ESTUDE NA UNIT
MENU

Tradicional festa junina da Rua São João está mantida

Graças ao apoio da Unit, a mais tradicional festa junina de Aracaju vai acontecer e sua programação já inicia amanhã, sábado, 24

às 17h27
Espaço mais tradicional dos festejos juninos de Aracaju, a centenária Rua São João, no Bairro Industrial, estava prestes a registrar o capítulo mais triste da sua história. A festa não aconteceria este ano, por conta da crise financeira. Mas a tradição junina será mantida graças a uma parceria entre a Universidade Tiradentes e o Centro Social e Cultural São João de Deus. Comprometida com a preservação da cultura sergipana, a Unit decidiu apoiar os festejos juninos da Rua São João. E na manhã de hoje, 23, foi declarada aberta a programação de seis dias de arrasta-pé.
Iniciativa surgiu da atuação do vereador Professor Bittencourt
Iniciativa surgiu da atuação do vereador Professor Bittencourt
Arte é do designer egresso da Unit, Marcos Fraga
Ambulante Níria Santos comemora
O morador mais antigo da Rua de São João e o reitor da Unit, Jouberto Uchôa
Professor Bittencourt, Jouberto Uchôa, Antonio Freitas e Ronaldo Alves
Compartilhe:

A iniciativa partiu da interlocução do vereador Professor Bittencourt com a instituição privada e a Administração Municipal. “Parcerias são fundamentais para garantir a manutenção dessa história que é a preservação da nossa identidade”, afirma.

A parceria entre Unit e o Centro Social e Cultural São João de Deus se deu pelo compromisso da instituição com a preservação da cultura sergipana. Inclusive, a história do reitor da universidade, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, se confunde um pouco com essa época do ano, pois foi como marcador de quadrilha junina que ele chamou a atenção do proprietário de uma escola e iniciou seu trabalho na educação.

Para ele, não é fácil que uma instituição cultural consiga alcançar o marco centenário. “O São João de Aracaju nasceu aqui. São 107 anos de tradição e abandona-la seria perder a identidade e a oportunidade de fazer crescer a economia da cidade”, considera Uchôa.

Identidade cultural

O presidente do Centro Social e Cultural São João de Deus, José Ronaldo Alves, ressalta que a Universidade Tiradentes conseguiu reverter uma situação que a Prefeitura de Aracaju anunciou recentemente que não teria como atender. “Graças ao apoio da Unit, conseguiremos celebrar essa data tão importante para todos nós. A tradição vai continuar”, comemora.

Aos 94 anos de idade, Antonio Freitas é o morador mais antigo da Rua São João, pois é onde vive há 75 e entende que o local representa a identidade cultural de toda comunidade. “Isso aqui não é só festa, é um ganha-pão de muitos moradores. Em nome deles, agradeço a gentileza e lembrança do professor Uchoa com sua tradicional Unit em não deixar que uma entidade com 107 anos morresse”, revela.

Economia aquecida

Serão mais de 35 ambulantes a postos com comidas e bebidas típicas da época. A vendedora Níria Santos comemora: “Agora eu fiquei contente! Feliz até demais! Porque a Rua de São João é uma tradição e é onde a gente ganha um dinheiro com as quadrilhas e se sente mais a vontade, vendendo churrasquinho, milho, amendoim”.

Programação junina

A programação da Rua de São João iniciará amanhã, sábado, 24, com o tradicional casamento caipira com cortejo de carroças juninas às 15h30; no domingo, 25, começará o concurso de quadrilhas juninas a partir das 19h. A competição acontece até a terça-feira, 27, sempre no mesmo horário. Na quarta-feira, 28, terá o forró da comunidade e no dia 29, será a final do concurso, com premiação entregue pela Unit.

Compartilhe: