Quero fazer transferência de universidade – Medicina

Resultado EDITAL


Amanhã, 1º, às 14h, será realizada a 2º Etapa do processo seletivo transferência externa de Medicina 2017.1 da Unit.SE, com abertura dos portões às 13h no Campus Aracaju Farolândia, Bloco D, Térreo, Sala 03, localizado na Av. Murilo Dantas, 300 – Bairro Farolândia – Aracaju/SE

Candidatos aptos para 2ª Etapa*

*Relação atualizada


No ato do requerimento, deverá o aluno apresentar original ou cópia autenticada dos seguintes documentos, condicionada a disponibilidade de vaga, através de edital:

  • DECLARAÇÃO DE QUITAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS COM A INSTITUIÇÃO DE ORIGEM (Carimbada e assinada pela Instituição).
  • DECLARAÇÃO DE VÍNCULO
  • DECLARAÇÃO contendo a participação do Enade (Portaria 107/INEP de 22/07/2004, Art. 6º, § 2º).
  • HISTÓRICO COM MÓDULOS CURSADOS E SEU CONTEÚDO
  • DECLARAÇÃO contendo os dados do concurso Vestibular como: data, classificação, total geral de pontos e disciplinas.
  • RECONHECIMENTO DO CURSO E DO ESTABELECIMENTO DE ORIGEM, ou seja, um documento que comprove serem reconhecidos o curso e o estabelecimento de ensino do qual o aluno se transfere.
  • TABELA DE CONVERSÃO (tabela de equivalência dos conceitos) para o sistema decimal, quando o sistema de aprovação for traduzido em conceitos, carimbada e assinada pelo estabelecimento.
  • INFORMAR O ENDEREÇO ELETRÔNICO

Após o resultado para efetuar a matrícula o candidato deverá apresentar original e cópia ou cópia autenticada dos seguintes documentos:

  • DOCUMENTOS PESSOAIS (RG, CPF, Declaração de Quitação Eleitoral, Certificado Militar, Certidão de Nascimento ou Casamento).
  • IDENTIDADE e CPF do responsável para o aluno menor de 18 anos.
  • HISTÓRICO E CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Informamos que a documentação acima é obrigatória. Portanto, não aceitamos outra orientação veiculada por qualquer outro meio.

Conheça Aracaju

Ainda existe pelo menos uma grande cidade no Brasil onde o trânsito é tranquilo, o meio ambiente é preservado e as pessoas caminham tranquilamente pelas ruas, sem medo da violência. Aracaju, capital do Estado de Sergipe, no Nordeste brasileiro, ganhou destaque no Globo Repórter como lugar da qualidade de vida, pois transpira bem-estar em todos os sentidos.

Cortada por belos rios e banhada pelas águas mornas do Oceano Atlântico, a capital sergipana encanta por suas belezas naturais, seus campos, parques e manguezais. É uma cidade verde, um convite ao sossego, à contemplação da natureza. Também é lugar ideal para quem curte esportes, dos aeróbicos aos mais radicais. Aracaju dispõe de academias a céu aberto, calçadões onde os praticantes de caminhada interagem com a vegetação nativa, e tem a maior ciclovia do Brasil, proporcionalmente ao número de habitantes.

Acrescente a tudo isso uma extensa agenda cultural, índices de criminalidade menores que os de muitas cidades de interior, e um dos mais baratos custos de vida do Brasil. Por tudo isso, estudar em Aracaju é, mais do que um privilégio, um projeto de vida.

Terra de oportunidades

Sergipe é o Estado nordestino que mais gerou empregos formais entre 2000 e 2010, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de carteiras assinadas aumentou em 79%. Em 2013, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, mostra que Sergipe foi o terceiro Estado em geração de emprego, com taxa de 4,76%, frente a 3,02% do Nordeste e 2,82% do Brasil. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) sergipano está bem acima da média nacional. Cresceu 62%, de 1991 a 2010, contra 47% da média de todo o País. No Nordeste, o Estado detém o maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita (R$12.536,45, 20% acima da média regional) e a maior taxa de urbanização (83,4%). Sergipe ainda oferece a segunda melhor expectativa de vida da região (71,3 anos).

