CPA

A Universidade Tiradentes objetiva continuamente a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, e para que essa melhoria seja efetivada sabe que a participação de todos os atores que compõem o cenário educacional é primordial.

Professores, alunos, funcionários e a sociedade são essenciais no processo de análise e reconhecimento dos serviços ofertados pela Instituição, sendo assim, ouví-los promove o autoconhecimento e a tomada de decisão. E esse processo ocorre através da Autoavaliação Institucional, promovida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A Comissão Própria de Avaliação é prevista pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004. De acordo com o disposto no art. 11, cada instituição deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações que possibilitem melhorias funcionais e educativas. Essas comissões devem ser cadastradas no INEP e devem ser compostas por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organizada.

Confira nossas estatísticas


FUNCIONALIDADE DO MAGISTER ESPAÇO FÍSICO DA BIBLIOTECA
INSTALAÇÕES DE AUDITÓRIO E MINIAUDITÓRIOS EM RELAÇÃO à DIMENSÃO, ILUMINAÇÃO, CLIMATIZAÇÃO, MOBILIÁRIO, ACÚSTICA E LIMPEZA INSTALAÇÕES PARA ESTUDOS COLETIVOS E INDIVIDUAIS NA BIBLIOTECA
OS CONTEÚDOS ABORDADOS NAS DISCIPLINAS DO CURSO SE RELACIONAM FUNCIONALIDADE DO SISTEMA PERGAMUM DA BIBLIOTECA
ASPECTO GERAL DOS AMBIENTES DA INSTITUIÇÃO (SANITÁRIOS, MINISHOPPING E ÁREAS EXTERNAS) QUANTO À LIMPEZA DISPONIBILIDADE NA BIBLIOTECA DA BIBLIOGRAFIA BÁSICA RECOMENDADA NAS DISCIPLINAS DO CURSO
ATENDIMENTO PRESTADO PELO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOs ACADÊMICOS (DAA) CONTRIBUIÇÃO DOS EVENTOS ACADÊMICOS (SEMANA DO CURSO, PALESTRAS, SIMPÓSIOS, SEMEX, SEMPESQ ETC.) PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO

 

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E-mail: cpa@unit.br

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Avaliação Institucional

Todos os questionários os respondentes atribuem um conceito que está distribuído em uma escala que vai de 1 a 5, onde:

  • 5 = Excelente
  • 4 = Muito bom
  • 3 = Bom
  • 2 = Regular
  • 1 = Insuficiente

Conheça os questionários de avaliação

Questionário discente avalia docent

Contribuição do plano de ensino e aprendizagem (ementa, objetivos, metodologia de ensino, critérios de avaliação, conteúdos e bibliografia (básica e complementar) apresentado e disponibilizado pelo professor para os seus estudos foi:

Avalie o professor com relação ao cumprimento de horários previstos para início e término das aulas? (Pontualidade)

Como você avalia a frequência do professor às aulas? (Assiduidade)

Avalie o professor em relação ao cumprimento do conteúdo do Plano Integrado de Trabalho (PIT), disponível no Magister.

Desafio para aprofundar conhecimentos e desenvolver competências críticas e reflexivas a partir de metodologias de ensino utilizadas pelo professor.

Coerência entre as avaliações de aprendizagem (Provas, Medida de eficiência(ME), trabalhos práticos, relatórios, etc) e o conteúdo ministrado.

Estímulo para estudar e aprender a partir da relação professor-aluno durante o semestre.

Atividades apresentadas pelo professor que articulam a teoria e a prática profissional.

Incentivo do professor para a utilização de livros, artigos, periódicos e demais itens para ampliação do seu conhecimento.

Como você avalia a orientação de trabalhos e desenvolvimento de atividades práticas realizadas em sala de aula e/ou aquelas desenvolvidas fora de sala de aula?

Questionário discente avalia coordenador

Como você avalia a comunicação da coordenação do curso com os alunos?

A coordenação do curso promoveu ações de mediação em situações eventuais de conflito ocorridas na relação professor-aluno.

Avalie o atendimento prestado pela coordenação do curso quanto a resolução de problemas.
Domínio do coordenador a respeito das informações sobre a instituição e clareza no repasse aos alunos.
Atendimento presencial aos discentes mantido pela coordenação de curso.

Questionário discente avalia a disciplina Online

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) possibilita autonomia para o autoestudo

Facilidade na utilização e/ou navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem

Divulgação das informações necessárias para o desenvolvimento da disciplina postadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Os conteúdos trabalhados na disciplina contribuem para sua formação acadêmica.

Contribuição das vídeoaulas para a facilitação de aprendizagem.

Contribuição dos Podcast para a facilitação de aprendizagem.

Contribuição dos objetos de aprendizagem para a facilitação de aprendizagem.

Qualidade do conteúdo do livro impresso para sua aprendizagem.

Importância dos fóruns de discussão para a sua aprendizagem.

Relação entre o conteúdo da disciplina e a Avaliação de autoaprendizagem (ME).

Clareza e objetividade nas avaliações de autoaprendizagem (ME).

Relação entre o conteúdo da disciplina e a PAS (Produção de Aprendizagem Significativa)

Clareza e objetividade para elaboração da PAS (Produção de Aprendizagem Significativa)

Atendimento prestado pelo professor no ambiente virtual de aprendizagem.

Clareza e objetividade das informações enviadas pelo professor.

Contribuição do Encontro Presencial para a realização das atividades.

Atendimento prestado pelo suporte técnico.

Satisfação geral com a disciplina online cursada.

Questionário docente avalia a coordenação

Como você avalia a comunicação da coordenação do curso?


Como você avalia a atuação da coordenação do curso em relação ao acompanhamento das atividades do Programa de Formação Docente, estágios, pesquisa, extensão, monitoria e demais politicas institucionais?


Como você avalia o engajamento da coordenação para o desenvolvimento do curso.


Atribua um conceito a coordenação quanto às divulgações das atividades do colegiado de curso.


Atribua um conceito a Coordenação de Curso quanto a divulgação de atividades do Núcleo Docente Estruturante.


Qual conceito você atribui a qualidade das reuniões pedagógicas organizadas pala Coordenação de Curso?

Questionário coordenação avalia docente

Avalie o professor quanto ao preenchimento do PIT no início de cada semestre letivo?

Avalie o professor com relação ao cumprimento de horários previstos para início e término das aulas? (Pontualidade)

Avalie o professor a frequência do professor às aulas? (Assiduidade)

Como você avalia a comunicação do docente com a coordenação do curso.

Avalie o docente quanto à participação e envolvimento em eventos do curso (Semana do curso, Semex, Sempesq, Jornada Pedagógica, Seminários, Oficinas).

Avalie a relação interpessoal do professor com os alunos?

Composição Atual 2017

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é composta por integrantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e representante da Sociedade Civil Organizada. Atualmente é definida através de portaria 055/2017, e tem a seguinte composição:

Representantes Titulares:

Prof. José Adailton Barroso da Silva – Presidente.

Profª Valéria Cristina Bonini – Representante dos Coordenadores de Curso.

Profª Andréa Karla Ferreira Nunes – Representante dos docentes da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Prof. Alex Sandro Barreto Melo – Representante dos docentes da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas.

Profª Wanessa Lordelo Pedreira – Representante dos docentes da Área de Ciências Biológicas e da Saúde.

Bruno Lima Alves – Representante dos Discentes da Área de Ciências Exatas e Tecnológicas.

Marília S. Nunes Cruz – Representante dos Discentes da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Mariana Alves Melo Santana da Silva – Representante dos Discentes da Área de Ciências Biológicas e da Saúde.

Profª Maria Ione Vasconcelos de Menezes – Representante docente do Núcleo de Ensino à Distância.

Elda Freire Lobo – Representante dos Discentes do Ensino à Distância.

Maria Verônica de Santana – Representante dos Técnico Administrativos Aracaju.

Flávio Augusto Guimarães Rocha – Representante dos Discentes do Campus Estância.

Carolina Pugliese Lima – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Estância.

Anne Karine Freire Santos – Representante dos Discentes do Campus Itabaiana.

Elisângela Barreto Peixoto – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Itabaiana.

Bruno Lamarque Nobre dos Santos – Representante dos Discentes do Campus Propriá.

Marcela Luiza Leite de Santana – Representante do Corpo Técnico Administrativo do Campus Propriá.

Maria José Guimarães Vieira – Representante da Sociedade Civil Organizada

Representantes Suplentes:

Profª Viviane Andrade de Oliveira Dantas – Representante dos Coordenadores de Curso.

Profª Janilce Santos Domingues Graça – Representante dos Docentes.

Luciana Santos Batista – Representante dos funcionários.