Semana da Consciência Negra
A construção de espaços teóricos e práticos de articulação do acúmulo experimentado no campo dos movimentos negros e da tradição jurídico-institucional de resolução dos conflitos raciais no interior da sociedade é um desafio inadiável para o meio acadêmico no Brasil. Deste modo, a Semana da Consciência Negra emerge dentro da Unit com o objetivo de analisar os principais dilemas da questão negra na sociedade brasileira contemporânea em uma perspectiva interdisciplinar para compreender as relações étnico-raciais no país e também os sistemas de garantias de direitos e de políticas promocionais para os grupos étnicos vulnerabilizados.
O evento é um espaço periódico de discussão sobre a questão da discriminação e do preconceito contra a população negra brasileira e sobre os caminhos e políticas criados pelo Brasil para o enfrentamento deste problema persistente. Já foram realizadas dez edições, reunindo alunos, professores, pesquisadores e militantes sociais que se interessam pelos debates promovidos em torno das relações raciais no país.
Por meio da Semana da Consciência Negra, a Unit vem desenvolvendo muitas parcerias com movimentos e grupos sociais negros em suas atividades, ofertando a sua estrutura física e assessoria a partir dos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação, tais como o Mestrado em Direitos Humanos que tem realizado uma série de consultorias a vários movimentos na elaboração e projetos encaminhados para editais de fundos sociais de direitos humanos e através de assistência e assessoria jurídica pro bono. A programação conta com seminários, conferências, palestras, rodas de conversa, exposições e diversas atividades culturais.