Metodologia

A Educação a Distância (EAD) pode ser entendida como a modalidade educacional cuja característica dominante é a separação física entre professor e aluno, mediado por tecnologia. Nesta perspectiva, A UNIT EAD procura minimizar a sensação de distância por meio de suas aulas, preparando recursos didáticos que favorecem a interatividade e auxiliam na aprendizagem dos estudantes.Na Unit EAD, as aulas são transmitidas ao vivo, via satélite, ministradas pelos professores de cada componente curricular nos estúdios localizados no centro de geração em Aracaju-SE, para tantos quantos forem os Polos de Apoio Presencial que estejam ofertando os cursos de graduação da nossa instituição. Têm como principal objetivo o aprofundamento, de forma aplicada, dos temas e conteúdos que constam no Material Impresso e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Como a Educação a Distância prescinde da relação presencial entre professor e aluno, o diálogo entre esses sujeitos, no processo ensino-aprendizagem, vem sendo favorecido pelo nível alcançado de desenvolvimento tecnológico, que coloca à disposição dos sistemas educacionais recursos que otimizam os processos de interação, ampliando as possibilidades de sucesso desta modalidade de ensino.Com a separação entre professor e aluno, a Educação a Distância enfrenta como primeiro desafio, que é atrair a atenção do leitor. E, para tanto, tem que recorrer aos códigos escritos e iconográficos, esteticamente bem elaborados e conjugados entre si.Neste contexto, na UNIT EAD, os materiais didáticos são “fios condutores” no processo de ensino-aprendizagem, pois são elaborados com foco nas necessidades dos estudantes, que estarão estudando e aprendendo a distância, oportunizando-lhes autonomia, dialogicidade e interatividade, por meio da utilização de diversas linguagens, como a textual, a visual, a hipertextual, a áudio-visual etc.

Material Impresso

Na UNIT EAD, o Material Impresso tem um papel fundamental para a construção do conhecimento, por meio de uma ótica educativa que visa o ato de aprender, e não o de ensinar, caracterizado por uma educação flexível.

Nos materiais impressos da UNIT EAD estão presentes os conteúdos fundamentais de cada componente curricular, trabalhados pedagogicamente, a fim de promover a dialogicidade e a autonomia do aluno, estimulando o desenvolvimento de suas competências profissionais.

Conteúdos do AVA (Ambiente Virtual De Aprendizagem)

Os conteúdos disponíveis no AVA são complementares aos conteúdos do Material Impresso de cada componente curricular, permitindo uma maior utilização de recursos áudios-visuais e possibilitando a pesquisa de novos conhecimentos. Os conteúdos do AVA são trabalhados pedagogicamente, a fim de promover a dialogicidade, interatividade e a autonomia do aluno, estimulando o desenvolvimento de suas competências profissionais.

Os cursos contemplam a mediação pedagógica por meio de mecanismos de interação encontrados nas transmissões das aulas via-satélite, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na ferramenta Fale Conosco e nos Polos de Apoio Presencial, como pode ser observado abaixo:

Nas transmissões de Aulas Via-Satélite

IPTV

As aulas transmitidas via-satélite têm como principal objetivo o aprofundamento, de forma aplicada, dos temas e conteúdos que constam no Material Impresso e no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Essas aulas são pensadas e planejadas pelo professor responsável pela disciplina, o qual irá apresentar o conteúdo com exemplos práticos, estudos de caso, experiências profissionais que possam favorecer a aprendizagem dos alunos, de forma dinâmica e criativa.

Para transmissão das aulas utilizamos a ferramenta IPTV que é um novo método de transmissão de sinais televisivos. Esta ferramenta possibilita a interação entre professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno através dos recursos: vídeo conferência com até sete polos simultâneos, enquete, lousa digital, compartilhamento de aplicativos e chat. Todas as interatividades são mediadas por um tutor presencial.

Fórum

O Fórum é uma ferramenta de discussão que serve para proporcionar a interação entre alunos, tutores e professores sobre os conteúdos propostos nos componentes curriculares da disciplina, com o objetivo de revisar estes conteúdos, dirimindo dúvidas que tenham surgido durante seus estudos individuais, ou após realização das tutorias e/ou aulas transmitidas via-satélite.

Para definição dos temas de debates/discussões, o professor faz um planejamento no qual constam questionamentos ou afirmativas motivadoras para as discussões entre alunos, tutores e professores, que devem ocorrer a cada semana do período letivo da disciplina.

Chat

O Chat é uma ferramenta que permite a troca de informações através de mensagens escritas, em tempo real, e com propósito comunicativo notadamente educacional. Sua apresentação na plataforma se dá através de salas de “bate-papo” divididas por temáticas, agendadas e divulgadas previamente, viabilizando a troca de informações sobre os conteúdos pedagógicos.

