CPA

A Universidade Tiradentes objetiva continuamente a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, e para que essa melhoria seja efetivada sabe que a participação de todos os sujeitos que compõem o cenário educacional é primordial.

Professores, alunos, funcionários e a sociedade são essenciais no processo de análise e reconhecimento dos serviços ofertados pela Unit, sendo assim, ouvi-los promove o autoconhecimento e a tomada de decisão. E esse processo ocorre através da Autoavaliação Institucional, promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A Comissão Própria de Avaliação é prevista pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com o disposto no art. 11, cada instituição deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações que possibilitem melhorias funcionais e educativas. Essas comissões devem ser cadastradas no INEP e devem ser compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada.

A CPA da Unit tem trabalhado com objetivo de conscientizar cada vez mais a comunidade acadêmica sobre a concepção de Autoavaliação e sua utilização como instrumento de gestão, fortalecendo o processo democrático interno, com legitimidade, transparência e objetividade. De modo que os resultados obtidos nesse processo analítico-reflexivo sejam integrados aos processos decisórios nos diversos âmbitos de gestão da universidade, possibilitando o aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e administrativo, subsidiando a gestão institucional.

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E-mail: cpa@unit.br

Links importantes

Retorno de Avaliações

Por meio do sistema Magister, do site da Instituição, quadro de avisos e de reuniões com as áreas acadêmicas e administrativas da IES, os resultados dos processos avaliativos desenvolvidos pela CPA são amplamente divulgados.

Semestralmente, os dados da Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica são atualizados e colocados à disposição de forma detalhada para professores e alunos.

Os resultados das avaliações são também analisados pelos gestores, coordenadores e pela própria CPA, que por meio de reuniões e grupos de debates propõe ações para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição.

A CPA também promove a divulgação das demandas apresentadas pelos diversos segmentos da Instituição e informa quais ações estão sendo desenvolvidas para corrigir eventuais fragilidades e aperfeiçoar as potencialidades já identificadas.

Nessa perspectiva, a Universidade almeja como visão de futuro: “Manter a liderança entre as instituições privadas no Estado de Sergipe, ampliando a participação no mercado através do reconhecimento da qualidade e excelência dos nossos serviços educacionais, seguindo os indicadores de qualidade do MEC”.

Avaliação Institucional 2019

                              

 

 

PRESENCIAL

UNIVERSIDADE TIRADENTES

 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2019 – PRESENCIAL   

Questões

Médias

Atendimento prestado pela biblioteca

4,26

Utilização das ferramentas do Google for Education.

4,24

Funcionalidade do Magister.

4,15

Espaço físico da Biblioteca.

4,14

Os conteúdos abordados nas disciplinas do curso se relacionam.

4,14

Atendimento prestado pelos técnicos dos laboratórios.

4,09

Instalações para estudos coletivos e individuais na Biblioteca.

4,05

Instalações de auditórios e miniauditórios em relação a dimensão, iluminação, climatização, mobiliário, acústica e limpeza.

4,03

Serviços prestados pelo setor de segurança (agentes educadores)

4,03

Aspecto geral dos ambientes da Instituição (sanitários, mini-shopping e áreas externas) quanto à limpeza.

4,01

Contribuição dos eventos acadêmicos (semana do curso, palestras, simpósios, Semex, Sempesq etc.) para a formação do aluno.

4,00

Importância e funcionalidade das avaliações internas (Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica, e Avaliação Institucional).

3,97

Funcionalidade do sistema Pergamum da Biblioteca.

3,97

Biblioteca virtual (E-books, base de dados, periódicos) quanto a relevância para seu curso.

3,96

 

                                              EAD

UNIVERSIDADE TIRADENTES

 AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL – 2019 – EAD   

Questões

Médias

Disponibilidade do Tutor nos plantões de tutoria presencial.

3,97

Condições de iluminação das salas de aulas do polo de apoio presencial.

3,97

Facilidade do Tutor em aplicar a Produção de Aprendizagem Significativa (PAS) e outras atividades orientadas pelos docentes nos plantões presenciais.

3,91

Contribuição do estágio curricular (obrigatório) para o seu desenvolvimento técnico, profissional e ético.

3,88

Facilidade do tutor quanto à comunicação e ao esclarecimento de dúvidas nos plantões presenciais.

3,87

Contribuição da avaliação de autoaprendizagem e PAS(Produção de Aprendizagem Significativa) para seu aprendizado.

3,81

Horário de funcionamento do polo de apoio presencial.

3,76

Condições de ventilação das salas de aulas do polo de apoio presencial.

3,73

Contribuição do estágio extracurricular (não obrigatório) para o seu desenvolvimento técnico, profissional e ético.

3,71

Coerência da Produção de Apredizagem Significativa (PAS) com a metodologia e com os materiais didáticos disponibilizados.

3,70

Pontualidade na disponibilização dos conteúdos e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

3,69

Os conteúdos dos livros didáticos disponibilizados no AVA contribuem para sua formação profissional?

3,68

Facilidade do professor quanto à comunicação e ao esclarecimento de dúvidas nas aulas.

3,66

 

Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica

Todos os questionários os respondentes atribuem um conceito que está distribuído em uma escala que vai de 1 a 5, onde:

  • 5 = Excelente
  • 4 = Muito bom
  • 3 = Bom
  • 2 = Regular
  • 1 = Insuficiente

Conheça os questionários de avaliação

1) Contribuição do plano de ensino e aprendizagem (ementa, objetivos, metodologia de ensino, critérios
de avaliação, conteúdos e bibliografia (básica e complementar) apresentado e disponibilizado
pelo professor para os seus estudos foi:
2) Avalie o professor com relação ao cumprimento de horários previstos para início e término
das aulas? (Pontualidade)
3) Como você avalia a frequência do professor às aulas? (Assiduidade)
4) Avalie o professor em relação ao cumprimento do conteúdo do Plano Integrado de Trabalho (PIT),
disponível no Magister.
5) Desafio para aprofundar conhecimentos e desenvolver competências críticas e reflexivas
a partir de metodologias de ensino utilizadas pelo professor.
6) Coerência entre as avaliações de aprendizagem (Provas, Medida de eficiência(ME),
trabalhos práticos, relatórios, etc) e o conteúdo ministrado.
7) Estímulo para estudar e aprender a partir da relação professor-aluno durante o
semestre.
8) Atividades apresentadas pelo professor que articulam a teoria e a prática profissional.
9) Incentivo do professor para a utilização de livros, artigos, periódicos e demais
itens para ampliação do seu conhecimento.
10) Como você avalia a orientação de trabalhos e desenvolvimento de atividades práticas
realizadas em sala de aula e/ou aquelas desenvolvidas fora de sala de aula?
1) Como você avalia a comunicação da coordenação do curso com os alunos?
2) A coordenação do curso promoveu ações de mediação em situações eventuais de conflito ocorridas
na relação professor-aluno.
3) Avalie o atendimento prestado pela coordenação do curso quanto a resolução de problemas.
4) Domínio do coordenador a respeito das informações sobre a instituição e clareza no repasse aos
alunos.
5) Atendimento presencial aos discentes mantido pela coordenação de curso.
1) Como você avalia a comunicação da coordenação do curso?
2) Como você avalia a atuação da coordenação do curso em relação ao acompanhamento das atividades
do Programa de Formação Docente, estágios, pesquisa, extensão, monitoria e demais politicas institucionais?
3) Como você avalia o engajamento da coordenação para o desenvolvimento do curso.
4) Atribua um conceito a coordenação quanto às divulgações das atividades do colegiado de curso.
5) Atribua um conceito a Coordenação de Curso quanto a divulgação de atividades do Núcleo Docente
Estruturante.
6) Qual conceito você atribui a qualidade das reuniões pedagógicas organizadas pala Coordenação
de Curso?
1) Avalie o professor quanto ao preenchimento do PIT no início de cada semestre letivo?
2) Avalie o professor com relação ao cumprimento de horários previstos para início e término das
aulas? (Pontualidade)
3) Avalie o professor a frequência do professor às aulas? (Assiduidade)
4) Como você avalia a comunicação do docente com a coordenação do curso.
5) Avalie o docente quanto à participação e envolvimento em eventos do curso (Semana do curso, Semex,
Sempesq, Jornada Pedagógica, Seminários, Oficinas).
6) Avalie a relação interpessoal do professor com os alunos?
1. Avalie o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para sua autonomia e autoestudo.
2. Facilidade na utilização e/ou navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
3. Avalie o Plano de Ensino e Aprendizagem (ementa, objetivos, metodologia de ensino, critérios de avaliação, conteúdos e bibliografias) disponibilizado no AVA.
4. Contribuição dos Conteúdos do livro para aprendizagem.
5. Contribuição das Vídeoaulas para aprendizagem.
6. Importância dos Podcast para esclarecimentos de conteúdo.
7. Facilitação dos Objetos de Aprendizagem para compreensão dos conteúdos.
8. Importância do Fórum de Discussão para interação e sua aprendizagem.
9. Relação entre as Medidas de Eficiências (ME) e os Conteúdos da disciplina.
10. Relação entre a Avaliação Online (AO) e os Conteúdos da disciplina.
11. Clareza nas orientações para a elaboração da Avaliação Online (AO).
12. Relação entre as questões abordadas na Prova Presencial e os Conteúdos da disciplina.
13. Contribuição do Encontro Presencial para a realização das atividades.
14. Atendimento prestado pelo Professor Tutor Virtual, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
15. Atendimento presencial prestado pelo Tutor, na sala de orientação.
16. Divulgação das informações acadêmicas para o desenvolvimento da disciplina, postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
17. Satisfação com o processo de Agendamento de Provas.
18. Praticidade do Chromebook para a resolução das questões da Prova Presencial.
19. Atendimento prestado pelo Suporte Técnico.
20. Satisfação geral com a disciplina online cursada.

Composição Atual 2020

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é composta por integrantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e representante da Sociedade Civil Organizada. Atualmente é definida através de Portaria n. 32-A/2019, e tem a seguinte composição:

Representantes Titulares:

  • Prof. Auro de Jesus Rodrigues – Presidente.
  • Prof. Hugo Jose Xavier Santos – Representante dos Coordenadores de Curso.
  • Prof. Vilobaldo Cardoso Neto – Representante dos docentes da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Prof. Alex Sandro Barreto Melo – Representante dos docentes da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas.
  • Prof. Daniel Neves Pinto – Representante dos docentes da Área de Ciências Biológicas e da Saúde.
  • Jeferson Feitoza Vitorio – Representante dos Discentes da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas.
  • Victor Hugo Almeida Santos Leite – Representante dos Discentes da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
  • Mariana Alves Melo Santana da Silva – Representante dos Discentes da Área de Ciências Biológicas e da Saúde.
  • Prof. Claudio Marcos Praxedes Dias – Representante do Núcleo de Ensino à Distância.
  • Janine Silva Belo  – Representante dos Discentes do Ensino à Distância.
  • Leandro Magno Silveira dos Santos – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Farolândia (Aracaju).
  • Maria José Guimarães Vieira – Representante da Sociedade Civil Organizada.
  • Kézia de Souza Santos – Representante dos Discentes do Campus Estância.
  • Josefa Rivanda Ramos Santos – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Estância.
  • Anne Karine Freire Santos – Representante dos Discentes do Campus Itabaiana.
  • Elisângela Barreto Peixoto – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Itabaiana.
  • Ana Beatriz Santos Oliveira – Representante dos Discentes do Campus Propriá.
  • Jeferson Moraes Lima Silva – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Propriá.

Representantes Suplentes:

  • Profª Viviane Andrade de Oliveira Dantas – Representante dos Coordenadores de Curso.
  • Profª Kathia Cilene Santos Nascimento – Representante dos Docentes.
  • Marcia Regina Marques Paiva – Representante do Corpo Técnico Administrativo.