CPA

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A Universidade Tiradentes objetiva continuamente a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, e para que essa melhoria seja efetivada sabe que a participação de todos os sujeitos que compõem o cenário educacional é primordial.

Professores, alunos, funcionários e a sociedade são essenciais no processo de análise e reconhecimento dos serviços ofertados pela Unit, sendo assim, ouvi-los promove o autoconhecimento e a tomada de decisão. E esse processo ocorre através da Autoavaliação Institucional, promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A Comissão Própria de Avaliação é prevista pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com o disposto no art. 11, cada instituição deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações que possibilitem melhorias funcionais e educativas. Essas comissões devem ser cadastradas no INEP e devem ser compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada.

A CPA da Unit tem trabalhado com objetivo de conscientizar cada vez mais a comunidade acadêmica sobre a concepção de Autoavaliação e sua utilização como instrumento de gestão, fortalecendo o processo democrático interno, com legitimidade, transparência e objetividade. De modo que os resultados obtidos nesse processo analítico-reflexivo sejam integrados aos processos decisórios nos diversos âmbitos de gestão da universidade, possibilitando o aperfeiçoamento do desempenho acadêmico e administrativo, subsidiando a gestão institucional.

Saiba mais sobre a CPA da Unit, clique no link e assista o vídeo preparado pelos estudantes da Agência Prática.

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E-mail: cpa@unit.br

Links importantes

Calendário de Avaliações Internas

Acompanhe a agenda de avaliações internas coordenadas pela Comissão Própria de Avaliação:

CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES INTERNAS 2025 – 1º Semestre

Retorno de Avaliações

Por meio do sistema Magister, do site da Instituição, quadro de avisos e de reuniões com as áreas acadêmicas e administrativas da IES, os resultados dos processos avaliativos desenvolvidos pela CPA são amplamente divulgados.

Semestralmente, os dados da Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica são atualizados e colocados à disposição de forma detalhada para professores e alunos.

Os resultados das avaliações são também analisados pelos gestores, coordenadores e pela própria CPA, que por meio de reuniões e grupos de debates propõe ações para melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Instituição.

A CPA também promove a divulgação das demandas apresentadas pelos diversos segmentos da Instituição e informa quais ações estão sendo desenvolvidas para corrigir eventuais fragilidades e aperfeiçoar as potencialidades já identificadas.

Nessa perspectiva, a Universidade almeja como visão de futuro: “Ser até 2026, a universidade do nordeste desejada pelo mercado e comunidade acadêmica, por sua referência em qualidade, inovação e empregabilidade.”

Avaliação Nominal Docente e da Gestão Acadêmica

Todos os questionários os respondentes atribuem um conceito que está distribuído em uma escala que vai de 1 a 5, onde:

  • 5 = Excelente
  • 4 = Muito bom
  • 3 = Bom
  • 2 = Regular
  • 1 = Insuficiente

Conheça os questionários de avaliação

1) Contribuição do plano de ensino e aprendizagem (ementa, objetivos, metodologia de
ensino, critérios
de avaliação, conteúdos e bibliografia (básica e complementar) apresentado e
disponibilizado
pelo professor para os seus estudos foi:
2) Avalie o professor com relação ao cumprimento de horários previstos para início e
término
das aulas? (Pontualidade)
3) Como você avalia a frequência do professor às aulas? (Assiduidade)
4) Avalie o professor em relação ao cumprimento do conteúdo do Plano Integrado de
Trabalho (PIT),
disponível no Magister.
5) Desafio para aprofundar conhecimentos e desenvolver competências críticas e
reflexivas
a partir de metodologias de ensino utilizadas pelo professor.
6) Coerência entre as avaliações de aprendizagem (Provas, Medida de eficiência(ME),
trabalhos práticos, relatórios, etc) e o conteúdo ministrado.
7) Estímulo para estudar e aprender a partir da relação professor-aluno durante o
semestre.
8) Atividades apresentadas pelo professor que articulam a teoria e a prática
profissional.
9) Incentivo do professor para a utilização de livros, artigos, periódicos e demais
itens para ampliação do seu conhecimento.
10) Como você avalia a orientação de trabalhos e desenvolvimento de atividades
práticas
realizadas em sala de aula e/ou aquelas desenvolvidas fora de sala de aula?
1) Como você avalia a comunicação da coordenação do curso com os alunos?
2) A coordenação do curso promoveu ações de mediação em situações eventuais de
conflito ocorridas
na relação professor-aluno.
3) Avalie o atendimento prestado pela coordenação do curso quanto a resolução de
problemas.
4) Domínio do coordenador a respeito das informações sobre a instituição e clareza
no repasse aos
alunos.
5) Atendimento presencial aos discentes mantido pela coordenação de curso.
1) Como você avalia a comunicação da coordenação do curso?
2) Como você avalia a atuação da coordenação do curso em relação ao
acompanhamento das atividades
do Programa de Formação Docente, estágios, pesquisa, extensão, monitoria e demais
politicas institucionais?
3) Como você avalia o engajamento da coordenação para o desenvolvimento do curso.
4) Atribua um conceito a coordenação quanto às divulgações das atividades do
colegiado de curso.
5) Atribua um conceito a Coordenação de Curso quanto a divulgação de atividades do
Núcleo Docente
Estruturante.
6) Qual conceito você atribui a qualidade das reuniões pedagógicas organizadas pala
Coordenação
de Curso?
1) Avalie o professor quanto ao preenchimento do PIT no início de cada semestre letivo?
2) Avalie o professor com relação ao cumprimento de horários previstos para início e
término das
aulas? (Pontualidade)
3) Avalie o professor a frequência do professor às aulas? (Assiduidade)
4) Como você avalia a comunicação do docente com a coordenação do curso.
5) Avalie o docente quanto à participação e envolvimento em eventos do curso (Semana
do curso, Semex,
Sempesq, Jornada Pedagógica, Seminários, Oficinas).
6) Avalie a relação interpessoal do professor com os alunos?
  1. Avalie o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em relação a facilidade de utilização e/ou navegação para sua autonomia e autoestudo.
  2. Avalie o Plano de Ensino e Aprendizagem – PEA (ementa, objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação e bibliografias), disponibilizado no AVA.
  3. Avalie a contribuição dos conteúdos das Unidades de aprendizagem.
  4. Avalie a contribuição das vídeo aulas para aprendizagem.
  5. Avalie a importância do Fórum de Discussão para interação e aprendizagem.
  6. Avalie a coerência entre as Medidas de Eficiências (ME) e os Conteúdos da disciplina.
  7. Avalie a coerência entre a Avaliação Online (AO) e os Conteúdos da disciplina.
  8. Avalie a clareza nas orientações para elaboração da Avaliação Online (AO).
  9. Avalie a coerência entre as questões abordadas na Prova Presencial e os Conteúdos da disciplina.
  10. Avalie a importância das Conferências Semanais realizadas pelo Professor Regente para aprendizagem.
  11. Avalie o atendimento prestado pelo Professor Tutor Virtual, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
  12. Avalie o atendimento presencial prestado pelo Tutor, na sala de orientação.
  13. Avalie a divulgação das informações acadêmicas para o desenvolvimento da disciplina, postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
  14. Avalie a satisfação com o processo de Agendamento de Provas.
  15. Avalie a praticidade do Chromebook para a resolução das questões da Prova Presencial.
  16. Avalie o atendimento prestado pelo Fale Conosco disponível no AVA.
  17. Avalie sua satisfação geral com a disciplina online cursada.
QUESTÕES
1) Avalie a ação de acolhimento para orientações de funcionamento da disciplina híbrida e acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
2) Facilidade na utilização e/ou navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
3) Facilidade na utilização e/ou navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pelo aplicativo de celular Pulse/D2L.
4) Avalie a coerência entre os Conteúdos Didáticos disponíveis para estudo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e o Plano de Ensino Aprendizagem.
5) Avalie a contribuição para aprendizagem dos Conteúdos Didáticos disponíveis para estudo, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
6) Avalie o professor em relação à articulação de suas aulas com os conteúdos disponíveis no AVA
7) Avalie a clareza das orientações prestadas pelo Professor Tutor Virtual para realização da Medida de Eficiência (ME).
8) Avalie o atendimento prestado pelo Professor Tutor Virtual, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
9) Avalie a interação do professor Tutor Virtual no Fórum de Discussões, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
10) Avalie a divulgação de informações acadêmicas para o desenvolvimento da disciplina, postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
11) Avalie a qualidade do atendimento prestado pela equipe de assessoria das disciplinas.
12) Avalie sua satisfação geral com a disciplina híbrida cursada.
  1. Avalie a Experiência Extensionista em que está matriculado, quanto a(ao):
    1. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para sua autonomia e autoestudo.
    2. Facilidade de utilização e/ou navegação no ambiente virtual de gestão de projetos (DreamShaper) para o desenvolvimento das etapas do Projeto de Extensão.
    3. Execução das atividades extensionistas previstas no planejamento da Experiência Extensionista.
    4. Plano de Ensino e Aprendizagem (PEA) da Experiência Extensionista disponibilizado para seu aprendizado.
    5. Recursos didáticos (artigos, e-books, livros e etc) disponibilizados pelo professor para elaboração e/ou desenvolvimento do Projeto Extensionista.
  2. Como você avalia a contribuição da Experiência Extensionista:
    1. Para comunidade.
    2. Para sua formação profissional, ética e cidadã.
  3. Avalie o professor, selecionado anteriormente, em relação à:
    1. Orientações para o planejamento do Projeto de Extensão.
    2. Orientações para o desenvolvimento das etapas das atividades extensionistas.
    3. Coerência entre as avaliações feita pelo professor preceptor em relação ao desenvolvimento de suas atividades extensionistas.
  4. Qual é o seu nível de satisfação geral com a Experiência Extensionista?

Avaliação Institucional

A Autoavaliação Institucional é uma ferramenta que tem por objetivo assegurar a qualidade e desenvolvimento contínuo da Universidade Tiradentes. Esse processo participativo envolve toda a comunidade acadêmica – alunos, professores, gestores e colaboradores – que contribuem com suas opiniões por meio de questionários específicos. Através de suas respostas, identificamos pontos fortes, desafios e oportunidades, por isso a participação de todos é fundamental para o sucesso desse processo. Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e regulamentada pelo SINAES, conforme a Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065, a avaliação abrange as seguintes áreas:

  • Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
  • Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
  • Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
  • Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
  • Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição
  • Eixo 3: Políticas Acadêmicas
  • Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
  • Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade
  • Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes
  • Eixo 4: Políticas de Gestão
  • Dimensão 5: Políticas de Pessoal
  • Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição
  • Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira
  • Eixo 5: Infraestrutura Física
  • Dimensão 7: Infraestrutura Física

Os questionários de avaliação são disponibilizados no Sistema Acadêmico durante o período de avaliação, que ocorre bienalmente. Acesse o link abaixo para conferir os resultados da nossa última Autoavaliação Institucional

Resultados da Autoavaliação Institucional 2023

Composição da CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é composta por integrantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e representante da Sociedade Civil Organizada. Atualmente é definida através de Portaria n.56/2025, e tem a seguinte composição:

Representantes Titulares:

  1. Caroline de Oliveira Bomfim – Presidente
  2. Profa. Ivania Maria de Morais Souto – Representante dos Coordenadores de Curso
  3. Prof. Raimundo Giovanni Franca Matos – Representante dos docentes da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  4. Profa. Millena Moreira Fontes – Representante dos docentes da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas
  5. Profa. Guadalupe Sales Ferreira – Representante dos docentes da Área de Ciências Biológicas e da Saúde
  6. Murilo Pedral Mota – Representante dos Discentes da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas
  7. Guilherme Silveira Lima de Menezes – Representante dos Discentes da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  8. Dryelle Karoline de Almeida Silveira – Representante dos Discentes da Área de Ciências Biológicas e da Saúde
  9. Prof. Daniel Neves Pinto – Representante do Núcleo de Ensino à Distância
  10. Alisson Celestino Santos Veiga Leite – Representante dos Discentes do Ensino à Distância
  11. Leandro Magno Silveira dos Santos – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Farolândia (Aracaju)
  12. Maria José Guimarães Vieira – Representante da Sociedade Civil Organizada
  13. Emily Thereza de Jesus Santos – Representante dos Discentes do Campus Estância
  14. Josefa Rivanda Ramos Santos – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Estância
  15. Ariel Ingrid Silva Santana – Representante dos Discentes do Campus Itabaiana
  16. Samira Menezes Guimarães – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Itabaiana
  17. José Davi Nascimento Silva – Representante dos Discentes do Campus Propriá
  18. Jeferson Moraes Lima Silva – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Propriá

Representantes Suplentes:

  1. Prof. Antenor de Oliveira Silva Neto – Representante dos Coordenadores de Curso
  2. Walbert Barros Oliveira – Representante do Corpo Técnico Administrativo