A melhor instituição de ensino superior particular do Nordeste nasceu em Aracaju. A Universidade Tiradentes (Unit) detém hoje o maior Índice Geral de Cursos (IGC) Contínuo entre as universidades privadas desta região, segundo dados do MEC. Mais do que isso, é uma referência nacional em educação. O projeto da Unit nasceu há 51 anos, com a criação do Colégio Tiradentes. Hoje, a IES tem cerca 30 mil alunos, em mais de 50 cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância.

Fundado em 1962, o Colégio Tiradentes virou Faculdades Integradas Tiradentes em 1972, e Universidade Tiradentes em 1994.

Reconhecimento como Unit:
Portaria MEC 1.274 (25 de agosto de 1994)

Último recredenciamento:
Portaria MEC 1.125 (11 de setembro de 2012)

Corpo docente

O corpo docente da Unit possui 70% de mestres e doutores, oriundos de diversos Estados do Brasil, America Latina e EUA. São professores com larga experiência na educação e como profissionais, em sua área de atuação. É neste perfil que a Unit investe para que os seus alunos tenham uma formação global e focada nas necessidades e tendências do mercado de trabalho contemporâneo.

Infraestrutura

Na Unit, o aluno tem acesso ao conhecimento com conforto e comodidade. A instituição é modelo em infraestrutura e tecnologia, com laboratórios altamente equipados, acesso a internet sem fio e um sistema acadêmico informatizado e disponibilizado para IOS e Android, que garante ao estudante a possibilidade de acompanhar a sua vida acadêmica em um celular ou tablet.

Biblioteca

A rede de bibliotecas da Universidade Tiradentes é uma das mais imponentes do Nordeste. Somente na Biblioteca Central, localizada em Aracaju, são aproximadamente 200 mil títulos e 1 milhão de exemplares, entre eletrônicos, periódicos, livros e mídias. O aluno também tem acesso às melhores bases de dados, dentre elas, a da Capes. Outra base, a Minha Biblioteca, disponibiliza 3.600 e-books, que o acadêmico pode acessar onde ele estiver.

Mestrados e doutorados

Em seus cinco programas de pós-graduação stricto sensu, a Universidade Tiradentes mostra porque é uma instituição de vanguarda. É da Unit o primeiro mestrado em Educação aprovado nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. O doutorado em Biotecnologia Industrial é o segundo aprovado no País. Já o doutorado em Saúde e Ambiente é o primeiro a unir essas importantes áreas do conhecimento no Norte/Nordeste brasileiro. Hoje, a Unit oferta cinco programas stricto sensu (Biotecnologia Industrial, Direito, Educação, Engenharia de Processos e Saúde e Ambiente).

Formação humanística

A extensão universitária está no DNA da Unit. Em todos os cursos, o aprendizado na prática, com foco aprendizado do aluno e no desenvolvimento social, é palavra de ordem. Além das ações nas comunidades mais carentes de Sergipe, os acadêmicos e professores da Universidade Tiradentes atendem a milhares de cidadãos em espaços mantidos pela instituição, como as clínicas Odontológica e de Fisioterapia, Escritório Modelo de Assistência Judiciária, Laboratório Central de Biomedicina, Centro de Educação, entre outros.

Internacionalização

O programa de intercâmbio internacional regular da Universidade Tiradentes já levou acadêmicos da Unit para praticamente todas as regiões do planeta. Os convênios incluem instituições de ensino superior de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Espanha, Portugal, Itália, Irlanda e Hungria. As parcerias envolvem alunos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu. Estudantes estrangeiros também desenvolvem estudos na Unit.

DESCOBERTA

O óleo essencial da Alpinia speciosa Schum, planta regional do Nordeste conhecida como ‘Bastão do Imperador’, tem ação relaxante que ajuda na recuperação pacientes com o sistema nervoso lesionado por doença vascular encefálica, lesões de medula, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, esclerose múltipla, entre outras enfermidades que atingem a via nervosa. A descoberta é da fisioterapeuta Edna Aragão Farias Cândido, professora de graduação e pesquisadora do mestrado e doutorado em Saúde e Ambiente da Unit.

NANOMEDICINA

Reconhecida como um dos ramos mais promissores da medicina contemporânea, a Nanomedicina atrai grande parte dos esforços científicos na busca de novos tratamentos para doenças como o câncer e a Aids, a partir da utilização da Nanotecnologia. Por meio do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial, a Universidade Tiradentes estrutura o primeiro Núcleo de Pesquisas em Nanomedicina do Brasil. “Estamos formando um grupo de pesquisadores para poder desenvolver tecnologias que auxiliem na resolução de problemas da medicina, tanto em tratamento de várias doenças, quanto no diagnóstico”, afirma Sandro da Rocha, professor da Wayne State University (EUA) e da Unit, responsável pela estruturação do Núcleo.

ALUNOS NO SÍRIO

Acadêmicos de Medicina da Unit participam de estágio em São Paulo, graças ao convênio da universidade com o Hospital Sírio-Libanês. Os alunos participam do programa CMIRA, desenvolvido pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, que possibilita aos estudantes de Medicina aprimorar habilidades médicas importantes para a prática da profissão através da competência, mobilidade estudantil, internacionalização da escola médica, residência médica e avaliação.

Unit é destaque na Saúde
São 20 anos de experiência na área, com 11 graduações, mestrado e doutorado.

A Universidade Tiradentes iniciou as atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Ciências Biológicas e da Saúde há 20 anos. De lá para cá, já são 11 graduações ofertadas (Ciências Biológicas, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia), além do mestrado e doutorado em Saúde e Ambiente.

Os cursos da Unit são generalistas, de formação científica e humanística, que conferem ao diplomado, competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade acadêmica, profissional ou cultural. A missão é formar pessoas críticas, reflexivas, comprometidas com a transformação social e o desenvolvimento regional.

Elaborados por grandes profissionais da área, com experiência acadêmica e de mercado, os projetos pedagógicos dos cursos estão alinhados com as necessidades do mercado de trabalho e são revisados semestralmente. Primam pela interdisciplinaridade nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Daí porque as graduações da Unit recebem sempre os melhores conceitos do MEC.

Além do corpo docente altamente qualificado, a Universidade Tiradentes facilita o aprendizado do aluno por meio de laboratórios ultramodernos e convênios de estágio com a maioria das instituições públicas de Saúde do Estado de Sergipe. Hoje, profissionais formados pela Universidade Tiradentes se destacam dentro e fora do Brasil.

ESPECIALDADES MÉDICAS

O Centro de Especialidades Médicas da Universidade Tiradentes (UnitMed) é o resultado de um alto investimento em tecnologia de ponta, com equipamentos como mamógrafo e raio-x digitais, e de estereotaxia, técnica moderna que permite a localização e o acesso preciso a lesões mamárias, dando condições de um diagnóstico precoce e seguro. São 18 consultórios, com 11 especialistas, e uma média de 280 atendimentos multiprofissionais por mês, o que envolve estudantes e professores de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.

FARMÁCIA CIENTÍFICA

A Farmácia Científica é um ambiente de prática da assistência farmacêutica, com atendimento à comunidade em geral. Neste espaço, os alunos de Farmácia vivenciam aspectos éticos, técnicos, sociais e humanísticos da profissão. Aliam teoria e prática, em experiências que permitem a preparação para a tomada de decisões, desenvolvimento do espírito de liderança e de habilidades administrativas, gerenciais e de comunicação entre os diversos profissionais ligados direta e indiretamente à área de saúde e com o paciente.

CLÍNICA ODONTOLÓGICA

A Clínica Odontológica da Unit serve como laboratório para os alunos e fornece atendimento a pacientes de baixa renda. Além das salas multidisciplinares para a prática pré-clínica, o complexo dispõe de um ambulatório com 30 equipamentos odontológicos, uma clínica para bebês, salas de radiologia, de cirurgia buco-maxilo-facial, entre outros espaços. As cirurgias são transmitidas para os alunos por meio de um sistema audiovisual.

CLÍNICA DE PSICOLOGIA

É neste espaço que acadêmicos de Psicologia prestam atendimento à comunidade sergipana, a partir de práticas éticas e princípios tecno-científicos na área da saúde mental. A Clínica de Psicologia tem convênio firmado com diversas entidades e instituições, como Secretaria de Estado da Saúde e Prefeituras, entre outras.

LABORATÓRIO DE BIOMEDICINA

O Laboratório Central de Biomedicina da Universidade Tiradentes é considerado um dos mais completos das instituições de ensino superior brasileiras. Dispõe de modernos equipamentos e pessoal técnico especializado para um melhor atendimento à comunidade. É um dos poucos em Sergipe a oferecer coleta e exames de líquor.

CENTRO DE FISIOTERAPIA

O Centro de Fisioterapia da Universidade Tiradentes é a maior Clínica-Escola de Fisioterapia do Nordeste e atende a pessoas carentes dos Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Um complexo de modernos laboratórios, destinados a práticas em disciplinas do ciclo básico, o que inclui uma piscina terapêutica adaptada.

Quero ser médico. O que a Unit tem para mim?

Este curso vai fazer você olhar o ser humano de outra maneira. Imagine estudar a profissão que você deseja seguir com a melhor infraestrutura, os melhores professores e com o sistema de ensino PBL, que é a sigla para Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas. Ele foi desenvolvido no Canadá e, hoje, é aplicado nas maiores universidades do mundo, incluindo Harvard, nos EUA. Em Sergipe, a Unit é a primeira a utilizar este sistema que consiste em trazer ao aluno, desde o início do curso, problemas normalmente enfrentados por médicos. Assim, você já usa a teoria aprendida em sala na prática desde o começo e é o personagem central do método de ensino.

Mas e os professores e laboratórios?

Na Unit, você tem professores que atuam no mercado, em instituições públicas e privadas, e são todos destaques na profissão. Mestres e doutores em quem você pode se espelhar. E a infraestrutura é uma das mais completas que um curso de Medicina pode ofertar, contando, inclusive, com o mais rico acervo bibliográfico. Além disso, ainda temos uma parceria com o Hospital Sírio-Libanês, um dos maiores do Brasil.

O Curso de Medicina da Unit foi autorizado através da Portaria nº 1602, de 6 de novembro de 2009, publicada no DOU nº. 213-9/11, seção 1, p. 66, da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/Mec).
 
 
 

Objetivo

Formar profissionais com conhecimento em todas as áreas da Medicina com capacidade para resolver os principais problemas de saúde da população, com visão ética, humanística, compromisso social e preocupação com o ideal da saúde do homem, na plena promoção do bem-estar físico, mental, sociocultural e político.

Como funciona essa parceria com o Sírio-Libanês?

Através desta parceria, você pode participar do projeto CMIRA, que significa Competência, Mobilidade estudantil, Internacionalização da escola médica, Residência médica e Avaliação. Ele permite que você participe de aulas através de videoconferências com professores do Sírio-Libanês, faça um curso que auxilia na preparação para provas de residência médica, tenha acesso a um banco com mais de 40 mil questões que contemplam os últimos dez anos de provas comentadas de residência médica e tenha prioridade no processo seletivo para integrar o corpo de estágio do Hospital Sírio-Libanês. E olha que só as melhores Universidades conseguem uma parceria com um dos melhores hospitais do País.

Infraestrutura

  • Bibliotecas central e setorial
  • Ambulatório com 19 especialidades médicas

Laboratórios:

  • Anatomia
  • Centro de Treinamento de Cirurgia
  • Centro de Simulação (Robótica)
  • Habilidades Médicas I (Consultórios: Geriatria e Clínica Médica; Pneumologia; e Psiquiatria)
  • Habilidades Médicas II (Consultórios: Antropometria, Saúde da Mulher e Pediatria)
  • Habilidades Médicas III (Consultórios: Trauma, Cardiologia e Procedimentos Gerais
  • Morfofuncional (I e II)