A iniciativa partiu da interlocução do vereador Professor Bittencourt com a instituição privada e a Administração Municipal. “Parcerias são fundamentais para garantir a manutenção dessa história que é a preservação da nossa identidade”, afirma.
A parceria entre Unit e o Centro Social e Cultural São João de Deus se deu pelo compromisso da instituição com a preservação da cultura sergipana. Inclusive, a história do reitor da universidade, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, se confunde um pouco com essa época do ano, pois foi como marcador de quadrilha junina que ele chamou a atenção do proprietário de uma escola e iniciou seu trabalho na educação.
Para ele, não é fácil que uma instituição cultural consiga alcançar o marco centenário. “O São João de Aracaju nasceu aqui. São 107 anos de tradição e abandona-la seria perder a identidade e a oportunidade de fazer crescer a economia da cidade”, considera Uchôa.
Identidade cultural
O presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, José Ronaldo Alves, ressalta que a Universidade Tiradentes conseguiu reverter uma situação que a Prefeitura de Aracaju anunciou recentemente que não teria como atender. “Graças ao apoio da Unit, conseguiremos celebrar essa data tão importante para todos nós. A tradição vai continuar”, comemora.
Aos 94 anos de idade, Antonio Freitas é o morador mais antigo da Rua São João, pois é onde vive há 75 e entende que o local representa a identidade cultural de toda comunidade. “Isso aqui não é só festa, é um ganha-pão de muitos moradores. Em nome deles, agradeço a gentileza e lembrança do professor Uchoa com sua tradicional Unit em não deixar que uma entidade com 107 anos morresse”, revela.
Economia aquecida
Serão mais de 35 ambulantes a postos com comidas e bebidas típicas da época. A vendedora Níria Santos comemora: “Agora eu fiquei contente! Feliz até demais! Porque a Rua de São João é uma tradição e é onde a gente ganha um dinheiro com as quadrilhas e se sente mais a vontade, vendendo churrasquinho, milho, amendoim”.
Programação junina
A programação da Rua de São João iniciará amanhã, sábado, 24, com o tradicional casamento caipira com cortejo de carroças juninas às 15h30; no domingo, 25, começará o concurso de quadrilhas juninas a partir das 19h. A competição acontece até a terça-feira, 27, sempre no mesmo horário. Na quarta-feira, 28, terá o forró da comunidade e no dia 29, será a final do concurso, com premiação entregue pela Unit.