ESTUDE NA UNIT
MENU

Saiba mais sobre o envelhecimento populacional brasileiro

Segundo pesquisa, a característica mais marcante do século 21 será o envelhecimento populacional.

às 14h54
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Em pouco mais de cem anos, a população brasileira ganhou um novo cenário. De 3 milhões de pessoas acima de 60 anos em 1950, o país já ultrapassou a marca de 30 milhões de idosos e deve chegar perto de 90 milhões na segunda metade do século 21. O número aponta um aumento de 30 vezes durante todo esse período. 

Para a Organização Mundial da Saúde, a atual década ficou conhecida como a do envelhecimento saudável. Para se ter uma ideia, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo e o número de pessoas com mais de 60 anos no país já é superior ao de crianças com até 9 anos de idade.

Outro dado importante nas projeções do IBGE que reforça a tendência de envelhecimento dos brasileiros é a população de crianças de até 14 anos, que hoje representa 21% do total de habitantes, será de apenas 15% em 2060. No século 19, a população brasileira cresceu cinco vezes, passando de 3,5 milhões para 17,4 milhões. No século 20, o aumento foi dez vezes maior. Em 200 anos, a elevação foi 50 vezes maior.  

A proporção de jovens entre os brasileiros está em queda na maior parte do território nacional, mas os dados do IBGE indicam que os estados das regiões Sul e Sudeste serão os primeiros a sentir os efeitos do envelhecimento da população.

Com informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e IBGE.

Veja também: Aplicativo para avaliação do condicionamento físico em idosos conquista patente .

Compartilhe: