ESTUDE NA UNIT
MENU

Caism oferta exames de lâmina gratuitos para população

Exames são feitos nas terças e quintas no Consultório de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) no Campus Farolândia

às 12h59
Professora do curso de Enfermagem da Unit, Manuela Vieira.
Compartilhe:

O Consultório de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) da Universidade Tiradentes, neste mês de outubro, está de portas abertas para mulheres e homens trans residentes em Aracaju. Ofertando exames de lâmina de forma gratuita durante as terças e quintas, a ideia de ampliar para a comunidade em geral partiu da necessidade de aumentar as taxas de realização dos exames preventivos. 

De acordo com a professora do curso de Enfermagem da Unit, Manuela Vieira, com a pandemia da covid 19 muitas mulheres deixaram de procurar as unidades básicas de saúde para realizar esses exames. “Com a pandemia da Covid 19 muitas mulheres deixaram de procurar as unidades básicas de saúde para realizar esses exames. Temos equipe qualificada (professores e alunos), além de um consultório capacitado para realizar esses atendimentos. Assim, contribuímos com o município de Aracaju, no sentido de melhorar esses índices, bem como ampliamos as atividades sociais ofertadas pela universidade”, reitera. 

Os protocolos do Ministério da Saúde orientam que o exame de lâmina deve ser realizado anualmente e, após dois resultados (com intervalo de 1 ano entre eles) normais, pode-se realizar a cada três anos. “Na prática, a gente realiza anualmente, a partir do momento que a mulher/homem trans iniciou a atividade sexual. Aproveita-se a oportunidade para realizar, também, o exame clínico das mamas, que é um procedimento realizado por profissional de saúde para avaliar as condições da saúde das mamas através da inspeção e palpação mamária.

Ambos os exames são importantes para detecção precoce dos dois cânceres mais importantes no indivíduos do sexo feminino, o câncer de colo do útero e o câncer de mama”, explica.

CAISM

O consultório funciona semanalmente pela manhã e à tarde. Porém, com o Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, fez com que os horários de atendimento do Caism fossem estendidos também para o horário da noite. A ideia é que ele seja ofertado de forma rotineira a partir de agora.

Para agendar o exame, que é realizado de forma gratuita, é necessário ligar para o número (79) 3218-2136.

 

Leia Mais:
Caism, da Unit, desenvolve ações e estratégias voltadas à saúde da mulher

 

Compartilhe: