Fonte de Informações
Normas
A plataforma oferece mais de cem normas brasileiras sobre a liberdade de informação nas esferas federal, estadual e municipal. A consulta pode ser feita por município, estado, tipo de norma e dispositivo ou tema. Transparência, orçamento público, publicidade e participação política estão entre os mais de vinte temas do sistema de busca. O site reúne também diferentes tratados sobre direitos humanos e o acesso a informações, além de oferecer um modelo de lei de acesso à informação.
COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas)
A Organização Pan-Americana de Normas Comissão, é uma entidade privada sem fins lucrativos, operando com plena autonomia e duração ilimitada.
Grupos Os organismos nacionais de normalização (NSB) das Américas, que agora número 28 membros e 9 membros aderentes ativos. COPANT é a referência para a normalização técnica e avaliação da conformidade dos países das Américas e os seus homólogos internacionais, e promove o desenvolvimento de seus membros.
AMN (AssociaçãoMercosul de Normalização)
A Asociación Mercosur de Normalización é uma associação civil, sem fins lucrativos, não governamental, reconhecida pelo Grupo Mercado Comum – GMC. É o único organismo responsável pela gestão da normalização voluntária no âmbito do Mercosul.
Dados Estatísticos
UNESCO Institute for Statistics – UIS
Estatísticos sobre o Brasil O Instituto de Estatística da UNESCO [UNESCO Institute for Statistics – UIS] responde pelos estudos estatísticos da UNESCO, criado em julho de 1999 com os objetivos de coletar uma vasta gama de informação estatística de qualidade para auxiliar os Estados Membros na análise da eficiência e efetividade de seus programas e informar suas decisões políticas, além de interpretar e reportar sobre a situação global em relação à educação, ciência e tecnologia, cultura e comunicação, inclusive no Brasil.Estão listados abaixo os links para instituições que são responsáveis por estudos estatísticos no Brasil nas áreas de mandato da UNESCO.IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (Brasil)
IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
MDS – Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Paises@
O site Paises@ permite conhecer e comparar os países reconhecidos pela ONU, através de seus principais indicadores demográficos, sociais, econômico, redes, meio ambiente e objetivos do milênio.
FGV Dados – Informação Econômica Online
Acesso: Alguns indicadores e serviços encomendados ou assinatura
Dentre os índices disponíveis, está o Índice Geral de Preços (IGP), o mais abrangente indicador de inflação do país, composto pelo de Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e pelo Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC).
O FGVDados oferece, ainda, um conjunto de indicadores de outras entidades, como índices de preços, cotações de moedas, taxas de juros e índices de ações.
Worldometers
Gera dados estatisticos em tempo real por pais.
SEI
SEI disponibiliza os dados recentemente divulgados da PNAD 2011. Estes se referem à Bahia, bem como sua região metropolitana, à Região Nordeste e ao Brasil, possibilitando situar o estado com relação a estas unidades territoriais. Os dados da PNAD 2011 estão disponibilizados juntamente com as informações das PNAD’s de 2001 a 2009 (reponderados através da revisão 2008 das Projeções Populacionais), para efeitos comparativos
SEADE
Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados. Apresenta indicadores do Estado de São Paulo.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Acesso: restrito
Conheça os números que confirmam que o agronegócio brasileiro é moderno, eficiente e competitivo. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, etanol de cana-de-açúcar e suco de laranja. Além disso, lidera o ranking das vendas externas do complexo soja (farelo, óleo e grão).
ANUÁRIO ESTATÍSTICO – 2012
O Anuário Estatístico da Secretaria do Desenvolvimento da Produção é uma coletânea de informações que visa fornecer indicadores atualizados do setor industrial, apresentados de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do IBGE.
Instituto Nacional de Estatística
European Commission
Base de Dados gratuita contendo informação de natureza económica-financeira agregada por sectores de actividade procedentes de empresas de 11 países europeus, dos Estados Unidos e do Japão, a partir de 1980.
Bloomberg
EMIS Benchmark
Acesso:assinatura
O BPR Benchmark é uma ferramenta para análise de Risco de Crédito e medidas de pontuação, incluindo demonstrações financeiras, ratings e informações qualitativas de empresas e setores em uma interface que pode ser customizada pelo usuário. Além disso, oferece informações detalhadas de contatos das empresas.
DealWatch
Acesso: assinatura
Base de dados on-line focada em fusões, aquisições, ofertas públicas, privatizações, venda de ativos e outras transações de mercado, disponibiliza um completo conjunto de informações sobre cada transação com múltiplos e uma análise explicativa de cada “deal”.
Eurekahedge
Acesso: alguns índices mediante registro
Base de dados contendo informações sobre fundos de hedge norte-americanos, europeus, asiáticos e da América Latina. Mantém uma lista de 24.680 fundos vivos e extintos incluindo dados de retornos, ativos sobre gerenciamento, estratégias e características dos fundos.
ISI Emerging Markets
Acesso: Assinatura
Base de dados, focada em mercados emergentes, composta por informações das principais fontes de notícias, relatórios e balanços de empresas (capital aberto e fechado), estudos e estatísticas setoriais, dados macroeconômicos e do mercado financeiro, atualizadas diariamente.
IMG eLibrary – Data
Contém aproximadamente 32.000 séries históricas cobrindo mais de 200 países e inclui todas as suas séries mostradas nas estatísticas financeiras nternacionais. Traz também séries de taxas de câmbio para todos os países membros do FMI, mais Aruba e Antilhas Holandesas. Possui relatórios da aioria dos países do mundo, com dados correntes sobre inflação e deflação, ados de câmbio, liquidez internacional, transações bancárias internacionais, moedas e bancos, taxas de juros, preços, produção, transações internacionais, contas governamentais e contas nacionais.
Latin American – Consensus Forecasts
Acesso: livre mediante registro
Inclui o ano vigente e mais aproximadamente 2 anos de previsão. (liberado no dia da publicação) junto com desvio padrão alto e baixo para 10 variáveis nos 7 maiores países (Argentina, Brasil, Chile, México, Venezuela, Colômbia e Peru). Históricos de previsões de dados mensais desses países estão disponíveis desde março de 1993; com exceção de Colômbia e Peru, cujos dados datam de agosto de 1997.
Economatica
Informações gerais: Traz balanços, cotações, proventos e composição acionária de empresas brasileiras com ações negociadas em Bolsa, e também índices econômicos, tais como: IBOVESPA, IGP-M, IGP-DI, Dólar, FGV100, Dow Jones, IPC e outros. Os dados são atualizados diariamente, com série histórica desde 1986.
Thomson Reuters
Thomson One for Investment Management 6.0
Acesso: PAGO
Aprenda a ter informações detalhadas de apenas uma empresa ou de um portfolio de empresas, tais como:
- Balanços financeiros;
- Estimativas dos principais dados fundamentalistas detalhados;
- Calendário de eventos corporativos e indicadores econômicos;
- Cotações de mercado de diversos ativos;
- Composição acionária das empresas;
- Perfil de investidores por empresa, fundo, setor e país;
- Análise do mercado de fusões e aquisições.
The World Bank
Acesso: livre
Base mantida pelo Banco Mundial, contem mais de 800 indicadores a respeito do desenvolvimento macroeconômico de diversos países, com dados censitários, ambientais econômicos, mercadológicos, entre outros.
Conab Companhia Nacional de Abastecimento
Indicadores da Agropecuária Brasileira
Repositórios
Banco Internacional de Objetos Educacionais – MEC
O Banco Internacional de Objetos Educacionais é um repositório criado em 2008 pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latino-americana de Portais Educacionais – RELPE, Organização dos Estados Iberoamericanos – OEI e outros. Este repositório está integrado ao Portal do Professor, também do Ministério da Educação.
MITOPENCOUSEWARE
Espaço coordenado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos. Esta é uma iniciativa de apoio à missão fundamental do MIT – promover conhecimento e educação para melhor servir à nação e ao mundo.
OCW – OPENCOURSEWARE
Massachussets Institute of Technology e outras disponibilizam o material de aula que os seus professores utilizam nos ensinos junto a um guia de estudo.
Repositório da FCDEF/Universidade Coimbra
Apresenta diversos repositórios institucionais nacionais e internacionais com publicações acadêmicas (periódicos, dissertações e teses) com livre acesso.
Repositório Digital Da Universidade De Coimbra
Repositório digital da produção científica da Universidade de Coimbra.
Biblioteca Virtual de Educação
A Biblioteca Virtual de Educação (BVE) é uma ferramenta de pesquisa de sítios educacionais, do Brasil e do exterior. É voltada a pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos de todas as séries escolares.
Biblioteca Virtual de Literatura – Biblio.com
Biblioteca Virtual do Arquivo do Rio de Janeiro
Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, os textos publicados pelos selos Biblioteca Carioca, Memória Carioca, Concurso de Monografias Prêmio Professor Afonso Carlos Marques dos Santos, Prêmio Carioca de Pesquisa e Revista Cidade Nova.
Bibliotecas Virtuais do Comitê Gestor Internet/Brasil
O Objetivo é fortalecer os processos de coleta, organização e disponibilização na Internet da informação gerada no país.
Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa
Desde 1997 disponibilizando gratuitamente vasta quantidade de informação qualificada, atualizada e facilmente acessível, proporcionando auxílio às pesquisas escolares, e servindo como subsídio para o desenvolvimento de atividades curriculares e extra-curriculares.
Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica
A Biblioteca Virtual de Inovação Tecnológica é resultado de uma ação conjunta envolvendo a FINEP e o Programa IBICT/CNPq. Reúne de forma estruturada e seletiva, sites brasileiros e estrangeiros contendo informações relevantes sobre inovação tecnológica, em seus múltiplos aspectos.
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal
O portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D.
O portal RCAAP constitui-se como um ponto único de pesquisa, descoberta, localização e acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, nomeadamente artigos de revistas científicas, comunicações a conferências, teses e dissertações, distribuídos por inúmeros repositórios portugueses. A lista dos repositórios agregados no portal pode ser consultada no Directório.
Rede
REBAE
Rede de Bibliotecas da área de Engenharia e Arquitetura.
Rede Internacional Virtual de Educação – RIVED
Conteúdos pedagógicos digitais, na forma de objetos de aprendizagem. Além de promover a produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.
Universia
Universia é a maior rede ibero-americana de colaboração universitária, integrando 1.100 universidades e instituições de ensino superior em 15 países.
Portal
Dialnet
Revistas científicas
IBICT
Software livres (SEER) e da incubadora de revistas (INSEER); dos Sistemas de Arquivos Digitais (D-SPACE e DiCi) e do Portal Brasileiro de Repositórios e Periódicos de Acesso Livre (OASIS.Br).
Interlegis/Senado Federal
Apresenta bibliotecas virtuais, cursos à distância, obras de referência, etc.
Livre – Portal para Periódicos de Livre Acesso
Portal desenvolvido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, através do CIN – Centro de Informações Nucleares, para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet.
OAISTER – Universidade de Michigan
Disponibiliza textos completos de artigos, dissertações, teses, imagens, vídeos e arquivos de áudio em várias línguas abrangendo todas as áreas do conhecimento. Esta base recupera dados de pesquisa feita em português.
OASIS. Br
Portal brasileiro de repositórios e periódicos de acesso aberto que permite, por meio de uma única interface, a pesquisa simultânea em vários repositórios digitais e periódicos científicos eletrônicos.
Periódicos CAPES
O portal de acesso livre da CAPES disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet.
Periódicos Científicos
Autopoiesis
A Autopoiesis – Revista de Ciências Humanas e Sociais da Faculdade de Ciências e tecnologia Mater Christi. Traduz-se em um espaço eletrônico destinado a publicação de trabalhos científicos de professores e acadêmicos de Instituições de Ensino Superior bem como a Pesquisadores de Institutos ou Órgãos de Pesquisa.
Revista Brasileira de Inovação – RBI/FINEP
Revista Brasileira de Pós-Graduação – RBPG
Revista Rio Pesquisa – FAPERJ
Revista de comunicação científica para as pesquisas financiadas pela FAPERJ
Metabuscador
Google Acadêmico
O Google Acadêmico fornece uma maneira simples de pesquisar literatura acadêmica de forma abrangente. Você pode pesquisar várias disciplinas e fontes em um só lugar: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, resumos e artigos de editoras acadêmicas, organizações profissionais, bibliotecas de pré-publicações, universidades e outras entidades acadêmicas.
Ixquick
Engenharia de metabusca.
Miner/ Bol
As ferramentas do Miner foram integradas à Multibusca da Barra UOL. Com ela você pode buscar em diversos sites ao mesmo tempo e comparar preços de produtos nas principais lojas da Web.
Radix/ IG
Disponibiliza ferramentas de Multibusca.
Metacrawler
Disponibiliza ferramentas de Metabusca.
Diretório
Catálogos
Ariel – Comutação Eletrônica
É possível utilizar o serviço via bibliotecas e adquirir cópias de documentos nas áreas de engenharia e arquitetura.
Dicionário Michaelis
Disponibiliza o acesso a dicionários de português, espanhol, inglês, alemão, francês e italiano.
Mecanismo On-Line para Referências – MORE/UFSC
Referências e citações, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC para produção de referências on-line.
SCAD
O SCAD disponibiliza os acervos das bibliotecas cooperantes do Serviço SCAD na América Latina.
Livros Eletrônicos
Base de dados
CCN – Catálogo Coletivo Nacional
O Catálogo Coletivo Nacional de Publicações Seriadas (CCN), coordenado pelo IBICT, é uma rede cooperativa de unidades de informação localizadas no Brasil com o objetivo de reunir, em um único Catálogo Nacional de acesso público, as informações sobre publicações periódicas técnico-científicas re
For Scientific Information Only – SCIRUS
Apresenta-se como a mais completa ferramenta de busca de comunicação científica na web. É uma base de dados multidisciplinar que recupera dados de pesquisa feita em português.
Scientific Electronic Library Online – Scielo
É uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico
INMET – Instituto Nacional de Meteorologia
O BDMEP é um banco de dados para apoiar as atividades de ensino e pesquisa e outras aplicações em meteorologia, hidrologia, recursos hídricos, saúde pública, meio ambiente, etc.
Biblioteca Digital da FCDEF/Universidade de Coimbra
Permite o acesso à informação de Publicações periódicas Científicas, Repositórios Institucionais, Produção científica de docentes e investigadores.
Biblioteca Digital da Fundação Perseu Abramo
BIREME
Criada em 1985, como uma evolução do Index Medicus Latino-Americano (IMLA) para fortalecer e ampliar o registro e divulgação da literatura científica e técnica, a Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) é produzida de forma cooperativa e descentralizada por cerca de 800 instituições de 39 países da AL&C que cooperam com a inserção de registros bibliográficos, sob a coordenação da BIREME/OPAS/OMS