ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit na campanha Outubro Rosa

Alunos do curso de Enfermagem, acompanhados por seus professores e preceptores, participam da campanha Outubro Rosa

às 20h18
Ação dos alunos durante o Outubro Rosa  no Minishopping da Farolândia
Ação dos alunos durante o Outubro Rosa no Minishopping da Farolândia
Informações que auxiliam na prevenção da doença
Compartilhe:

Diversas ações voltadas para esclarecer especialmente a população acadêmica feminina sobre a importância de ações preventivas para o combate ao câncer de mama estão mobilizando acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes durante todo esse mês de outubro.

Quem circular pelo minishopping do Campus Farolândia a partir desta terça-feira, 13, terá a chance de adquirir esclarecimentos específicos sobre atitudes básicas que podem ser vitais para o combate de uma doença silenciosa e que atinge muitas mulheres: o câncer de mama. Ali as alunas falam sobre a doença, distribuem panfletos explicativos e preservativos para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e finalizam a ação com o agendamento para que colaboradoras da Instituição ou mesmo alunas possam ter o atendimento no Consultório de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM), um dos mais importantes projetos extensionista desenvolvido pela coordenação do curso.

A coordenadora do curso, professora Maria Pureza Ramos de Santa Rosa, lembra que a Unit tem se envolvido com a campanha Outubro Rosa desde 2013. “Desde então, estamos inseridos na programação dando apoio, suporte e presente inclusive no planejamento para fazer a melhor cobertura do Outubro Rosa”, justifica a docente.

A particularidade deste ano é que professoras, preceptoras e estudantes prepararam com tons de rosa e deram destaque a uma bela árvore que simboliza uma chamada para a necessidade da prevenção do câncer de mama nas Unidades de Saúde da Família na qual a Unit está presente.

“Nós nos preocupamos muito em trabalhar no Outubro Rosa fazer o diagnóstico precoce do câncer sensibilizando a mulher para que ela possa realizar o autoexame e/ou procure os serviços de saúde para fazer o exame clínico da mama de forma a identificar em tempo hábil qualquer suspeita ou alteração na sua mama”, salienta a professora Pureza acrescentando que em caso de detecção de qualquer alteração em que seja necessário o encaminhamento, a paciente recebe orientação para se dirigir ao Centro de Especialidades da Unit – UnitMed, que também apoia a campanha Outubro Rosa com a realização de exames de mamografia com um desconto de 50%.

Márcia Karina Lima Dantas é aluna do 9º período de Enfermagem e uma das maiores incentivadoras da campanha Outubro Rosa. “A nossa atuação objetiva fazer com que a mulher se conscientize da importância de fazer o autoexame e de conhecer o seu próprio corpo para que não deixe a doença evoluir”, alerta.

O Caismi funciona na sala 24 do bloco E, às terças, quartas e quintas-feiras, no turno matutino; e terças e quartas-feiras no turno vespertino. Durante todo o mês de outubro o agendamento para o atendimento pode ser feito no estande do minishopping ou pelo telefone 3218-2136.

Fotos – Marcelo Freitas

 

Compartilhe: