A Universidade Tiradentes (Unit), por meio do curso de Enfermagem, realiza o Projeto de Extensão denominado Adoleta. A iniciativa, idealizada pelos próprios acadêmicos, tem como objetivo realizar atividades de educação em saúde de forma lúdica para crianças hospitalizadas, creches, escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“As atividades realizadas no projeto respeitam o nível de crescimento e desenvolvimento das crianças, sua necessidade de brincar, interagir e se desenvolver que, muitas vezes, está interrompida ou limitada por um processo de hospitalização ou de adoecimento”, comenta a coordenadora do projeto Adoleta da Unit, professora Derijulie Siqueira.
“O projeto de extensão também tem como foco crianças saudáveis, no sentido de levar orientação em saúde e informações personalizadas e seguras para que o público infantil entenda e também contribua com a própria saúde”, acrescenta.
As abordagens são realizadas por meio de jogos, contação de histórias e brincadeiras inserindo as percepções e noções de segurança e saúde.
“Durante a pandemia, utilizamos estratégias digitais, reformulamos um pouco o enfoque e levamos orientação aos pais, além de realizarmos algumas atividades pelo canal do YouTube”, conta a docente da Unit.
Para este semestre, as ações estão sendo planejadas com atividades presenciais, seguindo os protocolos de biossegurança para evitar a proliferação do novo coronavírus. “Estamos aguardando a liberação para iniciar as atividades sem aglomeração e com toda a segurança necessária, tanto para os acadêmicos como para os participantes do projeto”, enfatiza.
Atualmente, o Adoleta conta com oito acadêmicos do curso de Enfermagem. “Os estudantes estão extremamente motivados. Como os idealizadores do projeto já se formaram ou estão se formando, fizemos uma nova seleção e o novo grupo está bastante entusiasmado para começar a nossa atuação”, finaliza.
Veja também: Projeto Adoleta trata crianças por meio do amor, doação e alegria.