Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.1

Psicopedagogia e Educação Inclusiva

Diferenciais do Curso

Ao efetivar a sua matrícula você já pode cursar a Ambientação em EAD e experimentar todos os recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

  • Documentação necessária para matrícula: RG, CPF, Comprovante de Residência e Diploma (todos documentos originais para validação nos polos ou enviar digitalizados para daaf@unit.br).

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 480 horas
  • Periodicidade Online. Ao final dos módulos será realizado presencialmente, no polo no qual fez a matrícula, o Projeto Profissional (Prova Presencial).
  • Horário Você organiza seu tempo e local de estudo. Os conteúdos das aulas estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de videoaulas, podcasts, textos, materiais de apoio.
  • Local POLOS - Sergipe: Aracaju; Estância; Itabaiana; Lagarto; Monte Alegre; Neópolis; Nossa Senhora das Dores; Nossa Senhora da Glória; Nossa Senhora do Socorro; Poço Verde; Propriá; Simão Dias; Tobias Barreto; Umbaúba. Bahia: Alagoinhas; Feira de Santana; Salvador; Vitória da Conquista; Paulo Afonso. Alagoas: Arapiraca; Maceió. Pernambuco: Caruaru; Garanhuns; Petrolina; Recife. Rio Grande do Norte: Mossoró.
  • Investimento Matrícula + 18 X R$199,00
  • Benefício 20% de desconto para egressos Unit, Matrícula + 18 parcelas de R$ 159,20

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Geral
Formar profissionais com habilidades no contexto psicopedagógico, com condições para prevenir, diagnosticar e tratar dificuldades e distúrbios de aprendizagem.
Específicos
Desenvolver estratégias educacionais para a inclusão escolar;
Compreender os elementos que interferem no desenvolvimento da aprendizagem com intervenções psicopedagógicas;
Pedagogos, licenciados, Psicólogos, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos e profissionais interessados nas relações de aprendizagem e ensino.
Os cursos de Pós-Graduação EAD são ofertados na modalidade a distância (on-line). Os componentes curriculares estão disponíveis através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo qual, o aluno tem acesso a uma equipe de professores, que irá auxiliá-lo durante o desenvolvimento das disciplinas, através de fórum de discussões, chat e outros recursos disponíveis. Os estudos e interação com os conteúdos são realizados por meio da leitura do material indicado pelo docente, dos vídeos de apresentação, das videoaulas e da realização das atividades online no AVA. Todas as atividades serão realizadas no AVA, com exceção da prova presencial que será realizada preferencialmente aos sábados, no polo no qual o aluno fez sua matrícula.

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA (horas)

EMENTA

Inovação e Criatividade

20

Conceitos de Criatividade e Inovação. Pensamento e Processo criativo: elementos, estrutura e dinâmica; Criatividade e Educação; Facilitação criativa docente.
Linguagens, Tecnologias e Novos Espaços de Educação

20

Linguagens, tecnologias e novos espaços de educação. Objetos de aprendizagem e recursos midiáticos digitais para educação.
Fundamentos Legais da educação inclusiva

20

Direitos universais da pessoa com necessidade especial. Lei de Diretrizes e Bases (LDB) na educação especial. Política nacional na perspectiva da educação inclusiva. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial. Acessibilidade. Direito à Diversidade. Promoção à inclusão escolar. Linhas das necessidades educacionais especiais.
Teorias e Fundamentos da Psicopedagogia

30

História da Psicopedagogia na Argentina, Brasil e Sergipe. Análise das discussões sobre o objeto e o campo de atuação da Psicopedagogia. A ética na Psicopedagogia. A contribuição da Psicanálise para a Psicopedagogia.
Projeto Profissional I

20

Habilidades desenvolvidas nas disciplinas do Módulo I
Teorias da Aprendizagem e Docência no Ensino Superior

30

Desenvolvimento histórico das teorias da aprendizagem e dos respectivos conceitos: teoria, ensino, aprendizagem, organizadores e inteligência. Teorias da aprendizagem: Comportamental, Cognitiva e Humanista ou Psicanalítica.
Psicomotricidade e Ludicidade

30

A psicomotricidade em seu movimento dinâmico. A interdisciplinaridade Psicomotricidade e Educação. Abordagem pluridimensional da psicomotricidade: contribuições de Wallon, Piaget e Freud. As bases e características do desenvolvimento psicomotor. Caracterização psicomotora: as funções e distúrbios. O lúdico e a aprendizagem. Abordagens operacionais da ludicidade na aprendizagem. Lúdico na Educação Infantil e Anos Iniciam do Ensino Fundamental. Brincadeiras, brinquedos e a Brinquedoteca: espaços lúdicos de aprendizagem.
  Neuropsicopedagogia

30

As origens filosóficas da Neuropsicopedagogia. As bases neurológicas do aprendizado. Problemas relativos à mente e sua contribuição na formação do aparelho psíquico. O sistema nervoso e suas unidades funcionais. As relações entre os aspectos fisiológicos, psicológicos e socioculturais do desenvolvimento humano. Educação, dificuldades de aprendizagem e problemas cognitivos. As neuropatologias cerebrais.  
Diagnóstico e avaliação Psicopedagógicas

60

A disciplina propõe e discute os aspectos básicos do diagnóstico psicopedagógico a partir do diagnóstico do problema de aprendizagem. Para isto, serão apresentadas as sessões de acompanhamento e avaliação para a hipótese diagnóstica. Contempla, também, a avaliação da escrita, leitura, raciocínio lógico-matemático, provas operatórias, testes projetivos e psicométricos. Por fim, a elaboração da devolutiva e encaminhamentos.
Intervenção Psicopedagógica: Institucional e Clínica

60

Conceito de intervenção; o psicopedagogo na instituição educativa; Planejamento e intervenção institucional e clínica: modos de operacionalização; os efeitos da clínica psicopedagógica; as perspectivas da atuação psicopedagógica para o campo social.
Projeto Profissional II

20

Habilidades desenvolvidas nas disciplinas do Módulo II
Dificuldades de Aprendizagem

30

Como ocorre a aprendizagem humana. Dificuldades e distúrbios de aprendizagem. Dislexia. Discalculia. Disortografia. Disgrafia. Dislalia. Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade.
Deficiência Intelectual e Altas Habilidades/Superdotação: estratégias educacionais para o trabalho de inclusão

30

Cultura Inclusiva; Etiologia da Deficiência Intelectual e Altas habilidades/Superdotação; Os Saberes para atuação profissional; Estratégias educacionais; Desafios e Possibilidades na atuação profissional na Educação Especial.
Deficiência Visual e Motora: estratégias educacionais para o trabalho de inclusão

30

Aspectos relevantes para a educação inclusiva de pessoas com deficiência visual e motora. Documentos oficiais e sua abordagem para a inclusão de pessoas com deficiência visual e motora. O papel do professor frente a esta educação. Estratégias educacionais e recursos que podem ser utilizados por alunos com deficiência visual ou motora.
Deficiência Auditiva: Estratégias Educacionais para o trabalho de inclusão

30

Aspectos históricos. Aspectos biológicos da surdez. Conceitos acerca do deficiente auditivo e surdo. Principais Legislações. Concepção de Inclusão e integração. As principais filosofias educacionais para o surdo e o Atendimento Educacional Especializado.
Projeto Profissional III

20

Habilidades desenvolvidas nas disciplinas do Módulo III
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

-

O TCC consiste na elaboração individual e apresentação de um artigo, orientado por um professor do curso, via Ambiente Virtual de Aprendizagem e Magister.
Coordenação
João Francisco do Lago Rodrigues
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe; Mestre em Sociologia Pela Universidade de Sergipe; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Valladolid - Espanha; Esta em processo de doutoramento pela Universidade de Burgos; É Professor adjunto da Universidade Tiradentes; É Editor Chefe da Revista Ideias & Inovação (UNIT); Também atua como Técnico da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe; Tem experiencia na áreas de Educação, Sociologia e Administração e Desenvolvimento de Programas de Especialização e Formação Profissional. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2612243813530477
CORPO DOCENTE
Universidade Tiradentes
0800 729 2100