Identidade Estudantil

Identidade Estudantil dos alunos dos cursos presenciais da UNIT/SE

A partir de 18 de fevereiro, os estudantes poderão adquirir sua carteira estudantil, no Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros – DAAF, do Campus Farolândia e a partir de terça-feira, dia 26 de fevereiro, nos Campi dos Interiores (Estância, Itabaiana, Propriá).

As Identidades Estudantis serão entregues aos alunos calouros, matriculados por Vestibular, Transferência Externa, Transferência Interna, Reabertura de matricula e Portador de Diploma seguindo cronograma por ordem dos cursos, conforme calendario divulgado nos murais.

A impressão das carteiras será no momento que o aluno chegar ao DAAF Farolândia, passando pelo setor de triagem para retirar a senha.

Horário de atendimento do DAAF-Farolândia:

Segunda a sexta-feira das 8h às 21h30 e aos Sábados das 8h às 12h.

Identidade Estudantil das unidades dos interiores – Estância, Itabaiana e Propriá:

A entrega das carteiras de todos os alunos matriculados em 2019.1 (calouros de todas as formas de entrada) dos Campi de Estância, Itabaiana, Propriá será a partir do dia 26 de fevereiro de 2019 no DAAF da unidade.

Horário de atendimento do DAAF (Estância, Itabaiana e Propriá):

– Segunda a Sexta-feira, das 13h às 21h30 e aos Sábados das 9h às 13h.

Alunos Veteranos

Aos alunos que já estão na casa a substituição da carteira com prazo de validade expirado, estará condicionada ao cadastro de foto no sistema magister.

2ª via da Identidade Estudantil

Alunos matriculados com carteiras danificadas, carteiras com foto apagada, quebradas, riscadas, amassadas, devem requerer a 2ª via, com pagamento de taxa, a qualquer momento, no sistema de protocolo.

Os processos de 2ª via das carteiras estudantis serão deferidos pelo DAAF após a confirmação do pagamento da taxa.

O aluno retira senha no setor de triagem e no momento do atendimento a carteira é impressa e o processo finalizado, somente no DAAF Farolândia. Para os alunos campi (Estância, Itabaiana e Propriá) a carteira será enviada para o DAAF do seu Campus. O aluno deverá acompanhar o andamento do processo e retirar a carteira no DAAF da sua unidade.

Identidade Estudantil dos alunos dos cursos EAD

Alunos dos cursos EAD terão esse calendário divulgado após o início das aulas da modalidade.

Identidade Estudantil dos alunos dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu

Alunos matriculados nos cursos de Pós-graduação, Lato-Sensu e Stricto-Sensu podem receber a carteira assim que comparecerem no DAAF Farolândia, passando pelo setor de triagem.

As catracas serão bloqueadas a partir do dia 07/03/2019.

Qualquer dúvida enviar e-mail para daaf@unit.br

Confira o Cronograma

Colação de Grau

Prezado Formando,

Solicitamos aos concludentes dos cursos da modalidade de graduação presencial que atualizem seus dados cadastrais e verifiquem suas pendências acadêmicas e administrativas para que sejam sanadas até o dia 17/12/2019. 

Informamos que a Colação de Grau para os alunos formados no semestre de 2019.2 será realizada a partir do dia 06/01/2020, conforme cronograma abaixo, no DAAF do Campus Aracaju Farolândia, localizado no Prédio da Reitoria, sala 01,  de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30 e aos sábados, das 8h às 12h.

Para os alunos formados nos cursos dos Campi de Estância, Itabaiana e Propriá, a Colação de Grau será realizada no DAAF da sua unidade, conforme horário de funcionamento local, no mesmo período. 

Procedimentos para Colação de Grau:

  1. a) Comparecer ao DAAF da sua unidade para realizar a Colação de Grau, seguindo cronograma.
  2. b)  Conferir o documento Espelho com os dados pessoais e assinar;
  3. c) Assinar a Ata de Colação de Grau;
  4. d) Receber o Atestado de conclusão de curso, com a data da colação de grau;
  5. e) O Setor de Registro de Diploma/DAAF, irá deferir o processo de Colação de Grau e irá criar um novo processo de Expedição/Registro de Diploma, onde será confeccionado o diploma, no prazo de até 30 dias e enviado para o DAAF do seu Campus;
  6. f) O formado consultará o deferimento do processo Expedição/Registro de Diploma, através do sistema magister/protocolo para retirar o diploma e o histórico;
  7. g) Para solicitar o diploma Especial (papel pergaminho) abrir o processo no magister/protocolo – Diploma (Especial) – 2ª via, após retirar o Diploma simples;
  8. h) Para o Diploma Especial a taxa é de R$ 200,00 (Duzentos reais) e a entrega no prazo de até 90 dias, sendo enviado para o DAAF do seu Campus;

Qualquer dúvida, entrar em contato com o daaf@unit.br ou ligar para 3218-2145/2211/2155.

Datas

CRONOGRAMA DE COLAÇÃO DE GRAU 2019.2
06 de janeiro de 2020 07 de janeiro de 2020 08 de janeiro de 2020
Administração Ciências Biológicas Gastronomia
Com. Social – Jornalismo Ciências Contábeis Geografia
Com. Social – Pub. e Propaganda Ciência da Computação Gestão de Recursos Humanos
Direito Design de Interiores Gestão Pública
Engenharia de Petróleo Design de Moda História
Psicologia Design Gráfico Letras
Serviço Social Sistemas de Informação Matemática
  Sistemas para Internet Pedagogia
ESTÂNCIA Redes de Computadores Petróleo e Gás
Administração    
Direito    
Serviço Social    
     
ITABAIANA    
Administração    
Direito    
Serviço Social    
     
PROPRIÁ    
Administração    
Direito    
Serviço Social    
     

 

CRONOGRAMA DE  COLAÇÃO DE GRAU 2019.2
CURSOS DO ENADE
13 de janeiro de 2020 14 de janeiro de 2020
Biomedicina Arquitetura e Urbanismo
Educação Física Engenharia Ambiental
Enfermagem Engenharia Civil
Estética e Cosmética Engenharia Elétrica
Farmácia Engenharia Mecatrônica
Fisioterapia Engenharia de Produção
Nutrição Radiologia
Odontologia Segurança no Trabalho
 
ESTÂNCIA  
Enfermagem
   
ITABAIANA  
Enfermagem

       

Colação de Grau EAD

Prezado Formando,

Solicitamos aos concludentes dos cursos de graduação na modalidade Ensino Distância, que atualizem seus dados cadastrais e verifiquem suas pendências acadêmicas e administrativas para que sejam resolvidas até a data da colação de grau.

Informamos que a Colação de Grau para os alunos formados no semestre de 2019.2 será realizada no período de 19 a 21/02/2020, no DAAF/Polo, conforme horário de funcionamento local e cronograma abaixo.

Procedimentos para Colação de Grau:

  • Comparecer ao DAAF/Polo da sua unidade para realizar a Colação de Grau, seguindo cronograma.
  • Conferir no documento Espelho do Diploma se seus dados pessoais estão corretos e assinar;
  • Assinar a Ata de Colação de Grau;
  • Receber o Atestado de Conclusão de Curso, com a data da colação de grau;
  • O Setor de Registro de Diploma/DAAF irá deferir o processo de Colação de Grau (EAD) e irá criar um novo processo de Expedição/Registro de Diploma (EAD), onde será confeccionado o diploma, no prazo de até 30 dias e enviado para o DAAF/Polo;
  • O formado consultará o deferimento do 1º fluxo do processo de Expedição/Registro de Diploma (EAD), através do sistema magister/protocolo para retirar o diploma e o histórico;
  • Para solicitar o diploma Especial (papel pergaminho) abrir o processo no magister/protocolo – Diploma Especial (EAD) 2ª via, após retirar o Diploma Simples;
  • Para o Diploma Especial a taxa é de R$ 200,00 (Duzentos reais) e a entrega no prazo de até 90 dias, sendo enviado para o DAAF/Polo;

Qualquer dúvida, entrar em contato com o daaf@unit.br ou ligar para 3218-2145/2211/2155.

CRONOGRAMA DA COLAÇÃO DE GRAU EAD 2019.2

19,  20 e 21 de fevereiro de 2020

  • ADMINISTRAÇÃO
  • ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
  • CIÊNCIAS CONTÁBEIS
  • EDUCAÇÃO FÍSICA
  • GESTÃO COMERCIAL
  • LETRAS
  • LOGÍSTICA
  • PEDAGOGIA
  • RECURSOS HUMANOS
  • SEGURANÇA NO TRABALHO
  • SERVIÇO SOCIAL

Sobre o funcionamento do DAA

O DAA é o órgão responsável pela organização, controle, execução e acompanhamento do processo de matrícula e da vida acadêmica de todos os alunos. Suas principais atribuições são registrar, informar, controlar os diversos processos, assim como, emitir todos os documentos oficiais.
Os serviços oferecidos pela Unit através do DAA podem ser solicitados pela internet ou em qualquer DAA dos seus campi e, em caso de pagamento de taxa só serão considerados efetuados após a compensação do mesmo. Cada procedimento obedece prazos definidos em Portaria.

Horário de Atendimento presencial:

CAMPUS DIAS SEMANA HORÁRIO
Aracaju Farolândia Segunda a sexta-feira 8 às 21h30
  Sábado 8 às 12h
     
Estância Segunda a sexta-feira 13 às 21h30
  Sábado 9 às 13h
     
Itabaiana Segunda a sexta-feira 13 às 21h30
  Sábado 9 às 13h
     
Própria Segunda a sexta-feira 13 às 21h30
  Sábado 9 às 13h

 

Regulamento Acadêmico

Regulamento Acadêmico 2015

Informações Gerais

Regras de conduta dentro das dependências da universidade.

  • Pessoas estranhas ao corpo docente, funcional e discente da Unit terão acesso à Instituição após identificação nas portarias.
  • Sempre que solicitado pelos agentes educadores, o aluno deverá apresentar o documento de identificação.
  • O extravio ou danificação de materiais deverá ser obrigatoriamente indenizado pelo responsável.
  • A emissão de documentos pelo DAA respeitará os prazos fixados e devem ser solicitados através do sistema Magister.
  • Não é permitido, em hipótese alguma, usar telefone celular em sala de aula, nem mesmo deixá-lo ligado. Os alunos que insistirem serão convidados a se retirar da sala.
  • É terminantemente proibido fumar em sala de aula. Os alunos que o fizerem serão convidados a se retirar da sala.

Questionamento comuns, saiba a quem recorrer

Esquecimento ou perda de algum objeto na sala de aula
Quem? Encarregado dos Serviços Gerais

Abono de faltas, encaixe de disciplinas, vagas, matrícula, etc
Onde? No DAA ou pelo sistema Magister

Problemas relativos ao Curso
Quem? Coordenador de curso. Caso não sejam resolvidas, procurar a Pró-Reitoria Adjunta de Graduação, no Campus Aracaju Farolândia. Nos campi Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá, procurar o diretor do campus

Questões relativas ao espaço físico (iluminação, ventilação, limpeza, tratamento do pessoal)
Quem? Pró-Reitoria Administrativa (Campus Aracaju Farolândia) ou diretor de campus (Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá)

Dúvidas quanto ao pagamento de taxa ou mensalidades
Quem? Diretoria Financeira (Campus Farolândia) ou Tesouraria (nos campi)

Dúvidas quanto ao Financiamento Estudantil – FIES
Quem? Departamento Financeiro ou tesourarias dos campi

Questões relativas a professores, conteúdos de disciplinas, notas, avaliações, equivalências, entre outros
Quem? Coordenador do curso ou Diretoria de de Graduação

Divulgação de cartazes e avisos
Quem? Assessoria de Comunicação no Campus Aracaju Farolândia, Direção do campus (Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá) ou gestor de pólo

Necessidade de utilização de multimeios: retroprojetor, telão, projetor de slides
Quem? CCS – Setor de áudio e vídeo

Reserva na Sala de Vídeo no Bloco F (Campus Aracaju Farolândia)
Quem? Pró-Reitoria Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa – PAPGP

Reserva na Sala de Vídeo em outros Blocos (Campus Aracaju Farolândia)
Quem? CCS- Setor de áudio e vídeo.

Reserva na Sala de Vídeo nos campi Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá
Quem? Direção do campus.

Reserva de auditório
Quem? Gabinete da Reitoria.

Dúvidas sobre cursos de extensão, seminários e palestras
Quem? Pró-Reitor Adjunta de Assuntos Comunitários e Extensão – Paace

Cursos paralelos ou de Verão/Inverno
Quem? Coordenador do curso ou Pró-Reitoria Adjunta de Graduação – PAGR

Sobre a Segurança
Quem? Departamento de Infraestrutura

Sobre Regime Especial por motivo de doença
Quem? Departamento Médico e DAA

Questões não solucionados pela Pró-Reitoria Adjunta de Graduação
Quem? Pró-Reitoria Acadêmica

Questionamento jurídicos
Quem? Assessoria Jurídica da Unit

Reserva da Capela do Campus Aracaju Farolândia
Quem? Gabinete da Reitoria

Como adquiro a minha Identidade Estudantil?

Em atualização.

Como funciona o sistema de Monitoria?

A Monitoria é ofertada a todos os alunos de graduação regularmente matriculados a partir do terceiro até o último período do curso. As inscrições serão efetivadas na Coordenação do Curso, mediante preenchimento de requerimento próprio, obedecendo às normas publicadas no edital específico, divulgado pela coordenação na segunda quinzena letiva de cada semestre.

O que caracteriza um Abandono?

O aluno que não quiser prosseguir no curso deverá comunicar ao órgão competente (DAA), através de requerimento devidamente protocolado, devendo no ato da comunicação estar com todas as parcelas quitadas até o mês em que for feito o pedido.

A não comunicação da desistência caracterizará o abandono do aluno das atividades acadêmicas. O abandono é verificado ao final de cada semestre letivo.

Observação
O abandono do aluno não caracteriza o trancamento oficial de suas atividades acadêmicas.

Quais os procedimentos de formatura?

GABINETE DA REITORIA

PORTARIA Nº 017/2006
ARACAJU, 16 DE FEVEREIRO DE 2006
O Reitor da Universidade Tiradentes – Unit, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e,
CONSIDERANDO
Que a Universidade Tiradentes ao longo de sua história sempre organizou as solenidades de colação de grau de forma a preservar toda a formalidade e brilho exigidos pela tradição acadêmica e,
CONSIDERANDO
Que com a denominada modernização das relações sociais do mundo contemporâneo, todo o rito próprio da solenidade de colação de grau tornou-se obsoleto, e em alguns casos indesejável pelo alunado em razão da formalidade imposta ao evento,
CONSIDERANDO
Que grande parte dos alunos vem organizando por conta própria solenidades festivas e simbólicas de colação de grau paralelas àquelas oficiais realizadas pela universidade, fato que vem causando certa confusão de informações perante à nossa sociedade, já que não há como diferenciar o que é oficial ou não.
RESOLVE:
Art. 1º – A Universidade Tiradentes, a partir do primeiro semestre de 2006, não mais irá organizar, realizar ou participar de qualquer tipo de solenidade de colação de grau, ficando tal responsabilidade, quando for o caso, a cargo do alunado.
Art. 2º – O ato de colação de grau dos alunos, necessário à expedição do respectivo Diploma, deverá ocorrer no Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA, e em data previamente estabelecida no Calendário Acadêmico, sem qualquer rito festivo.
Parágrafo único – Caberá ao Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA estabelecer o procedimento e prazos para a realização do ato de colação de grau previsto neste artigo.
Art. 3º – Apenas o ato de colação de grau realizado no Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA da Unit, na forma do artigo anterior, surtirá efeitos acadêmicos e legais para fins de expedição de diploma.
Art. 4º – O roteiro do cerimonial adotado pelo alunado em suas solenidades simbólicas de colação de grau será de inteira responsabilidade dos discentes, não havendo qualquer vinculação com a Universidade.
Art. 5º – È vedado a qualquer membro da comunidade acadêmica da Universidade Tiradentes participar em caráter oficial das solenidades simbólicas realizadas pelo alunado, estando livres para comparecerem na condição de convidado.
Art. 6º – Esta portaria entra em vigor a partir desta data, revogando-se todo e qualquer ato normativo interno em contrário.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE
Jouberto Uchoa de Mendonça
REITOR DA UNIT

Qual a documentação necessária para Matrícula Especial

NO ATO DO REQUERIMENTO, DEVERÁ O ALUNO APRESENTAR ORIGINAL E CÓPIA DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

– DIPLOMA
– HISTÓRICO ESCOLAR
– DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Cert. Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento)
– 01 Foto