GTPs

Grupos de Trabalho e Pesquisa

 

LINHA 1: FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO E TREINAMENTO ESPORTIVO

Coordenação: Prof. Dr. Erik Salum de Godoy (+55 21 98157-2457)

O grupo de pesquisa envolve e desenvolve metodologias, processos, recursos relacionados ao treinamento esportivo, nas suas três dimensões – educacional, de participação e de rendimento. Para fazer parte, é necessário demonstrar o interesse à coordenação do GTP, mantendo o interesse e a participação efetiva. Atualmente, as reuniões do grupo são marcadas conforme demanda.


LINHA 2: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Coordenação: Darlan T. dos Santos (‪+55 21 96732‑9386‬)

O objetivo principal do grupo é explorar e avaliar o ambiente social e familiar, a avaliação neurobiológica, as comorbidades, o desenvolvimento motor, a epigenética, a força muscular, as intervenções terapêuticas, os métodos diagnósticos, a neuropsicológica, a participação social, a precocidade diagnóstica e a qualidade de vida de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Para fazer parte, é necessário demonstrar o interesse à coordenação do GTP, mantendo o interesse e a participação efetiva. Atualmente, as reuniões do grupo são marcadas conforme demanda.

 


LINHA 3: POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE E ESPORTE

Coordenação: Michael Douglas (‪+55 79 99816‑1476‬)  e Madson Rodrigo

Visando contribuir com a elaboração de políticas públicas, a linha se debruça sobre o potencial de desenvolvimento humano e social; de melhoria da qualidade de vida, de promoção e de proteção da saúde, propiciados pelo esporte. Especial atenção é dada para as investigações sobre a orientação da vocação, a detecção e o desenvolvimento do talento esportivo, além do desenvolvimento de inovação e novas.

tecnologias vinculadas à linha. Para fazer parte, é necessário demonstrar o interesse à coordenação do GTP, mantendo o interesse e a participação efetiva. As reuniões estão acontecendo quinzenalmente, às quartas, às 10h30.


LINHA 4: NEUROCIÊNCIAS

Coordenação: Renato Ramos Coelho (‪+55 31 99967‑2365‬)

Essa linha de pesquisa visa fatores que relacionam a motricidade humana a: funções cognitivas; aspectos emocionais; respostas cronotrópicas e bioquímicas de indivíduos de distintos perfis demográficos, saudáveis ou acometidos por transtornos mentais ou neurais; influência do estado mental durante o desempenho de tarefas motoras; efeito de intervenções de práticas mentais, biofeedback, e demais tecnologias que venham a ser aplicáveis para melhorar a performance cognitiva, psíquica e física; sistema sensoriomotor; pareamento neuromecânico. Para fazer parte, é necessário demonstrar o interesse à coordenação do GTP, mantendo o interesse e a participação efetiva. As reuniões ocorrem semanalmente às quartas, às 19h30.


LINHA 5: CÂNCER E EXERCÍCIO

Coordenação: Jani Cleria Pereira Bezerra (‪+55 21 99966‑2160‬) e Odelio Joaquim da Costa

Esse grupo de Trabalho e Pesquisa em Exercício e Oncologia vinculado ao LABIMH (Laboratório de Biociências da Motricidade Humana), na Linha de Pesquisa “Exercícios e as Doenças não Transmissíveis”, tem como objetivo pesquisar variáveis relacionadas ao Exercício em pacientes oncológicos, atuando, assim, na elaboração de projetos acadêmicos e artigos científicos. Para fazer parte, é necessário demonstrar o interesse à coordenação do GTP, mantendo o interesse e a participação efetiva. As reuniões ocorrem quinzenalmente, às quartas feiras, às 20h30.


LINHA 5: EXERCÍCIO E HIV

Coordenação: Prof. Dra. Cristiane Kelly Aquino dos Santos (+55 82 99803-0616)

O Grupo de Pesquisa investiga os efeitos do exercício na saúde e no bem-estar de pessoas com HIV/AIDS, incluindo seu impacto no sistema imunológico, na progressão da doença, na saúde mental e na qualidade de vida. O grupo também estuda estratégias de intervenção baseadas em exercícios para melhorar a saúde geral e reduzir os efeitos colaterais dos medicamentos antirretrovirais. Para fazer parte, é necessário demonstrar o interesse à coordenação do GTP, motivação para contribuir para a pesquisa nessa área e formação acadêmica em campos relacionados, possuir habilidades de comunicação, capacidade de trabalho em equipe, disponibilidade e comprometimento. As reuniões são agendadas de acordo com as demandas.


LINHA 6: MASTERFITTS: ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Coordenação: Karoll Dantas (+55 79 981043287)

O grupo de trabalho e pesquisa Masterfitts: Envelhecimento Saudável estuda a importância e os benefícios da atividade física para a saúde e qualidade de vida dos idosos. Através de pesquisas científicas, investigamos como a atividade física pode melhorar a saúde geral, recuperar a disposição e a vitalidade, retardar o envelhecimento e prevenir e tratar doenças como hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, hiperlipidemia, obesidade e depressão. O GTP também investiga e produz artigos, capítulos de livros, palestras interdisciplinares voltadas para Pessoa Idosa, informando sempre como a atividade física pode melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida dos idosos, tendo um impacto positivo na saúde mental. Além disso, pesquisamos como a atividade física pode ajudar a reduzir e regularizar a pressão arterial, prevenir a perda de massa muscular, conhecida como sarcopenia. Este grupo de pesquisa também pode explorar o efeito do exercício físico, mais precisamente a musculação, conquistando um envelhecimento saudável. Com Pesquisa, confecções de artigos de alto impacto, ajudaremos a promover o desenvolvimento humano e o bem-estar, do idoso, orientando como  desfrutar de uma vida plena com melhor qualidade.

Para fazer parte, é necessário demonstrar o interesse à coordenação do GTP. Nesse GTP, não são realizadas reuniões, e sim atividades diariamente.


LINHA 7: ESPORTE PARALÍMPICO E INCLUSÃO

Coordenação: Prof. Dr. Divaldo Martins de Souza (+ 55 91 991123202)

A linha de pesquisa engloba os estudos interdisciplinares focados na Pessoa com Deficiência e o impacto que o esporte possa vir a ter sobre sua saúde física e mental, autonomia, integração social e qualidade de vida. Especial atenção será dada ao desenvolvimento de inovação e novas tecnologias vinculadas à linha.

Para fazer parte, é necessário demonstrar o interesse à coordenação do GTP. As reuniões são realizadas quinzenalmente, às terças-feiras, às 19h.