ESTUDE NA UNIT
MENU

Grupo Tiradentes vivencia sucessão corporativa

Sucessão se deu devido aos rumos que o Grupo vem trilhando nos últimos anos. Professor Jouberto Uchôa Junior passa a integrar Conselho Administrativo

às 17h34
Corpo diretivo da Universidade Tiradentes participou do momento
Professor Jouberto Uchôa Júnior fez balanço sobre sua gestão à frente da Superintendência Geral
Professor Saumineo Nascimento é o novo superintendente geral do Grupo Tiradentes, holding da Unit
Família do professor Jouberto Uchôa Júnior participou do momento
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Como em toda grande empresa, o Grupo Tiradentes, holding da Universidade Tiradentes, no último dia 28, registrou mais um marco, dessa vez, de evolução da governança corporativa – iniciada quando o professor Jouberto Uchôa Júnior assumiu a Superintendência Geral há cerca de dez anos. A partir de agora, ele assume o Conselho de Administração, e o cargo de superintendente geral passa a ser efetivamente atribuído ao professor Saumineo Nascimento.

O processo de sucessão vivenciado pelo Grupo Tiradentes é algo esperado por se tratar de uma organização madura com seus 56 anos de trajetória. Nos últimos tempos, a empresa evoluiu, ultrapassou fronteiras e as pessoas cresceram junto. Após sua atuação à frente da liderança corporativa, professor Jouberto Uchôa Junior faz uma análise: “Saio da superintendência geral deixando uma empresa melhor do que quando a recebi para liderar, mais rentável, eficiente e entrego nas mãos de uma pessoa que é conhecida em nosso estado, com muita experiência de gestão, que vem do mercado financeiro, e fico muito feliz com essa escolha. Saumineo é uma pessoa experiente, que respeita e entende os valores do Grupo Tiradentes”.

Professor Saumineo Nascimento vem demonstrando seu profissionalismo e capacidade de gestão e liderança desde abril, quando assumiu o cargo interinamente, e possui um histórico de lisura e compromisso. “É com muita honra que assumo esse posto tão importante, é um dos maiores desafios da minha vida. Agradeço pela oportunidade a toda família Uchôa, em especial ao professor Júnior, que me confiou ao cargo. Ser o primeiro gestor na linha de frente, sem ser membro da família, é um orgulho e responsabilidade a mais para mim. Darei o meu melhor junto à equipe, para que a empresa continue crescendo e inspirando pessoas por onde quer que atue”, conta.

Sucessão corporativa

Diante de todo know-how e expertise do professor Jouberto Uchôa Junior, sua contribuição agora passará a ser aplicada em outras frentes, para atuar em novos projetos que estão sendo estruturados no âmbito do Grupo Tiradentes, de modo que possa construir um novo cenário em nossa instituição enquanto conselheiro administrativo.

“Tornamo-nos uma instituição ainda melhor, mais organizada, sustentável e eficiente; com profissionais engajados e ainda com uma holding cada vez mais forte no mercado da educação superior no Brasil e no mundo. Estou feliz com a equipe que – parte dela – eu consegui montar. Estou confortável com esse processo, sucessão não deve ser dolorosa, nem amarga, é uma evolução natural. Talvez a gente sinta um pouco de saudade do dia a dia, mas isso tudo a gente supera. Feliz pelo momento, pela forma que aconteceu, as pessoas que ficam e o comando da empresa, e agora passo a dar contribuição em outro nível”, informa Uchôa Junior.

Com dez anos de atuação no Grupo Tiradentes, o Superintendente de Relações Institucionais e Negócios, professor Ihanmarck Damasceno, enxerga o momento com clareza. “Afinal, foi uma década de muito aprendizado e conquistas que presenciei sendo liderado por professor Jouberto Junior. Hoje ele passa o bastão ao professor Saumineo, um profissional de extrema e reconhecida competência, de uma empresa muito melhor e maior do que quando recebeu. Em 2008, o Grupo Tiradentes tinha aproximadamente 18 mil estudantes, tendo hoje mais de 40 mil alunos, e se posicionando entre as 15 maiores instituições de ensino superior do Brasil. Tudo isso também é reflexo da competência e atuação de Jouberto Junior”, avalia Ihanmarck.

Para o superintendente acadêmico, professor Temisson José dos Santos, o momento de sucessão reflete a maturidade da organização. “Esta é uma demonstração de amadurecimento da governança corporativa do Grupo Tiradentes. Particularmente, sentia que seria um processo que aconteceria naturalmente, e foi consolidado ao trazer um gestor reconhecido por sua trajetória, como é o professor Saumineo. Este cenário traz ainda a mensagem dos acionistas que de sucessão não necessariamente precisa ocorrer de forma consanguínea, por entender que membros da família precisam ter uma atuação mais estratégica do que o executivo. Enquanto membro do time, estou muito feliz por estarmos no caminho certo”, considera Temisson.

O conselho

O conselho administrativo trabalha mais com a definição e acompanhamento de estratégias e de políticas da governança corporativa. “Em linhas gerais, serei elo de comunicação entre a assembleia de acionistas, o sócio e o executivo da empresa”, explica Uchôa Junior.

Compartilhe: