Humanização e Promoção da Saúde no Hospital Geral

Humanização e promoção de saúde no hospital geral é um projeto de extensão universitária, com coordenação de professor Ricardo Barreto e participação de alunos do curso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit), com o objetivo de humanização das práticas e promoção de saúde nas relações do trinômio equipe-pacientes-acompanhantes no Hospital São Lucas, em Aracaju. As atividades são desenvolvidas semestralmente há mais de uma década e contribuem para a valorização da subjetividade e das dimensões psicossociais nas práticas de saúde.

A equipe da Unit, seguindo uma orientação psicanalítica, tem desenvolvido atividades em quatro horas semanais na instituição hospitalar, nas quais se trabalha com grupos de discussão sobre a internação, recursos expressivos artísticos e lúdicos com acompanhantes e pacientes devidamente triados. Tais ações têm sido um dispositivo de ruptura do modelo biomédico na área de saúde em prol de uma abordagem da complexidade da hospitalização por intermédio de um olhar biopsicossocial.

As ações extensionistas melhoram as relações no hospital e o bem-estar dos participantes e têm agradado tanto ao seu público-alvo, que elogia o programa e propõe sua continuação e aumento, quanto ao corpo discente, que se sente transformado com a experiência. Já foram publicados dois artigos científicos e uma monografia sobre o projeto, evidenciando efeitos muito positivos das atividades na formação profissional do corpo discente.