ESTUDE NA UNIT
MENU

Enfermeiros recém-formados são aprovados em residências e mestrados e doutorados

A residência em enfermagem é uma especialização que completa a formação em uma área específica.

às 14h10
A coordenadora de área dos cursos de enfermagem, odontologia e fisioterapia, Msc. Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa.
A coordenadora de área dos cursos de enfermagem, odontologia e fisioterapia, Msc. Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa.
Compartilhe:

A qualidade de ensino de uma universidade pode ser comprovada pelo excelente resultados e conquistas de seus alunos. O curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) aprova semestralmente profissionais recém-formados em seleções de hospitais, maternidades e demais instituições de saúde de referência em todo o país, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês e maternidades com residências obstétricas em Pernambuco.

“Nós estamos muito orgulhosos porque entendemos que os estudantes estão sendo bem formados ao ponto de ocuparem vagas em todo o país em hospitais de referência. Há um número grande de aprovação em especializações. Também é o perfil dos alunos, aquele que busca. Ao terminar uma graduação ele quer fazer uma especialização ou uma residência, e segue para um mestrado ou para um doutorado. Então, esse é o perfil do aluno da enfermagem da Unit”, diz a coordenadora de área dos cursos de enfermagem, odontologia e fisioterapia, Msc. Maria da Pureza Ramos de Santa Rosa.

Nos cincos anos da graduação, os professores incentivam os futuros enfermeiros a investir no conhecimento ao longo da carreira profissional, valorizando a educação continuada e permanente. “Para todos os profissionais de saúde as especializações são importantes. Porque não é possível atuar em determinada área, pode ser médico, enfermeiro, fisioterapeuta, odontólogo… se não tiver habilidades para atuar na área que escolheu. Por isso, precisa desenvolvê-las em um curso de pós-graduação”, explica.

A residência faz parte dos cursos de pós-graduação lato sensu que o enfermeiro pode fazer, além do mestrado e doutorado como pós-graduação stricto sensu. “Precisamos trabalhar e valorizar as duas modalidades. A pós-graduação lato sensu ajuda a desenvolver habilidades profissionais práticas, assistenciais e  gerenciais. E os mestrados e doutorados vão desenvolver mais a parte da pesquisa. Com isso, o enfermeiro consegue uma titulação maior, um conhecimento de análise bem maior, sem dúvida nenhuma. Com tudo, além dessa experiência com a pesquisa é necessário também que se caminhe junto com as habilidades profissionais”, enfatiza a coordenadora.

O curso

A graduação no curso de Enfermagem da Unit proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades para seus alunos, formando profissionais que apresentam diferencial técnico científico, que atendem ao mercado de trabalho, assegurando a prática de Enfermagem assistencial e gerencial, com compromisso, responsabilidade, ética e cuidado humanizado.

Desde 2006, quando a universidade formou a primeira turma, até 2021, quase 3 mil estudantes foram formados pela instituição.

 

Leia também: Urgência e Emergência: um campo de trabalho importante para enfermeiros

Compartilhe: