ESTUDE NA UNIT
MENU
Menu Principal

Unit digitaliza memória centenária da Imprensa Oficial do Estado

Mais de uma tonelada de jornais já foi digitalizada por meio de um projeto que visa preservar a memória oficial do estado

às 18h17
Wallace com o crachá o os estagiários da Unit
Wallace com o crachá o os estagiários da Unit
Efraim contribui para a preservação da memória
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes e o Diário Oficial desenvolvem conjuntamente há pouco mais de um ano um projeto que vai garantir por meio da digitalização a preservação de todo o acervo da imprensa oficial do estado de Sergipe.

Todo o processo é desenvolvido por estagiários dos cursos de Ciências da Computação  e Sistemas de Informação da Unit que integram o grupo de pesquisa em Tecnologia da Informação e Comunicação, liderado pelo professor Fábio Gomes Rocha junto à equipe da Hemeroteca da Segrase.

“Estamos comemorando um ano do projeto efetivado a partir da parceria firmada entre a Unit, com a oferta de estagiários, e a Segrase, com a oferta de bolsas para esses estagiários”, explica o professor Fábio. O docente vislumbra inúmeras vantagens não só para os seus alunos com a efetivação da prática profissional, mas para o estado, que recebe a tecnologia por meio da digitalização dos jornais.

Para a sociedade sergipana e especialmente para os servidores públicos do Estado, a preservação da memória por meio da digitalização dos Diários Oficiais representa a manutenção viva dos fatos históricos retratados em suas páginas, especialmente porque em muitas edições estão publicadas notícias que marcam um período da história.

“O projeto é desenvolvido com a participação de três estagiários bolsistas e é previsto para um período de três anos. Com a digitalização em curso, vemos que é provável a extensão desse prazo, considerando que temos mais de 100 anos de diários a serem digitalizados”, ressalta o Product Owner do projeto na Segrase e bolsista Efraim Santana Leite Filho. O discente interpreta que o projeto representa um marco para os alunos de graduação.

“Coisas como aprender a lidar com os colegas de trabalho, com hierarquias, cumprimento de horários e metas são somente compreendidas quando vistas na prática. Além disso, o projeto de digitalização permitiu que matérias tratadas na faculdade/universidade fossem aplicadas em situações reais, o que ajuda a manter a motivação alta para os estudos” complementa Efraim.

A digitalização dos Diários Oficiais é feita diariamente, exceto em casos de situações excepcionais, como dificuldades técnicas com algum equipamento; essa regularidade garante o cumprimento do prazo para a conclusão do projeto em 2020.

O coordenador-técnico da hemeroteca da Segrase, Wallace Douglas, acredita que será facilitado o acesso do público às informações disponibilizadas no Diário Oficial. “A maioria do público que busca o documento são acadêmicos ou servidores públicos. A digitalização possibilitará que as informações também cheguem até algumas pessoas que antes não tinham este acesso”, finaliza.

Nenhum estado brasileiro possui hoje 100% dos Diários Oficiais digitalizados. Sergipe deve ser o primeiro a preservar por meio do processamento de imagem a sua memória oficial integralmente.

As ferramentas para consultas de todo o acervo já digitalizado (o trabalho foi iniciado a partir dos últimos dez anos), encontram-se em fase de ajustes e é provável que ainda durante este mês sejam disponibilizadas publicamente.

Compartilhe: