Digite sua palavra-chave

post

Como se preparar para uma Entrevista de Emprego

Como se preparar para uma Entrevista de Emprego

A entrevista de emprego é a oportunidade de conseguir uma vaga e, comumente, gera aquela ansiedade, mas como driblar o nervosismo e causar uma boa impressão? Temos algumas dicas para você se sair muito bem na sua entrevista de emprego e preparar-se é a chave para aumentar suas chances.

O currículo é o início
Use o currículo como um guia para sua entrevista. Considerando que você elaborou um currículo com o devido planejamento, seguindo as dicas que demos aqui mesmo, no post anterior (Dicas de Elaboração de Currículos, se você não leu, pode conferir clicando aqui). Planeje sua abordagem seguindo os itens do currículo, evitando desencontros nas informações e até o esquecimento, o famoso “branco”, por conta do nervosismo.

Dicas simples sobre como se vestir
Sem exageros, examine bem a vaga e escolha uma roupa adequada as suas proporções corporais, com cores mais neutras, que:
– Esteja limpa;
– Bem passada;
– Evite acessórios de grande volume;
– Evite perfumes exagerados;
– Opte por um penteado simples, mas arrumado;
– Garanta unhas limpas;
– Escolha uma vestimenta mais formal, porém, confortável;
– Os homens devem ter cabelos arrumados e barba feita;
– Já para as mulheres, o indicado é evitar exagero na maquiagem, dê preferência a algo mais no tom da pele, não use decotes, saias curtas ou saltos muito altos.

Prepare o discurso e conheça a empresa
Com antecedência, faça um exercício de preparação, separando mesmo que, só mentalmente, algumas de suas conquistas relevantes e grandes desafios que você superou nas empresas por onde passou, o que você aprendeu e o que pode oferecer.
Juntamente com essa atividade, pesquise sobre a empresa, na qual, você será entrevistado, avalie se os valores organizacionais estão de acordo com os seus, caso você não tenha definido os seus, faça o quanto antes e os tenha em mente. É possível que o entrevistador questione e queira saber o porquê deseja trabalhar na empresa, se você detém conhecimento sobre ela, fica mais fácil e assertivo responder esse questionamento.
Durante seu discurso, evite gírias, conversas com linguajar muito informal podem não ser bem interpretadas, busque falar com uma dicção segura e limpa, certamente, você ganhará pontos assim. A boa comunicação é fundamental, se for necessário, treine, essa habilidade pode ser desenvolvida assim, com prática.

Releia o anuncio da vaga
Além de pesquisar sobre a empresa, busque mais informações sobre a função concorrida, tenha certeza que se enquadra bem ao perfil pedido. Com isso, você poderá se oferecer como uma solução, que sanará a necessidade que a empresa tem ao procurar um profissional para essa área.

Aplique o Método STAR
Você já ouviu falar do método Star? É uma forma estruturada para que você narre a história dos seus feitos, sem perder o foco e garantindo uma excelente resposta. A técnica STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado) oferece uma sequência lógica de como e qual problema você teve e solucionou.

Conheça-se e estude algumas das perguntas mais frequentes em entrevistas
Embora haja perguntas bem comuns e recorrentes em entrevistas, ainda há quem tenha uma imensa dificuldade em responder e a falta do autoconhecimento é um dos principais responsáveis. Não caia nessa armadilha, prepare-se.
Saber quais são os seus objetivos, seus valores, suas qualidades, pontos a serem melhorados, onde você deseja estar nos próximos cinco anos, já é um bom começo. Mas também é comum o recrutador perguntar:
– Por que você merece a vaga?
– Cite seus pontos fracos e pontos fortes;
– O que te diferencia dos demais candidatos?
– Quais suas maiores conquistas?
– Por que deixou o último emprego?
– Você consegue trabalhar sob pressão?
– Fale um pouco a seu respeito.
Dentre outros questionamentos, então faça um resumo sobre você, analise seu perfil, se conheça, que não haverá dificuldade alguma em responder qualquer um desses questionamentos.

Faça perguntas pertinentes e ganhe pontos com isso
O ideal é além de responder aos questionamentos do entrevistador, que você também o faça perguntas, você sabia disso? Pois é, se você pesquisou sobre a empresa, certamente, poderá fazer questionamentos inteligentes e pertinentes ao recrutador e marcar assim uns pontos a mais.

Avalie previamente as mídias sociais
Evite incoerências entre o que você discursa e suas redes sociais, não é bom que você afirme que pratica atividades físicas, por exemplo, e faz um post dizendo que só faz “levantamento de copo”. Se possível, observe as políticas de privacidade e mantenha sua conta reservada e aberta somente para seus amigos.

Seja educado, ético e empático
Tenha respeito e educação ao se dirigir as pessoas, desde o seu primeiro contato você já estará sendo avaliado. Não é somente o entrevistador que interessa, não fale mal dos seus trabalhos anteriores e nem se justifique, evite atrasos, coloque-se no lugar do entrevistador.

Dicas rápidas
– Cumprimente o entrevistador com um aperto de mãos seguro;
– Demonstre energia, positividade e sorria;
– Deixe claro que tem grande interesse e que se encaixa na função, ofereça exemplos de quão preparado você está;
– Não minta e seja você, ser autêntico pode te levar ao sucesso.
No mais, desejamos boa sorte e ficamos na torcida por você.

Sem Comentários

ADICIONE SUA OPINIÃO

Your email address will not be published.