ESTUDE NA UNIT
MENU

2º CONENF aborda o Impacto das transformações sociais na saúde

CONENF segue até dia 25, com discussão de temas sobre as mudanças realizadas pelos profissionais da Enfermagem durante e pós pandemia

às 21h10
Compartilhe:

Com o tema “Impacto das transformações sociais na saúde”, o 2º Congresso Nacional de Enfermagem (CONENF) acontece na Universidade Tiradentes de 22 a 25 de agosto. O objetivo é discutir a atenção à saúde no período de pandemia, em que os serviços e níveis de atenção, além dos profissionais de saúde, precisaram se adaptar, ampliar serviços, modificar rotinas e protocolos.

A representante do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), Heloisa Helena Oliveira da Silva, acredita que as transformações realizadas pelos profissionais de enfermagem foram impactantes para mudar o cenário da categoria. “As novas formações da Enfermagem vêm surgindo já há algum tempo. Nossa categoria vem buscando o consumo da informação de uma maneira mais diferenciada. Com o acesso a tecnologia, ficou mais fácil o acesso à saúde, o que também ajudou na informação e também no comprometimento com a saúde mental dos profissionais”, aponta Heloísa.

Para a coordenadora de área do curso de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia, professora doutora Maria Pureza Ramos de Santa Rosa, é necessário que alunos e profissionais da Enfermagem reflitam sobre as questões inerentes às políticas públicas. “É importante que seja discutido, especialmente com colegas que têm grandes experiências como são os convidados conferencistas do CONENF, para que possam discutir com os professores, nossos colegas de mesa, sobre o serviço de saúde primária para que possamos também contribuir na formação dos nossos alunos, atendendo, inclusive, a perspectiva do mercado.”

O Congresso também abriu espaço para apresentação de trabalhos, estudos de interesse social e ações que impactam nos indicadores de saúde e qualidade de vida da população, bem como na dos profissionais de Enfermagem. 

“Participar do Congresso me fez viver uma experiência em ser monitora do evento. Essa participação vai trazer conhecimento para minha vida acadêmica e profissional, além do recebimento do certificado. Estou curiosa e com muitas perspectivas para as palestras que serão realizadas”, comenta a aluna do curso de Enfermagem, Janyesla Lima.

 

Programação CONENF

O Cognresso segue com programação até esta quinta-feira, 25, com palestra sobre saúde, mercado de trabalho, apresentação de trabalhos produzidos pelos alunos de Enfermagem.

 

25/08

8h – 9h – Auditório A e B – Bloco G

Premiação de Trabalhos

Sorteio de Brindes

Dra. Fernanda Gallotti

Ma. Geisa Lima

 

9h – Auditório A e B – Bloco G

Encerramento

Representação política da enfermagem

 

Dr. Conrado Marques de Souza Neto (COREN/SE)

Enfª Ivana Lúcia Torres (ABEN/SE)

Compartilhe: