Digite sua palavra-chave

post

O seu currículo te ajuda ou atrapalha?

O seu currículo te ajuda ou atrapalha?

Dicas de Currículo

O seu currículo pode atrapalhar na conquista daquela vaga tão sonhada, já pensou nisso? A falta de planejamento ao fazer o seu currículo pode lhe custar uma boa colocação no mercado de trabalho. Compreenda que o currículo bem elaborado é um diferencial que te posicionará a frente de outros candidatos.

Pode não haver receita para um currículo certeiro, infalível, mas há formas de você potencializar suas chances e se apresentar, despertando uma vontade do empregador, pelo menos, conhecer pessoalmente.

Problemas comuns que geram o desinteresse imediato podem e devem ser evitados, como:

– Erro de português, gramatical ou de concordância;
– Exagero nas informações pessoais;
– Foto inapropriada;
– Falta de objetividade e clareza nas experiências;
– Muita cor e formatação inadequada;
– Inverdades;
– Excesso de páginas.

Para você fugir dessa armadilha, temos dicas valiosas para que seu currículo receba uma atenção diferenciada, vamos lá:

Menos pode ser mais
A menos que você seja da área de atuação criativa, como design e arquitetura, o ideal é manter o padrão tradicional no seu currículo. Fontes sóbrias como Arial, Times New Roman ou Verdana e de tamanho que possibilite uma leitura agradável, preferencialmente na cor preta, em papel de fundo branco. Firulas pode gerar uma impressão errônea, nesse caso, menos é mais. Formate o documento e salve-o em PDF evitando problemas de configuração quando for imprimir ou enviar digitalmente para o entrevistador abrir.

Informações pessoais
Não precisa inserir dados como número de CPF, RG ou outros documentos, essas informações devem ser mantidas contigo, até que sejam solicitadas, o que só deve ocorrer ao avançar no processo seletivo. Sendo assim, informe o básico:
– Seu nome completo;
– Endereço completo;
– E-mail;
– Telefone;
– Tanto o estado civil quanto a idade são opcionais.

O Objetivo
Descreva de forma sucinta e singela em qual área de atuação ou cargo está interessado e deseja se candidatar. Evite inserir informações sobre suas habilidades e características neste item.

Formação
Esse espaço é reservado para que você forneça informações acadêmicas, como o seu nível escolar, se for superior em qual área, se está completo ou em curso, especializações, intercâmbios, mestrados e outros. Insira-os em ordem cronológica invertida, considerando a data de formação, ou seja, da última para a primeira, incluindo dados como: O nome da instituição, qual o curso, ano que concluiu ou concluirá.
O idioma, se for fluente e falar mais de uma língua além da sua nativa, você pode deixar item especialmente para essa informação. Caso não, você pode optar por coloca-la neste item mesmo.
Importante: Não minta quanto ao seu nível de conhecimento em outro idioma, o entrevistador perceberá e isso poderá pesar negativamente na sua avaliação.

Experiência Profissional
A dúvida que ronda sobre o que colocar nessa parte é generalizada. Se você tiver pouca experiência, insira informações sobre estagio, trabalhos voluntários e como te edificou tais vivencias.
Já para aqueles que estão há muito tempo no mesmo cargo, descreva seu crescimento e desenvolvimento, tudo que construiu e aprendeu durante esse tempo e ao executar tal atividade.
Para aqueles que possuem uma gama de experiencias, dê preferência a incluir as mais recentes, informe o nome da instituição, data de início (admissão) e data de saída, inclua a descrição das atividades executadas e resultados obtidos com a sua contribuição, mas seja sucinto.

Referências
Alguns recrutadores utilizam na fase final do processo seletivo e quando o cargo é mais técnico é comum averiguarem, então, se você inserir esse item, escolha minuciosamente tais recomendações. Essa referência deve ser de pessoas nas quais você trabalhou e que possam ceder informações relevantes sobre sua performance em atuações passadas. Coloque o nome, cargo de ocupação dessa pessoa e contatos telefônicos.

Dicas extras
– Evite inserir informações sobre pretensão salarial, a menos que seja uma determinação da vaga pretendida;
– Revise seu currículo atentamente e passe o corretor ortográfico;
– Seja constante e coerente ao planejar seu currículo, evitando espaços para interpretações dúbias, que tende gerar a rejeição;
– Atente-se as redes sociais, em algumas empresas esse item faz parte do processo seletivo, cuidado com as mensagens que compartilha, com o que escreve e com a imagem que você propaga, se ela estiver destoante do que foi passado durante a entrevista, possivelmente você perderá a chance, o recomendável é que você tenha bom senso sempre.

Sem Comentários

ADICIONE SUA OPINIÃO

Your email address will not be published.