ESTUDE NA UNIT
MENU

Procura pelo EAD continua crescendo mesmo após a pandemia

Em 2021, foram mais de 3,7 milhões de matriculados na modalidade a distância. O número representa 41,4% do total.

às 19h41
Compartilhe:

Nos últimos 10 anos, 2011 e 2021, a quantidade de novos alunos aumentou 474% em cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EAD). Se, em 2011, os ingressos de cursos EAD eram de 18,4% do total, em 2021, esse percentual mudou completamente, chegando a 62,8%. Estes dados que comprovam o crescimento do ensino a distância no Brasil são do Censo da Educação Superior 2021, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) em novembro deste ano.

Já entre os anos de 2020 e 2021, o aumento de alunos nos cursos superiores reflete o aumento da oferta de EAD no ensino privado. Nesse período, a modalidade cresceu 23,3% (24,2% em instituições privadas). A representação desses dados confirma a tendência de crescimento da modalidade ao longo do tempo. Em 2019, por exemplo, pela primeira vez, o número de ingressantes em EAD ultrapassou o de estudantes da modalidade presencial, no caso das instituições particulares. Nessa rede de ensino, 70,5% dos estudantes, em 2021, ingressaram por meio de cursos remotos. 

Para a gerente acadêmica EAD da Universidade Tiradentes (Unit), Karen Sasaki, esse crescimento se deve a alguns fatores. “O EAD consegue cada dia mais democratizar o acesso à educação e ter um maior alcance nos estados brasileiros, com valores de mensalidades mais acessíveis, investimentos em tecnologias e melhora significativa de conteúdos didáticos e recursos educacionais”, destacou a gerente acadêmica.

Ao se referir sobre a relação entre matrícula e modalidade de ensino, o crescimento do EAD foi, mais uma vez, evidente. Em 2021, foram mais de 3,7 milhões de matriculados na modalidade a distância. O número representa 41,4% do total. Na pesquisa de 2011 a 2021, o percentual de matrículas em EAD aumentou 274,3%.

“O EAD já passou por várias fases, desde a época do vídeo cassete até a era da internet e a constante evolução traz cada vez mais segurança aos que optam pela facilidade do ensino a distância, não é só estudar sozinho e se aventurar numa prova”, diz Sasaki. 

EAD na Unit 

A Unit oferece a modalidade EAD em diversos polos espalhados pelo Nordeste, reunindo um corpo docente qualificado e com ampla experiência mercadológica para promover um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo, alinhado às necessidades do mercado e equipado com as melhores tecnologias para preparar o aluno para o seu futuro profissional.

Leia também: A importância do AVA na inclusão de pessoas com deficiência

Compartilhe: