ESTUDE NA UNIT
MENU

Libras, a linguagem dos sinais


às 19h04
As professoras Ana Plech e  Kátia Silene
As professoras Ana Plech e Kátia Silene
As assistentes Cledineide de Jesus Silva e Joana Angélica
Compartilhe:

A coordenação do curso de pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva promoveu na noite da quarta-feira, 23, no espaço de atendimento da Unit localizado no Shopping Riomar uma palestra intitulada Libras: direitos dos surdos.

De interesse coletivo por destacar a importância da linguagem brasileira de sinais o tema foi abordado pela professora Kátia Silene (docente de Libras da Unit), com o propósito de sensibilizar os profissionais que trabalham com educação e também aqueles que lidam com o público em geral.

“Em todas as esferas da sociedade a gente vê os profissionais se mobilizarem para promover a acessibilidade, a inclusão da pessoa com surdez”, explica a professora Kátia.

“Esse é um dos conteúdos trabalhado no curso de Psicopedagogia. Nesse sentido, consideramos necessário trazer para o público do shopping uma abordagem sobre a importância dessa linguagem”, opina a coordenadora da Pós, professora Ana Maria Plech.

Acostumada a lidar com o público por desenvolver atividades em diversos segmentos artísticos a pedagoga Joana Angélica da Silva lembra que apesar da regulamentação da Lei, a prática não vem sendo executada em diversos setores da sociedade. “Isso ocasiona uma imensa dificuldade de entendimento, tanto do público, quanto do surdo”, salienta Angélica.

Cledineide de Jesus Silva é uma apaixonada pela linguagem dos sinais. Estimulada a estudar sobre o assunto, hoje trabalha como intérprete de Libras, fazendo leituras durante os eventos promovidos pela Unit.

“Momentos como esse é essencial para mostrar à sociedade o espaço que os surdos têm. Eles conseguem trabalhar em qualquer local com o auxílio do intérprete”, conclui.

Compartilhe: