História Unit

 

A Universidade Tiradentes – Unit – é a primeira instituição de ensino superior particular criada em Sergipe, Nordeste brasileiro, há 56 anos. A Universidade se destaca pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente e modernas instalações. Atualmente, quase 80% do professorado são compostos por doutores ou mestres, além disso, 70% dos docentes estão envolvidos em outras atividades de ensino, pesquisa ou extensão.

 

Em Sergipe, sua história nasceu no ano de 1962, com a criação do Colégio Tiradentes, que foi alçado à faculdade em 1972 e à universidade em 1994. Atualmente, possui cinco campi no estado: Centro, Farolândia, Itabaiana, Propriá e Estância. Além deles, há 23 polos de educação a distância em cinco estados do Nordeste brasileiro.

Somente na Unit Sergipe há mais de 38 mil alunos, distribuídos em mais de 60 graduações – presenciais e a distância; 20 cursos de especialização; 10 MBAs, programas de pós-graduação scricto sensu (cinco mestrados e cinco doutorados), sendo três deles com nota 5 e dois com nota 4, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Um desses programas é o doutorado da Rede Nordeste de Biotecnologia – Renorbio, do qual a Unit é a única instituição de ensino superior particular nucleadora.

A estrutura da Unit Sergipe soma uma área total com mais de 255 mil metros quadrados, incluindo as bibliotecas dos campi e polos que têm um acervo de cerca de 150 mil itens – dentre livros, periódicos, monografias, mapas, filmes, documentários e outros materiais digitalizados. Os campi contam, ainda, com laboratórios de alta tecnologia para cada área do ensino; anfiteatros; salas modernas e conectadas; auditórios; minishoppings; vila olímpica; e teatro. O Complexo de Comunicação Social, o Núcleo de Práticas Jurídicas, a Clínica de Psicologia, o Laboratório Central de Biomedicina e o Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia compõem a estrutura de ensino e extensão universitária ofertada pela instituição para que os estudantes apliquem, na prática, o conhecimento adquirido em sala de aula.

Para valorizar todas as áreas nas quais a universidade tem atuação, os projetos extensionistas desencadeados a partir do planejamento dos cursos são concretizados em práticas acadêmicas desenvolvidas ao longo da formação do estudante. Tais práticas colocam os alunos mais próximos e integrados com a comunidade local, agregando experiências no seu processo de formação profissional. A extensão, portanto, uma das bases do tripé da educação superior, é grande responsável pela contribuição da Unit para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Diante das várias parcerias junto a órgãos dos governos estadual e municipal, a respeitabilidade e confiabilidade da Unit também são evidenciadas a partir de ações com empresas privadas e órgãos de fomento, dentre as quais se destacam a Codevasf, a Fapitec, a Capes, o Sebrae e a Petrobras.

Recentemente, o Google concedeu elevado destaque à Universidade Tiradentes como case de sucesso no site “Juntos dá para fazer mais”, no qual a multinacional relata as melhores práticas dos seus parceiros. De forma pioneira no Brasil, a Unit investiu na estruturação de learning spaces e na integração de ferramentas do Google for Education ao seu sistema acadêmico – estudantes e professores interagem de qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo.

 

Em 2015, a Unit participou de uma das nove combinações de universidades contempladas pelo programa 100,000 Strong in the Americas Innovation Fund para intercâmbio estudantil patrocinado pela ExxonMobil. Em 2014, foi apresentada no Guia de Excelência da Universidade de Cambridge como referência de qualidade na educação.

 

Todas essas iniciativas voltadas à internacionalização da educação superior aceleraram a instalação do Tiradentes Institute, centro de estudos em parceria com a Universidade de Massachusetts, em Boston, celeiro de ensino superior do mundo. A inauguração aconteceu em dezembro de 2017, fortalecendo a missão da instituição em formar cidadãos críticos e capazes de contribuir para o desenvolvimento do mundo globalizado.

 

Para ampliar as diretrizes do ensino de qualidade da IES no Brasil, estabelece-se o Grupo Tiradentes como entidade corporativa de gestão institucional da Universidade Tiradentes, em Sergipe; do Centro Universitário Tiradentes, em Maceió-AL; da Faculdade Integrada de Pernambuco, no Recife; e da Faculdade Tiradentes, em Jaboatão dos Guararapes-PE. Juntas, as instituições alcançam a marca de 50 mil estudantes universitários e, com isso, o Grupo Tiradentes se tornou um dos maiores grupos educacionais do Nordeste brasileiro.