A primeira semana de atividades da expedição Palmares do Projeto Rondon no município alagoano de Porto de Pedras configura o trabalho extensionista desenvolvido pelos acadêmicos da Unit como um dos mais atuantes em razão do empenho e o reconhecido preparo da equipe.
“As capacitações desenvolvidas com os rondonistas nas semanas que antecedem a ação propriamente dita refletem positivamente entre os habitantes”, enfatiza a professora Ana.
Duas dessas capacitações (sobre aleitamento materno e prevenção a ISTs) foram bastante oportunas, uma vez que o conhecimento adquirido pelos alunos vem sendo aplicado diretamente junto à comunidade.
Além da prática aplicada a partir do conhecimento adquirido com as capacitações, os rondonistas sergipanos promovem oficinas com crianças e adolescentes, desenvolvem atividades de conscientização e preservação do meio ambiente com ações de limpeza da areia da praia. Nas escolas da zona rural do município aplicam seus conhecimentos com orientações sobre os cuidados com a saúde.
Integra a equipe Unit do Projeto Rondon a professora coordenadora Ana Célia Góes; Marcos Vinícius da Silva, coordenador adjunto; e oito acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Direito, Serviço Social e Nutrição. Todos permanecem por mais uma semana na cidade de Porto de Pedras, tempo suficiente para dar prosseguimento a importantes ações cidadãs.