Identidade Estudantil

Identidade Estudantil dos alunos dos cursos presenciais da UNIT/SE

A partir de 18 de fevereiro, os estudantes poderão adquirir sua carteira estudantil, no Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros – DAAF, do Campus Farolândia e a partir de terça-feira, dia 26 de fevereiro, nos Campi dos Interiores (Estância, Itabaiana, Propriá).

As Identidades Estudantis serão entregues aos alunos calouros, matriculados por Vestibular, Transferência Externa, Transferência Interna, Reabertura de matricula e Portador de Diploma seguindo cronograma por ordem dos cursos, conforme calendario divulgado nos murais.

A impressão das carteiras será no momento que o aluno chegar ao DAAF Farolândia, passando pelo setor de triagem para retirar a senha.

Horário de atendimento do DAAF-Farolândia:

Segunda a sexta-feira das 8h às 21h30 e aos Sábados das 8h às 12h.

Identidade Estudantil das unidades dos interiores – Estância, Itabaiana e Propriá:

A entrega das carteiras de todos os alunos matriculados em 2019.1 (calouros de todas as formas de entrada) dos Campi de Estância, Itabaiana, Propriá será a partir do dia 26 de fevereiro de 2019 no DAAF da unidade.

Horário de atendimento do DAAF (Estância, Itabaiana e Propriá):

– Segunda a Sexta-feira, das 13h às 21h30 e aos Sábados das 9h às 13h.

Alunos Veteranos

Aos alunos que já estão na casa a substituição da carteira com prazo de validade expirado, estará condicionada ao cadastro de foto no sistema magister.

2ª via da Identidade Estudantil

Alunos matriculados com carteiras danificadas, carteiras com foto apagada, quebradas, riscadas, amassadas, devem requerer a 2ª via, com pagamento de taxa, a qualquer momento, no sistema de protocolo.

Os processos de 2ª via das carteiras estudantis serão deferidos pelo DAAF após a confirmação do pagamento da taxa.

O aluno retira senha no setor de triagem e no momento do atendimento a carteira é impressa e o processo finalizado, somente no DAAF Farolândia. Para os alunos campi (Estância, Itabaiana e Propriá) a carteira será enviada para o DAAF do seu Campus. O aluno deverá acompanhar o andamento do processo e retirar a carteira no DAAF da sua unidade.

Identidade Estudantil dos alunos dos cursos EAD

Alunos dos cursos EAD terão esse calendário divulgado após o início das aulas da modalidade.

Identidade Estudantil dos alunos dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu

Alunos matriculados nos cursos de Pós-graduação, Lato-Sensu e Stricto-Sensu podem receber a carteira assim que comparecerem no DAAF Farolândia, passando pelo setor de triagem.

As catracas serão bloqueadas a partir do dia 07/03/2019.

Qualquer dúvida enviar e-mail para daaf@unit.br

Confira o Cronograma

Colação de Grau

Prezado (a) Formando (a),

Informamos que devido a Pandemia do Covid19 e orientações dos decretos emitidos pelos órgãos governamentais, a Colação de Grau para os formandos no semestre de 2021.1 da UNIT – SE, será realizada de forma online e presencial. 

Solicitamos aos concludentes dos cursos da modalidade de graduação presencial que atualizem seus dados cadastrais e verifiquem suas pendências acadêmicas e administrativas para que sejam sanadas até o dia 02/07/2021.

Se você optar pelo procedimento da Colação de Grau 2021.1 de forma online:

1 – Solicitar o processo no Magister Protocolo – Colação de grau 2021.1 (Online) e aguardar as orientações por e-mail.

2 – O processo estará disponível a partir de 07.07.2021.

3 – A análise iniciará a partir dessa data, por ordem da data de abertura do processo.

4 – Após devolutiva dos documentos recebidos por e-mail, o Diploma entrará em fase de expedição e será entregue em até 30 dias, você poderá acompanhar pelo Magister Protocolo.

