Universidade Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Psicopedagogia Institucional e Clínica (Local: Aracaju)

Diferenciais do Curso

O curso conta com um projeto de estágio supervisionado que envolve a Clínica de Psicologia da própria instituição e um programa de atendimento permanente ao público da região em que está localizada. Esse atendimento é feito em consonância com o já existente atendimento psicológico coordenado pelo curso de Psicologia. Além disso, estarão disponibilizadas aos professores, as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das metodologias específicas de todas as disciplinas, como recursos de multimídia, material didático produzido; pessoal técnico de apoio nas sessões presenciais e plataforma de EAD para atividades a serem desenvolvidas a distância.

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Características

  • Carga Horária 370 horas
  • Periodicidade Dois encontros mensais, preferencialmente quinzenais.
  • Horário Sábado: das 8h às 12h e das 13h às 18h
  • Local Campus Aracaju Farolândia
  • Investimento Matrícula + 24 parcelas de R$ 250,00, totalizando R$ 6.069,90
  • Benefício 20% de desconto para egressos Unit, Matrícula + 24 parcelas de R$ 200,00, totalizando R$ 4.869,90

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Informações do Curso

Preparar profissionais capazes de atuar, de forma ética e competente, no campo da Psicopedagogia Institucional e Clínica, atuando no diagnóstico e na intervenção preventiva e/ou terapêutica na área das dificuldades de aprendizagem, assim como desenvolver habilidades de leitura de sintomas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e promover a reflexão sobre a interdependência entre o ser humano e o ambiente em que ele vive.
Profissionais graduados na área de Pedagogia, Educação e Saúde, Psicologia, Fonoaudiologia e demais profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.
A metodologia de ensino fica a critério de cada professor, o qual poderá adotar diversas estratégias pedagógicas, definidas nas respectivas programações didáticas (Planos de Ensino), privilegiando-se estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em laboratório; debates e intercâmbios de experiências e leitura de textos previamente disponibilizados.
DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Metodologia de Pesquisa 10 Abordagem conceitual da pós-graduação; a linguagem da ciência; técnicas de pesquisa; principais trabalhos: fichamento; resumos; citações; monografias; normas técnicas para confecção dos trabalhos, segundo a ABNT; Características de um projeto, de uma monografia; confecção de um esboço de projeto.
Fundamentos das Neurociências 20 Aspectos gerais das Neurociências. Introdução aos conceitos básicos de neuroanatomia, neurofisiologia, neuroquímica e neuropsicologia. Conhecimento do desenvolvimento cerebral na avaliação e diagnóstico do funcionamento comportamental e emocional. Avaliação do funcionamento neurocognitivo e neurocomportamental, a avaliação do desempenho acadêmico e ajustamento psicossocial da criança/adolescente
Aspectos Neurofuncionais do comportamento humano 20 Aspectos neurofuncionais do comportamento humano. Fundamentos da neurociência cognitiva. Genética do comportamento e mediação neural dos processos mentais, estudadas sob a perspectiva do homem como ser biopsicossocial. Introdução ao estudo mais aprofundado de problemas da neurobiologia, neurologia, psicologia, psicanálise, fisiopsicologia e Neuroeducação.  
Didática e Metodologia do Ensino Superior   20 A natureza do processo pedagógico; elementos da relação pedagógica: aluno - conhecimento - professor; concepção de conhecimentos e teorias pedagógicas. Identificação das necessidades de treinamento; conceito de treinamento; levantamento das necessidades de treinamento; definição de objetivos. Conceito de comunicação - verbal e não verbal; comunicação entre formador e equipe; fluxo da comunicação; ruídos da comunicação - como vencer; cuidados na comunicação; feedback.  
Funções neuropsicológicas e distúrbios de aprendizagem – Atenção 20 Apresentação das funções mentais superiores. Conceituação das principais funções neuropsicológicas e os distúrbios correspondentes a elas.  
Educação Inclusiva de Portadores de Transtornos/Distúrbios neuropsicológicos 20 História do atendimento clínico e educacional às pessoas com deficiências. Paradigma da inclusão e Paradigma da integração. Discussão sobre as diferenças. Os preconceitos em relação às diferenças. Incidências da inclusão sobre o psiquismo dos educadores. Situações de hospitalização e aprendizagem. Apoio psicopedagógico à inclusão escolar.  
Processos de Construção da leitura e da escrita   20 As teorias psicogenéticas da aprendizagem: contribuições de Piaget e Vygotsky. Concepções de aprendizagem da aquisição da leitura e da escrita e incidências na prática pedagógica. Análise das significações inconscientes do ler e do escrever. Atuação do psicopedagogo clínico e do psicopedagogo institucional frente às vicissitudes na aprendizagem da leitura e da escrita
Funções neuropsicológicas e seus distúrbios – Percepção e funções visuoespaciais. Intervenção. Casos Clínicos 20 Conceituação das principais funções neuropsicológicas. Conceituação das principais funções neuropsicológicas e os distúrbios correspondentes a elas.  
Psicomotricidad: corpo e movimento na psicopedagogia 20 História da Psicomotricidade. Noção de corpo sob a perspectiva psicanalítica: investido, discursivo e simbólico. Os transtornos psicomotores entendidos como dificuldades singulares de um sujeito em simbolizar seu corpo e de lidar com as marcas nele inscritas. Atuação psicopedagogia frente aos transtornos psicomotores
Dislexia, TDAH e outras necessidades especiais.   20 Apresentação das definições, formas de identificação e tratamento. Histórico do processo de desenvolvimento do infantil ao adulto.  
O Uso Psicopedagógico do Jogo, da Arte e do Brinquedo. 20 O uso de jogos e brincadeiras como recursos pedagógicos e psicopedagógicos. Aspectos do lúdico nas teorias do desenvolvimento humano. Aplicação de jogos e brincadeiras no processo educativo. Importância da Arte-Terapia para o Psicopedagogo. Desenvolvimento Gráfico e Visual da Arte-Terapia. Técnicas da Arte-Terapia.
Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Institucional 20 Estudo das instituições e dos grupos. Análise de discursos. As instituições e a Psicopedagogia. Recursos para diagnóstico e intervenção em Psicopedagogia Institucional. Inserção do psicopedagogo em espaços educativos formais e não formais. Código de Ética da Psicopedagogia. Etapas do diagnóstico em Psicopedagogia Institucional. Elaboração de projetos de intervenção psicopedagogia em instituições.
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional 30 Regulamento do Estágio em Psicopedagogia. Prática do diagnóstico e da intervenção em Psicopedagogia Institucional.
Diagnóstico e Intervenção em Psicopedagogia Clínica 20 A clínica do aprender. Noção de escuta em psicanálise. Realização de anamnese na clínica psicopedagógica. Recursos para diagnóstico e intervenção na clínica psicopedagógica. Código de Ética da Psicopedagogia. Relação do psicopedagogo com a escola. Devolutiva aos pais e à escola.
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clinica – Avaliação e Intervenção 60 Regulamento do Estágio Supervisionado em Psicopedagogia. Prática do diagnóstico e intervenção em Psicopedagogia Clínica.
Metodologia do Trabalho Científico 30 Normas técnicas para formatação de trabalho científico, segundo a ABNT; Roteiro para a Formatação de uma monografia.  Elementos Pré-textuais, Textuais e Pós-textuais.Orientação e acompanhamento técnico na elaboração do Trabalho de Conclusão.
Trabalho de Conclusão de Curso- TCC --- O Trabalho de Conclusão de Curso consiste na elaboração individual de um artigo científico, orientado por um professor do curso.
Total 370  
Coordenação
João Francisco do Lago Rodrigues
E-mail: joao_lago@unit.br
Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe; Mestre em Sociologia Pela Universidade de Sergipe; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas; Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Valladolid - Espanha; Esta em processo de doutoramento pela Universidade de Burgos; É Professor adjunto da Universidade Tiradentes; É Editor Chefe da Revista Ideias & Inovação (UNIT); Também atua como Técnico da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe; Tem experiencia na áreas de Educação, Sociologia e Administração e Desenvolvimento de Programas de Especialização e Formação Profissional. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2612243813530477
 
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