CPA
A Universidade Tiradentes objetiva continuamente a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, e para que essa melhoria seja efetivada sabe que a participação de todos os sujeitos que compõem o cenário educacional é primordial.
Professores, alunos, funcionários e a sociedade são essenciais no processo de análise e reconhecimento dos serviços ofertados pela Unit, sendo assim, ouvi-los promove o autoconhecimento e a tomada de decisão. E esse processo ocorre através da Autoavaliação Institucional, promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).
A Comissão Própria de Avaliação é prevista pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com o disposto no art. 11, cada instituição deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações que possibilitem melhorias funcionais e educativas. Essas comissões devem ser cadastradas no INEP e devem ser compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada.
A CPA da Unit tem trabalhado com objetivo de conscientizar cada vez mais a comunidade acadêmica sobre a concepção de Autoavaliação e sua utilização como instrumento de gestão, fortalecendo o processo democrático interno, com legitimidade, transparência e objetividade. De modo que os resultados obtidos nesse processo analítico-reflexivo sejam integrados aos processos decisórios nos diversos âmbitos de gestão da universidade, possibilitando o aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e administrativo, subsidiando a gestão institucional.
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E-mail: cpa@unit.br
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Calendário de Avaliações Internas
Acompanhe a agenda de avaliações internas coordenadas pela Comissão Própria de Avaliação:
Retorno de Avaliações
Por meio do sistema Magister, do site da Instituição, quadro de avisos e de reuniões com as áreas acadêmicas e administrativas da IES, os resultados dos processos avaliativos desenvolvidos pela CPA são amplamente divulgados.
Semestralmente, os dados da Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica são atualizados e colocados à disposição de forma detalhada para professores e alunos.
Os resultados das avaliações são também analisados pelos gestores, coordenadores e pela própria CPA, que por meio de reuniões e grupos de debates propõe ações para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição.
A CPA também promove a divulgação das demandas apresentadas pelos diversos segmentos da Instituição e informa quais ações estão sendo desenvolvidas para corrigir eventuais fragilidades e aperfeiçoar as potencialidades já identificadas.
Nessa perspectiva, a Universidade almeja como visão de futuro: “Manter a liderança entre as instituições privadas no Estado de Sergipe, ampliando a participação no mercado através do reconhecimento da qualidade e excelência dos nossos serviços educacionais, seguindo os indicadores de qualidade do MEC”.
Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica
Todos os questionários os respondentes atribuem um conceito que está distribuído em uma escala que vai de 1 a 5, onde:
- 5 = Excelente
- 4 = Muito bom
- 3 = Bom
- 2 = Regular
- 1 = Insuficiente
Conheça os questionários de avaliação
1) Contribuição do plano de ensino e aprendizagem (ementa, objetivos, metodologia de ensino, critérios de avaliação, conteúdos e bibliografia (básica e complementar) apresentado e disponibilizado pelo professor para os seus estudos foi: |
2) Avalie o professor com relação ao cumprimento de horários previstos para início e término das aulas? (Pontualidade) |
3) Como você avalia a frequência do professor às aulas? (Assiduidade) |
4) Avalie o professor em relação ao cumprimento do conteúdo do Plano Integrado de Trabalho (PIT), disponível no Magister. |
5) Desafio para aprofundar conhecimentos e desenvolver competências críticas e reflexivas a partir de metodologias de ensino utilizadas pelo professor. |
6) Coerência entre as avaliações de aprendizagem (Provas, Medida de eficiência(ME), trabalhos práticos, relatórios, etc) e o conteúdo ministrado. |
7) Estímulo para estudar e aprender a partir da relação professor-aluno durante o semestre. |
8) Atividades apresentadas pelo professor que articulam a teoria e a prática profissional. |
9) Incentivo do professor para a utilização de livros, artigos, periódicos e demais itens para ampliação do seu conhecimento. |
10) Como você avalia a orientação de trabalhos e desenvolvimento de atividades práticas realizadas em sala de aula e/ou aquelas desenvolvidas fora de sala de aula? |
1) Como você avalia a comunicação da coordenação do curso com os alunos? |
2) A coordenação do curso promoveu ações de mediação em situações eventuais de conflito ocorridas na relação professor-aluno. |
3) Avalie o atendimento prestado pela coordenação do curso quanto a resolução de problemas. |
4) Domínio do coordenador a respeito das informações sobre a instituição e clareza no repasse aos alunos. |
5) Atendimento presencial aos discentes mantido pela coordenação de curso. |
1) Como você avalia a comunicação da coordenação do curso? |
2) Como você avalia a atuação da coordenação do curso em relação ao acompanhamento das atividades do Programa de Formação Docente, estágios, pesquisa, extensão, monitoria e demais politicas institucionais? |
3) Como você avalia o engajamento da coordenação para o desenvolvimento do curso. |
4) Atribua um conceito a coordenação quanto às divulgações das atividades do colegiado de curso. |
5) Atribua um conceito a Coordenação de Curso quanto a divulgação de atividades do Núcleo Docente Estruturante. |
6) Qual conceito você atribui a qualidade das reuniões pedagógicas organizadas pala Coordenação de Curso? |
1) Avalie o professor quanto ao preenchimento do PIT no início de cada semestre letivo? |
2) Avalie o professor com relação ao cumprimento de horários previstos para início e término das aulas? (Pontualidade) |
3) Avalie o professor a frequência do professor às aulas? (Assiduidade) |
4) Como você avalia a comunicação do docente com a coordenação do curso. |
5) Avalie o docente quanto à participação e envolvimento em eventos do curso (Semana do curso, Semex, Sempesq, Jornada Pedagógica, Seminários, Oficinas). |
6) Avalie a relação interpessoal do professor com os alunos? |
1) Avalie o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para sua autonomia e autoestudo. |
2) Facilidade na utilização e/ou navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). |
3) Avalie o Plano de Ensino e Aprendizagem (ementa, objetivos, metodologia de ensino, critérios de avaliação, conteúdos e bibliografias) disponibilizado no AVA. |
4) Contribuição dos Conteúdos do livro para aprendizagem. |
5) Contribuição das Vídeoaulas para aprendizagem. |
6) Importância dos Podcast para esclarecimentos de conteúdo. |
7) Facilitação dos Objetos de Aprendizagem para compreensão dos conteúdos. |
8) Importância do Fórum de Discussão para interação e sua aprendizagem. |
9) Relação entre as Medidas de Eficiências (ME) e os Conteúdos da disciplina. |
10) Relação entre a Avaliação Online (AO) e os Conteúdos da disciplina. |
11) Clareza nas orientações para a elaboração da Avaliação Online (AO). |
12) Relação entre as questões abordadas na Prova Presencial e os Conteúdos da disciplina. |
13) Contribuição do Encontro Presencial para a realização das atividades. |
14) Atendimento prestado pelo Professor Tutor Virtual, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). |
15) Atendimento presencial prestado pelo Tutor, na sala de orientação. |
16) Divulgação das informações acadêmicas para o desenvolvimento da disciplina, postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
17) Satisfação com o processo de Agendamento de Provas. |
18) Praticidade do Chromebook para a resolução das questões da Prova Presencial. |
19) Atendimento prestado pelo Suporte Técnico. |
20) Satisfação geral com a disciplina online cursada. |
QUESTÕES |
1) Avalie a ação de acolhimento para orientações de funcionamento da disciplina híbrida e acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). |
2) Facilidade na utilização e/ou navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). |
3) Facilidade na utilização e/ou navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo aplicativo de celular Pulse/D2L. |
4) Avalie a coerência entre os Conteúdos Didáticos disponíveis para estudo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o Plano de Ensino Aprendizagem. |
5) Avalie a contribuição para aprendizagem dos Conteúdos Didáticos disponíveis para estudo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). |
6) Avalie o professor em relação à articulação de suas aulas com os conteúdos disponíveis no AVA |
7) Avalie a clareza das orientações prestadas pelo Professor Tutor Virtual para realização da Medida de Eficiência (ME). |
8) Avalie o atendimento prestado pelo Professor Tutor Virtual, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). |
9) Avalie a interação do professor Tutor Virtual no Fórum de Discussões, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). |
10) Avalie a divulgação de informações acadêmicas para o desenvolvimento da disciplina, postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem. |
11) Avalie a qualidade do atendimento prestado pela equipe de assessoria das disciplinas. |
12) Avalie sua satisfação geral com a disciplina híbrida cursada. |
QUESTÕES |
1) Avalie o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para sua autonomia e autoestudo. |
2) Avalie a facilidade de utilização e/ou navegação no ambiente para desenvolvimento das etapas do Projeto de Extensão. |
3) Avalie a facilidade de utilização e/ou navegação pelo aplicativo de celular Pulse/D2L para desenvolvimento das etapas do Projeto de Extensão. |
4) Avalie o Plano de Ensino e Aprendizagem – PEA da Experiência Extensionista disponibilizado para seu aprendizado. |
5) Avalie os materiais disponíveis para elaboração e/ou desenvolvimento do Projeto Extensionista. |
6) Avalie o professor preceptor em relação às orientações para o planejamento do Projeto de Extensão. |
7) Avalie o professor preceptor em relação às orientações para o desenvolvimento das etapas das atividades extensionista. |
8) Avalie a coerência entre as avaliações feita pelo professor preceptor em relação ao desenvolvimento de suas atividades extensionista. |
9) Avalie a contribuição da Experiência Extensionista para a comunidade. |
10) Avalie a contribuição da Experiência Extensionista para a sua formação profissional, ética e cidadã. |
Avaliação Institucional
A Autoavaliação Institucional é uma ferramenta que tem por objetivo assegurar a qualidade e desenvolvimento contínuo da Universidade Tiradentes. Esse processo participativo envolve toda a comunidade acadêmica – alunos, professores, gestores e colaboradores – que contribuem com suas opiniões por meio de questionários específicos. Através de suas respostas, identificamos pontos fortes, desafios e oportunidades, por isso a participação de todos é fundamental para o sucesso desse processo. Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e regulamentada pelo SINAES, conforme a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065, a avaliação abrange as seguintes áreas:
- Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
- Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
- Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
- Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
- Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição
- Eixo 3: Políticas Acadêmicas
- Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
- Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade
- Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes
- Eixo 4: Políticas de Gestão
- Dimensão 5: Políticas de Pessoal
- Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição
- Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira
- Eixo 5: Infraestrutura Física
- Dimensão 7: Infraestrutura Física
Os questionários de avaliação são disponibilizados no Sistema Acadêmico durante o período de avaliação, que ocorre bienalmente. Acesse o link abaixo para conferir os resultados da nossa última Autoavaliação Institucional
Composição Atual 2023
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é composta por integrantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e representante da Sociedade Civil Organizada. Atualmente é definida através de Portaria n. 134/2023, e tem a seguinte composição:
Representantes Titulares:
- Caroline de Oliveira Bomfim – Presidente.
- Profª. Elayne Emília Santos Souza – Representante dos Coordenadores de Curso.
- Prof. Raimundo Giovanni Franca Matos – Representante dos docentes da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
- Profª. Millena Moreira Fontes – Representante dos docentes da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas.
- Profª. Juliana Maria Dantas Mendonça Borges – Representante dos docentes da Área de Ciências Biológicas e da Saúde.
- Isaaky Luis Alves Nascimento – Representante dos Discentes da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
- Elias dos Santos Oliveira – Representante dos Discentes da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas.
- Dryelle Karoline de Almeida Silveira – Representante dos Discentes da Área de Ciências Biológicas e da Saúde.
- Emily Thereza de Jesus Santos – Representante dos Discentes do Campus Estância.
- Ariel Ingrid Silva Santana – Representante dos Discentes do Campus Itabaiana.
- José Davi Nascimento Silva – Representante dos Discentes do Campus Propriá.
- Prof. Daniel Neves Pinto – Representante do Núcleo de Ensino à Distância.
- Júlia Rayane Santos Andrade – Representante dos Discentes do Ensino à Distância.
- Leandro Magno Silveira dos Santos – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Farolândia (Aracaju).
- Josefa Rivanda Ramos Santos – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Estância.
- Samira Menezes Guimarães – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Itabaiana.
- Jeferson Moraes Lima Silva – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Propriá.
- Maria José Guimarães Vieira – Representante da Sociedade Civil Organizada.
Representantes Suplentes:
- Profª. Ivania Maria de Morais Souto – Representante dos Coordenadores de Curso.
- Prof. Antenor de Oliveira Silva Neto – Representante dos Docentes.
- Walbert Barros Oliveira – Representante do Corpo Técnico Administrativo.