Tutoria On-line

A Tutoria On-Line é uma ferramenta que os alunos deverão utilizar para cadastrar suas dúvidas, sejam elas técnicas, relativas à utilização das ferramentas MAGISTER e AVA e suas funcionalidades ou dos conteúdos das disciplinas. Através dela é possível acompanhar todas as dúvidas enviadas, cadastrar novas dúvidas e também demonstrar uma relação de perguntas e respostas feitas com maior frequência pelos alunos (FAQ).

Todas as dúvidas cadastradas na Tutoria On-Line deverão ser respondidas em 48h, por isso é tão importante a utilização dessa ferramenta quando a necessidade for interação entre alunos, tutores, professores e equipe de suporte técnico.

Enviar Mensagem

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) possibilita a todos os seus usuários a opção de trocar mensagens entre si, mesmo que eles não possuam o mesmo perfil, ou seja, alunos, tutores e professores conseguem se comunicar através dessa ferramenta de email interno, sendo possível um acompanhamento de todas as interações realizadas.

Fale com a Ouvidoria

A Ouvidoria é um canal de atendimento com o objetivo de representar os interesses do corpo discente, sempre que desejar fazer críticas, denúncias, elogios, reclamações e sugestões. A Ouvidoria tem uma conduta pautada em valores da instituição, primando por sua independência funcional, com atuação dinâmica nas áreas acadêmica e administrativa.

Este setor tem como principais responsabilidades acolher as demandas de todo o corpo discente, egressos e comunidade externa, através de registro no Formulário Eletrônico disponibilizado no módulo Fale Conosco do site portal.unit.br, no AVA ou Portal de Serviços MAGISTER; agir com ética, integridade, transparência, imparcialidade e justiça; resguardar o sigilo das informações recebidas pelo Ouvidor e zelar pelos princípios da legalidade, igualdade e imparcialidade.

Central de Relacionamentos

A Central de Relacionamentos é um canal disponibilizado ao cliente para informações e solicitações sobre cursos e demais serviços da Instituição.

Seu principal objetivo é manter uma relação estreita com o corpo discente, egressos e comunidade externa, recebendo as demandas de solicitações e informações, através do registro no Formulário Eletrônico disponibilizado no módulo Fale Conosco do site portal.unit.br, no AVA ou Portal de Serviços MAGISTER e atendimento através do DDG (Discagem Direta Gratuita) 0800-729-2100, visando garantir a acessibilidade de todas as informações das áreas acadêmicas e administrativas da Instituição e o cumprimento dos prazos de retorno estabelecidos em cada tipo de manifestação.

Encontros de Tutoria

Os Encontros de Tutoria são realizados nos dias dos Encontros Presenciais pré-estabelecidos em Calendário Acadêmico, que fica disponível no site www.ead.unit.br. Esses momentos também podem ser considerados como um mecanismo presencial de interação porque são destinados à prática e socialização dos conteúdos, constituindo-se em um valioso momento para ampliação e construção de conhecimentos por parte dos alunos.

Para que seja possível essa interação entre tutores e alunos, o professor da disciplina desenvolve um planejamento de elaboração das atividades de tutoria, considerando o plano da disciplina e a aplicação de cunho prático, que favoreçam a consolidação dos conteúdos estudados através das mídias integradas que compõem o curso.

Como funcionam as aulas a distância

01 – Os professores preparam o livro didático impresso, os conteúdos online e gravam a videoaula nos estúdios de TV da Universidade Tiradentes. Os livros são entregues no polo, o ambiente virtual pode ser acessado em qualquer lugar e as aulas são transmitidas ao vivo na unidade presencial mais próxima de você.

02 – O aluno vai semanalmente ao polo presencial assistir à videoaula, interagir com professores, colegas e tirar possíveis dúvidas.

03 – Um tutor acompanha suas visitas ao polo, dando o suporte necessário para as atividades presenciais.

04 – Também terão professores online para tirar suas dúvidas e estudar com você quando e onde você quiser.

05 – Todos os polos contam com a infraestrutura necessária para se chegar onde sempre quis.

Como funcionam as aulas da pós-graduação a distância

01 – Os professores preparam o livro didático impresso, os conteúdos online e gravam a videoaula nos estúdios de TV da Universidade Tiradentes. Os livros são entregues no polo e as aulas podem ser acessadas de qualquer lugar pelo ambiente virtual de aprendizagem.

02 – O aluno participa de cinco encontros presenciais durante o curso, destinados à realização de seminários temáticos e aplicação de provas.

03 – No ambiente virtual de aprendizagem, os professores realizam a mediação on-line, esclarecem as dúvidas de conteúdo e fornecem o suporte necessário para as atividades e estudos a distância.

04 – A biblioteca virtual disponibiliza um acervo especializado para consulta e estudo.

05 – Uma equipe de profissionais especializados fornecem o suporte técnico-acadêmico durante o desenvolvimento do curso.

06 – Todos os polos contam com a infraestrutura de biblioteca física, laboratórios de informática, salas de aula e secretaria.