ESTUDE NA UNIT
MENU

Pró-reitor da Unit receberá Título de Cidadania Sergipana

Natural de Salvador, Dr Diego foi convidado pelo Grupo Tiradentes para atuar em Sergipe em 2016, onde até hoje contribui com a ciência

às 22h21
Natural de Salvador, professor Dr. Diego Menezes receberá Título de Cidadania Sergipana pela Alese
Natural de Salvador, professor Dr. Diego Menezes receberá Título de Cidadania Sergipana pela Alese
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Nesta quarta-feira, 24, foi aprovada a concessão de Título de Cidadania Sergipana ao Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Universidade Tiradentes – Unit-, professor Dr. Diego Silva Menezes. O Projeto de Resolução Nº 4/2021, de autoria do deputado Luciano Bispo, foi aprovado na sessão mista da Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese.

Natural de Salvador, foi convidado, em 2016, pelo Grupo Tiradentes para atuar em Sergipe. Motivado por novos desafios, o professor Dr. Diego Menezes aceitou e submeteu-se a um processo seletivo para assumir o cargo de presidente do Instituto de Tecnologia e Pesquisa – ITP – onde até hoje exerce o cargo com maestria. Aos 22 anos de idade, obteve seu PhD, e já marcava história na área da Saúde no Nordeste. “Sua tese resultou na descoberta de um novo medicamento para o tratamento da doença de Chagas, uma patente e artigos científicos, um deles publicado em uma das revistas mais importantes do mundo, a PLOS Tropical Neglectos Diseasese FABSLettr”, contou o deputado Luciano Bispo.

Em 2017, ingressou para a diretoria da Associação Sergipana de Ciências do Estado de Sergipe – ASCI -, onde atua em seu segundo mandato. “Na gestão do Dr. Diego Menezes, diversas conquistas foram obtidas para o ITP e, consequentemente, para o estado de Sergipe. Dentre as principais, destacamos a comercialização do primeiro medicamento genuinamente nordestino, o Ziclague, para o tratamento da espasticidade (doença que compromete o sistema neuromotor). Essa tecnologia e os ensaios clínicos foram desenvolvidos em Sergipe e a transferência do direito de produção e comercialização foi realizado para Hebron empresa farmacêutica, de Pernambuco”, falou.

Sobre a indicação ao Título de Cidadania Sergipana, o professor Dr. Diego Menezes antecipa: “Só tenho o que agradecer ao Estado de Sergipe e, em especial, ao Grupo Tiradentes que, em 2016, fez um honroso convite para trabalhar, viver e me apaixonar por esse local encantador. Agradeço ao Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luciano Bispo, pela deferência com apresentação do Projeto de Resolução 04/2021, bem como aos demais deputados que acolheram favoravelmente a indicação”.

No segundo semestre de 2020, Dr. Diego Menezes assumiu o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação – ABIPTI – representando a região Nordeste. O órgão se configura como a mais importante associação das instituições de pesquisa e inovação tecnológica do país e reúne os principais atores do ecossistema público, privado e de terceiro setor ligados à ciência, tecnologia e inovação.

“Já residente em Sergipe, passei a integrar, representando a Unit e o ITP, os principais órgãos que atuam em Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado, a exemplo da ASCI e os conselhos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; da FAPITEC, do Sergipe Parque Tecnológico, ITPS, dentre outros. Desta forma buscando contribuir com o ecossistema local por meio do desenvolvimento das atividades que considero mais nobres para um país, pesquisa; ensino e extensão”.

Trajetória

Além de pró-reitor, Dr. Diego também atua como representante nacional das instituições de Ensino Superior Privadas do Brasil e membro de conselhos de administração de entidades de grande importância, como da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Sergipe; de Parques Tecnológicos, de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), entre outras agências de fomento nacionais e internacionais.

Doutor em Biotecnologia em Saúde e em Medicina Investigativa pela Fundação Oswaldo Cruz e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Diego iniciou a sua carreira aos 14 anos na Fiocruz. O reconhecimento é resultado das significativas contribuições na área científica e dedicação enquanto pesquisador nas áreas de quimioterapia antiparasitária e oncologia. Ao longo da sua trajetória, Dr. Diego tem se destacado nos âmbitos local e nacional, por meio de representações em prol da defesa da ciência, tecnologia e inovação.

 

Leia mais: Pró-reitor da Unit assume vice-presidência de importante associação de pesquisa e inovação tecnológica do país

Com informações da Asscom Alese

Compartilhe: