História Unit

Há 61 anos surgia a Universidade Tiradentes (Unit), primeira Instituição de Ensino Superior particular de Sergipe. Até janeiro de 2024, mais de 98 mil profissionais se formaram na Unit. A Universidade se destaca pelo alto nível de qualificação de seu corpo docente, empregabilidade entre seus alunos e egressos, inovação e modernas instalações. Cerca de 80% do corpo docente é composto por doutores ou mestres, além disso, 70% dos docentes estão envolvidos em outras atividades de ensino, pesquisa ou extensão.

Em Sergipe, sua história nasceu no ano de 1962, com a criação do Colégio Tiradentes, que foi alçado à faculdade em 1972 e à universidade em 1994. Atualmente, possui cinco campi em Sergipe: Centro e Farolândia (em Aracaju), Itabaiana, Propriá e Estância. Além deles, há mais de 30 polos EAD instalados em sete estados do Nordeste brasileiro, além de São Paulo.

Somente na Unit Sergipe há mais de 17 mil alunos, distribuídos em mais de 49 cursos de graduações – presenciais e a distância; 63 cursos de especialização entre 16 áreas; e cinco Programas de Pós-Graduação Stricto sensu, destes, quatro são avaliados com nota 6 (sendo 7 a nota máxima) e o mais recente avaliado com nota 5. As notas são atribuídas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A Universidade Tiradentes é a primeira instituição de ensino superior a oferecer doutorado em Direito no Estado de Sergipe.

Estrutura

A estrutura da Unit Sergipe soma uma área total com mais de 255 mil metros quadrados, incluindo as bibliotecas dos campi e polos que têm um acervo de cerca de 150 mil itens – dentre livros, periódicos, monografias, mapas, filmes, documentários e outros materiais digitalizados. Os campi contam, ainda, com laboratórios de alta tecnologia para cada área do ensino; anfiteatros; salas modernas e conectadas; auditórios; minishoppings; vila olímpica; e teatro.

O Complexo de Comunicação Social; os Núcleos de Práticas Jurídicas; a Clínica de Psicologia; a Clínica de Odontologia; o Laboratório Central de Biomedicina; e o Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia compõem a estrutura de ensino e extensão universitária ofertada pela instituição para que os estudantes apliquem, na prática, o conhecimento adquirido em sala de aula.

Para valorizar todas as áreas nas quais a universidade tem atuação, os projetos extensionistas desencadeados a partir do planejamento dos cursos são concretizados em práticas acadêmicas desenvolvidas ao longo da formação do estudante. Tais práticas colocam os alunos mais próximos e integrados com a comunidade local, agregando experiências no seu processo de formação profissional. A extensão, portanto, uma das bases do tripé da educação superior, é grande responsável pela contribuição da Unit para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Parcerias

Diante das várias parcerias junto a órgãos dos governos estadual e municipal, a respeitabilidade e confiabilidade da Unit também são evidenciadas a partir de ações com empresas privadas e órgãos de fomento, dentre as quais se destacam Capes, Sebrae, Fapitec e Petrobrás.

Em dezembro de 2018, o Google concedeu o reconhecimento mundial à Universidade Tiradentes como referência na plataforma Google for Education. É que de forma pioneira no Brasil, a Unit investiu na estruturação de learning spaces e na integração de ferramentas do Google for Education ao seu sistema acadêmico – estudantes e professores interagem de qualquer lugar, a qualquer hora e de qualquer dispositivo.

Em 2015, a Unit participou de uma das nove combinações de universidades contempladas pelo programa 100,000 Strong in the Americas Innovation Fund para intercâmbio estudantil patrocinado pela ExxonMobil. Em 2014, foi apresentada no Guia de Excelência da Universidade de Cambridge como referência de qualidade na educação.

Internacionalização

Todas essas iniciativas voltadas à internacionalização da educação superior aceleraram a instalação do Tiradentes Institute, centro de estudos em parceria com a Universidade de Massachusetts, em Boston (EUA), celeiro de ensino superior do mundo. A inauguração aconteceu em dezembro de 2017, fortalecendo a missão da instituição em formar cidadãos críticos e capazes de contribuir para o desenvolvimento do mundo globalizado.

Sem contar no Programa de Mobilidade Acadêmica (Promai) e outros projetos relacionados à coordenação de Relações Internacionais.

Para ampliar as diretrizes do ensino de qualidade da IES no Brasil, estabeleceu-se o Grupo Tiradentes como entidade corporativa de gestão institucional da Universidade Tiradentes em Sergipe; do Centro Universitário Tiradentes, no Recife (PE); e da Faculdade Tiradentes em Goiana (PE). Juntas, as instituições alcançam cerca de 40 mil estudantes universitários e, com isso, o Grupo Tiradentes é um dos mais importantes grupos educacionais do Nordeste brasileiro.