Se você optar pelo procedimento da Colação de Grau de forma presencial:

1 – A partir de 07.07.2021, deverá agendar o atendimento presencial no Site/Fale conosco (Formados nos cursos do Campus Aracaju Farolândia), comparecer no DAAF da sua unidade, em virtude da Pandemia do Covid, temos que evitar aglomerações. Em Estância, Itabaiana e Propriá, não será necessário o agendamento, favor manter contato para confirmar o horário de atendimento.

2 – O procedimento da Colação de Grau será realizado pelo atendimento e você irá assinar os documentos no momento que comparecer.

3 – Apresentar um documento com foto.

4 – Após finalização do processo, o Diploma entrará em fase de expedição e será entregue em até 30 dias, você poderá acompanhar pelo Magister Protocolo.

 Após a realização da Colação de grau –  online ou presencial –  o formado irá receber o Histórico e o Certificado de Conclusão de Curso.

Dúvidas enviar e-mail para: registro_diploma@unit.br /(79) 3218-2145/2155.

Desejamos sucesso na sua profissão, a UNIT continua de portas abertas para recebê-lo.

Colação de Grau EAD

Prezado(a) Formando(a),

Informamos que devido a Pandemia do Covid19 e orientações dos decretos emitidos pelos órgãos governamentais, a Colação de Grau (EAD) para os formandos no semestre de 2021.1 da UNIT – SE, será realizada de forma online e presencial.

Solicitamos aos concludentes dos cursos da modalidade de graduação a distância que atualizem seus dados cadastrais e verifiquem suas pendências acadêmicas e administrativas para que sejam sanadas até o dia 02/08/2021.

Se você optar pelo procedimento da Colação de Grau (EAD) 2021.1 de forma online:

  1. Solicitar o processo no Magister Protocolo – Colação de Grau (EAD) 2021.1 (Online) e aguardar as orientações por e-mail.
  2. O processo estará disponível a partir de 07.08.2021.
  3. A análise iniciará a partir dessa data, por ordem da data de abertura do processo.
  4. Após devolutiva dos documentos recebidos por e-mail, o Diploma entrará em fase de expedição e será entregue em até 30 dias, você poderá acompanhar pelo Magister Protocolo.

Se você optar pelo procedimento da Colação de Grau de forma presencial:

  1. A partir de 07.08.2021, deverá manter contato com o Polo de apoio presencial de origem e confirmar o horário e procedimentos para o atendimento presencial, em virtude da Pandemia do Covid, temos que evitar aglomerações.
  2. O procedimento da Colação de Grau (EAD) será realizado pelo atendimento e você irá assinar os documentos no momento que comparecer no DAAF/Polo.
  3. Apresentar um documento com foto.
  4. Após finalização do processo, o Diploma entrará em fase de expedição e será entregue em até 30 dias, você poderá acompanhar pelo Magister Protocolo.

Após a realização da Colação de Grau (EAD) – online ou presencial – o formado irá receber o Histórico e o Certificado de Conclusão de Curso.

Dúvidas enviar e-mail para: registro_diploma@unit.br /(79) 3218-2145/2155.

Desejamos sucesso na sua profissão, a UNIT continua de portas abertas para recebê-lo.

Sobre o funcionamento do DAA

O DAA é o órgão responsável pela organização, controle, execução e acompanhamento do processo de matrícula e da vida acadêmica de todos os alunos. Suas principais atribuições são registrar, informar, controlar os diversos processos, assim como, emitir todos os documentos oficiais.
Os serviços oferecidos pela Unit através do DAA podem ser solicitados pela internet ou em qualquer DAA dos seus campi e, em caso de pagamento de taxa só serão considerados efetuados após a compensação do mesmo. Cada procedimento obedece prazos definidos em Portaria.

