profissional e do TCC.
  • Local • Abrangência em todo o Brasil e exterior. • Polos para realização do encontro presencial ao final do curso: • Sergipe: Aracaju (Centro, Farolândia); Estância; Itabaiana; Lagarto; Neópolis; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora do Socorro; Poço Verde; Propriá; Tobias Barreto; Umbaúba. • Bahia: Alagoinhas; Feira de Santana; Salvador; Vitória da Conquista; Paulo Afonso. • Alagoas: Arapiraca; Maceió. • Pernambuco: Caruaru; Garanhuns; Petrolina. • Rio Grande do Norte: Mossoró.
  • Investimento Matrícula R$ 69,90 + 18 x parcelas de R$ 199,00, totalizando R$ 3.651,90
  • Benefício 20% de desconto para egressos Unit, Matrícula R$ 69,90 + 18 parcelas de R$ 159,20, totalizando R$ 2.935,50

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Geral:
  • Formar profissionais com habilidades no contexto psicopedagógico, com condições para prevenir, diagnosticar e tratar dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
Específicos:
  • Desenvolver estratégias educacionais para a inclusão escolar;
  • Compreender os elementos que interferem no desenvolvimento da aprendizagem com intervenções psicopedagógicas;
  • Desenvolver estratégias educacionais para a inclusão escolar.
Pedagogos, licenciados, Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos e profissionais interessados nas relações de aprendizagem e ensino.

Os cursos de Pós-Graduação EAD são ofertados na modalidade a distância (on-line).

Os componentes curriculares estão disponíveis através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo qual, o aluno tem acesso a uma equipe de professores, que irá auxiliá-lo durante o desenvolvimento das disciplinas, através de fórum de discussões, chat e outros recursos disponíveis.

Os estudos e interação com os conteúdos são realizados por meio da leitura do material indicado pelo docente, dos vídeos de apresentação, das videoaulas e da realização das atividades online no AVA.

Todas as atividades serão realizadas online, no AVA.

Durante todo o curso o aluno desenvolve o Projeto Profissional, norteador para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA (horas)

EMENTA

Inovação e Criatividade

20

Conceitos de Criatividade e Inovação. Pensamento e Processo criativo: elementos, estrutura e dinâmica; Criatividade e Educação; Facilitação criativa docente.
Linguagens, Tecnologias e Novos Espaços de Educação

20

Linguagens, tecnologias e novos espaços de educação. Objetos de aprendizagem e recursos midiáticos digitais para educação.
Fundamentos Legais da Educação Inclusiva

20

Direitos universais da pessoa com necessidade especial. Lei de Diretrizes e Bases (LDB) na educação especial. Política nacional na perspectiva da educação inclusiva. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial. Acessibilidade. Direito à Diversidade. Promoção à inclusão escolar. Linhas das necessidades educacionais especiais.
Teorias e Fundamentos da Psicopedagogia

30

História da Psicopedagogia na Argentina, Brasil e Sergipe. Análise das discussões sobre o objeto e o campo de atuação da Psicopedagogia. A ética na Psicopedagogia. A contribuição da Psicanálise para a Psicopedagogia.
Projeto Profissional I

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Teorias da Aprendizagem e Docência no Ensino Superior

30

Desenvolvimento histórico das teorias da aprendizagem e dos respectivos conceitos: teoria, ensino, aprendizagem, organizadores e inteligência. Teorias da aprendizagem: Comportamental, Cognitiva e Humanista ou Psicanalítica.
Psicomotricidade e Ludicidade

30

A psicomotricidade em seu movimento dinâmico. A interdisciplinaridade Psicomotricidade e Educação. Abordagem pluridimensional da psicomotricidade: contribuições de Wallon, Piaget e Freud. As bases e características do desenvolvimento psicomotor. Caracterização psicomotora: as funções e distúrbios. O lúdico e a aprendizagem. Abordagens operacionais da ludicidade na aprendizagem. Lúdico na Educação Infantil e Anos Iniciam do Ensino Fundamental. Brincadeiras, brinquedos e a Brinquedoteca: espaços lúdicos de aprendizagem.
Neuropsicopedagogia

30

As origens filosóficas da Neuropsicopedagogia. As bases neurológicas do aprendizado. Problemas relativos à mente e sua contribuição na formação do aparelho psíquico. O sistema nervoso e suas unidades funcionais. As relações entre os aspectos fisiológicos, psicológicos e socioculturais do desenvolvimento humano. Educação, dificuldades de aprendizagem e problemas cognitivos. As neuropatologias cerebrais.  
Diagnóstico e Avaliação Psicopedagógicas

60

A disciplina propõe e discute os aspectos básicos do diagnóstico psicopedagógico a partir do diagnóstico do problema de aprendizagem. Para isto, serão apresentadas as sessões de acompanhamento e avaliação para a hipótese diagnóstica. Contempla, também, a avaliação da escrita, leitura, raciocínio lógico-matemático, provas operatórias, testes projetivos e psicométricos. Por fim, a elaboração da devolutiva e encaminhamentos.
Intervenção Psicopedagógica: Institucional e Clínica

60

Conceito de intervenção; o psicopedagogo na instituição educativa; Planejamento e intervenção institucional e clínica: modos de operacionalização; os efeitos da clínica psicopedagógica; as perspectivas da atuação psicopedagógica para o campo social.
Projeto Profissional II

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Dificuldades de Aprendizagem

30

Como ocorre a aprendizagem humana. Dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Dislexia. Discalculia. Disortografia. Disgrafia. Dislalia. Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade.
Deficiência Intelectual e Altas Habilidades/Superdotação: Estratégias Educacionais para o trabalho de Inclusão

30

Cultura Inclusiva; Etiologia da Deficiência Intelectual e Altas habilidades/Superdotação; Os Saberes para atuação profissional; Estratégias educacionais; Desafios e Possibilidades na atuação profissional na Educação Especial.
Deficiência Visual e Motora: Estratégias Educacionais para o Trabalho de Inclusão

30

Aspectos relevantes para a educação inclusiva de pessoas com deficiência visual e motora. Documentos oficiais e sua abordagem para a inclusão de pessoas com deficiência visual e motora. O papel do professor frente a esta educação. Estratégias educacionais e recursos que podem ser utilizados por alunos com deficiência visual ou motora.
Deficiência Auditiva: Estratégias Educacionais para o Trabalho de Inclusão

30

Aspectos históricos. Aspectos biológicos da surdez. Conceitos acerca do deficiente auditivo e surdo. Principais Legislações. Concepção de Inclusão e integração. As principais filosofias educacionais para o surdo e o Atendimento Educacional Especializado.
Projeto Profissional III

20

Elementos norteadores para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, que será apresentado presencialmente ao final do curso.
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

-

O TCC consiste na elaboração individual e apresentação de um artigo, orientado por um professor do curso, via Ambiente Virtual de Aprendizagem e Magister.
Total

480

 

Coordenação

Cristiane de Souza Santana Lima

E-mail: cristiane_souza@unit.br

Telefone: (79) 999710268


Possui Mestrado em Educação pela Universidade Tiradentes (2013), especialização em Metodologias do Ensino Superior (FIB), graduação em Ciências Naturais pela Universidade Federal da Bahia (2002).

É assessora da Coordenação de extensão da Universidade Tiradentes e professora titular da Universidade Tiradentes, lecionou diferentes disciplinas nas áreas de Ética, Biologia, Ecologia, Legislação, Meio ambiente dentre outras.

Coordena eventos de extensão universitária da Unit, assim como projetos sociais, programas de bolsa de extensão e coordena o Grupo Gestor de Extensão da Unit. Tem ampla experiência nas áreas de Educação e Gestão, com ênfase em Coordenação e Orientação Pedagógica e atuando principalmente nos seguintes temas: educação, Ciências Biológicas, extensão universitária, meio ambiente, história da educação, instituições educacionais e ética.


http://lattes.cnpq.br/9926829714242863

Corpo docente


DOCENTE

TITULAÇÃO

IES DA TITULAÇÃO


Jaqueline Neves Moreira http://lattes.cnpq.br/1971940011740969

Mestre

UFS


Daniel Neves Pinto http://lattes.cnpq.br/7112344378494836

Mestre

Universidade de Jaén


Márcio José Fidelis Neri http://lattes.cnpq.br/2748089348057225

Mestre

UFS


Faustiane Paixão Andrade dos Santos http://lattes.cnpq.br/319929434667728 Especialista Faculdade Amadeus

Luzia Cristina de Melo Santos Galvão http://lattes.cnpq.br/7008268548251495

Doutora

UFS


Livia de Melo Barros http://lattes.cnpq.br/9960468172819787

Doutora

PUC/RS


Kathia Cilene Santos Nascimento http://lattes.cnpq.br/3053496222479060

Mestre

UNIT


Patricia de Sousa Nunes Silva http://lattes.cnpq.br/1552541624923023

Doutora

UFS

                         
Universidade Tiradentes
0800 729 2100 (ligação de telefone fixo)
79 3218-2141 / 98115-0490