Horário de Atendimento presencial:

CAMPUSDIAS SEMANAHORÁRIO
Aracaju FarolândiaSegunda a sexta-feira8 às 21h30
 Sábado8 às 12h
   
EstânciaSegunda e quintas
Terça, quartas e Sextas
8h às 22h
13h às 22h
Sábado8h às 13h
   
ItabaianaSegunda a sexta-feira13 às 21h30
 Sábado9 às 13h
   
PrópriaSegunda a sexta-feira13 às 21h30
 Sábado9 às 13h

Regulamento Acadêmico

Regulamento Acadêmico

 

Informações Gerais

Regras de conduta dentro das dependências da universidade.

  • Pessoas estranhas ao corpo docente, funcional e discente da Unit terão acesso à Instituição após identificação nas portarias.
  • Sempre que solicitado pelos agentes educadores, o aluno deverá apresentar o documento de identificação.
  • O extravio ou danificação de materiais deverá ser obrigatoriamente indenizado pelo responsável.
  • A emissão de documentos pelo DAA respeitará os prazos fixados e devem ser solicitados através do sistema Magister.
  • Não é permitido, em hipótese alguma, usar telefone celular em sala de aula, nem mesmo deixá-lo ligado. Os alunos que insistirem serão convidados a se retirar da sala.
  • É terminantemente proibido fumar em sala de aula. Os alunos que o fizerem serão convidados a se retirar da sala.

Questionamento comuns, saiba a quem recorrer

Esquecimento ou perda de algum objeto na sala de aula
Quem? Encarregado dos Serviços Gerais

Abono de faltas, encaixe de disciplinas, vagas, matrícula, etc
Onde? No DAA ou pelo sistema Magister

Problemas relativos ao Curso
Quem? Coordenador de curso. Caso não sejam resolvidas, procurar a Pró-Reitoria Adjunta de Graduação, no Campus Aracaju Farolândia. Nos campi Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá, procurar o diretor do campus

Questões relativas ao espaço físico (iluminação, ventilação, limpeza, tratamento do pessoal)
Quem? Pró-Reitoria Administrativa (Campus Aracaju Farolândia) ou diretor de campus (Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá)

Dúvidas quanto ao pagamento de taxa ou mensalidades
Quem? Diretoria Financeira (Campus Farolândia) ou Tesouraria (nos campi)

Dúvidas quanto ao Financiamento Estudantil – FIES
Quem? Departamento Financeiro ou tesourarias dos campi

Questões relativas a professores, conteúdos de disciplinas, notas, avaliações, equivalências, entre outros
Quem? Coordenador do curso ou Diretoria de de Graduação

Divulgação de cartazes e avisos
Quem? Assessoria de Comunicação no Campus Aracaju Farolândia, Direção do campus (Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá) ou gestor de pólo

Necessidade de utilização de multimeios: retroprojetor, telão, projetor de slides
Quem? CCS – Setor de áudio e vídeo

Reserva na Sala de Vídeo no Bloco F (Campus Aracaju Farolândia)
Quem? Pró-Reitoria Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa – PAPGP

Reserva na Sala de Vídeo em outros Blocos (Campus Aracaju Farolândia)
Quem? CCS- Setor de áudio e vídeo.

Reserva na Sala de Vídeo nos campi Aracaju Centro, Estância, Itabaiana e Propriá
Quem? Direção do campus.

Reserva de auditório
Quem? Gabinete da Reitoria.

Dúvidas sobre cursos de extensão, seminários e palestras
Quem? Pró-Reitor Adjunta de Assuntos Comunitários e Extensão – Paace

Cursos paralelos ou de Verão/Inverno
Quem? Coordenador do curso ou Pró-Reitoria Adjunta de Graduação – PAGR

Sobre a Segurança
Quem? Departamento de Infraestrutura

Sobre Regime Especial por motivo de doença
Quem? Departamento Médico e DAA

Questões não solucionados pela Pró-Reitoria Adjunta de Graduação
Quem? Pró-Reitoria Acadêmica

Questionamento jurídicos
Quem? Assessoria Jurídica da Unit

Reserva da Capela do Campus Aracaju Farolândia
Quem? Gabinete da Reitoria

Como adquiro a minha Identidade Estudantil?

Em atualização.

Como funciona o sistema de Monitoria?

A Monitoria é ofertada a todos os alunos de graduação regularmente matriculados a partir do terceiro até o último período do curso. As inscrições serão efetivadas na Coordenação do Curso, mediante preenchimento de requerimento próprio, obedecendo às normas publicadas no edital específico, divulgado pela coordenação na segunda quinzena letiva de cada semestre.

O que caracteriza um Abandono?

O aluno que não quiser prosseguir no curso deverá comunicar ao órgão competente (DAA), através de requerimento devidamente protocolado, devendo no ato da comunicação estar com todas as parcelas quitadas até o mês em que for feito o pedido.

A não comunicação da desistência caracterizará o abandono do aluno das atividades acadêmicas. O abandono é verificado ao final de cada semestre letivo.

Observação
O abandono do aluno não caracteriza o trancamento oficial de suas atividades acadêmicas.

Quais os procedimentos de formatura?

GABINETE DA REITORIA

PORTARIA Nº 017/2006
ARACAJU, 16 DE FEVEREIRO DE 2006
O Reitor da Universidade Tiradentes – Unit, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais e,
CONSIDERANDO
Que a Universidade Tiradentes ao longo de sua história sempre organizou as solenidades de colação de grau de forma a preservar toda a formalidade e brilho exigidos pela tradição acadêmica e,
CONSIDERANDO
Que com a denominada modernização das relações sociais do mundo contemporâneo, todo o rito próprio da solenidade de colação de grau tornou-se obsoleto, e em alguns casos indesejável pelo alunado em razão da formalidade imposta ao evento,
CONSIDERANDO
Que grande parte dos alunos vem organizando por conta própria solenidades festivas e simbólicas de colação de grau paralelas àquelas oficiais realizadas pela universidade, fato que vem causando certa confusão de informações perante à nossa sociedade, já que não há como diferenciar o que é oficial ou não.
RESOLVE:
Art. 1º – A Universidade Tiradentes, a partir do primeiro semestre de 2006, não mais irá organizar, realizar ou participar de qualquer tipo de solenidade de colação de grau, ficando tal responsabilidade, quando for o caso, a cargo do alunado.
Art. 2º – O ato de colação de grau dos alunos, necessário à expedição do respectivo Diploma, deverá ocorrer no Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA, e em data previamente estabelecida no Calendário Acadêmico, sem qualquer rito festivo.
Parágrafo único – Caberá ao Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA estabelecer o procedimento e prazos para a realização do ato de colação de grau previsto neste artigo.
Art. 3º – Apenas o ato de colação de grau realizado no Departamento de Assuntos Acadêmicos – DAA da Unit, na forma do artigo anterior, surtirá efeitos acadêmicos e legais para fins de expedição de diploma.
Art. 4º – O roteiro do cerimonial adotado pelo alunado em suas solenidades simbólicas de colação de grau será de inteira responsabilidade dos discentes, não havendo qualquer vinculação com a Universidade.
Art. 5º – È vedado a qualquer membro da comunidade acadêmica da Universidade Tiradentes participar em caráter oficial das solenidades simbólicas realizadas pelo alunado, estando livres para comparecerem na condição de convidado.
Art. 6º – Esta portaria entra em vigor a partir desta data, revogando-se todo e qualquer ato normativo interno em contrário.
REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE
Jouberto Uchoa de Mendonça
REITOR DA UNIT

Qual a documentação necessária para Matrícula Especial

NO ATO DO REQUERIMENTO, DEVERÁ O ALUNO APRESENTAR ORIGINAL E CÓPIA DOS SEGUINTES DOCUMENTOS:

– DIPLOMA
– HISTÓRICO ESCOLAR
– DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Cert. Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento)
– 01 Foto