ESTUDE NA UNIT
MENU

Fiz o investimento errado, e agora? Especialista dá dicas de caminhos possíveis

É preciso ter cuidado ao transitar no mundo dos investimentos para não investir errado, apontam especialistas.

às 19h44
 Para evitar erros e perda de dinheiro em um investimento, uma dica é desconfiar de promessas e fórmulas mágicas para ganhar muito em pouco tempo (Unsplash)
Para evitar erros e perda de dinheiro em um investimento, uma dica é desconfiar de promessas e fórmulas mágicas para ganhar muito em pouco tempo (Unsplash)
Compartilhe:

No mundo dos investimentos, todo cuidado é pouco para quem está iniciando nas aplicações financeiras. A falta de experiência pode deixar qualquer pessoa mais próxima de cometer um erro comum e se questionar: “Investi errado, e agora?”. Buscar a orientação de especialistas é fundamental para obter dicas sobre caminhos possíveis para amenizar ou reverter os danos. 

Conhecer o seu perfil de investidor e segui-lo ao fazer suas aplicações é o ponto crucial para o sucesso dos seus investimentos. Essa definição leva em conta a sua tolerância ao risco, seus objetivos financeiros, prazo de investimento e necessidade de liquidez, ou seja, se você pode precisar do dinheiro antes do vencimento ou não. Isso é importante, pois ao investir em ativos que não estão adequados ao seu perfil, você tanto pode se frustrar, quanto perder dinheiro.

“Se você não tolera riscos, evite investir em aplicações que podem oscilar muito ao longo do tempo. Caso seja mais aberto a possíveis variações no seu investimento, pode investir em ativos como fundos multimercados, ações e demais opções de renda variável”, orienta o pró-reitor e professor Luís Carlos Beltrami, do curso de Trade de Investimentos da Universidade Tiradentes (Unit EaD). 

Outro ponto importante para evitar erros na hora de investir: desconfiar sempre de anúncios com promessas de ganhos altos em um curto espaço de tempo. Afinal, ninguém fica milionário de uma vez. Ganhos de 2% ao dia? O especialista assegura que isso não existe.

“Se você não entende muito bem sobre negócios, vendas e gestão e decidir apostar em uma dessas aplicações, pode não ter o resultado esperado. Por isso, invista seu tempo e dinheiro somente no que você realmente entende e tem experiência. Se não é este o caso, fuja das possíveis armadilhas”, enfatiza Beltrami. 

Um dos maiores erros dos investidores é colocar tudo em uma aplicação só e isso vale para bolsa, fundos ou renda fixa. É preciso diversificar os investimentos para evitar o risco de grandes perdas de patrimônio. “Quando você investe seu dinheiro em diferentes tipos de aplicações, acaba minimizando os riscos de perda e aumentando as chances de obter uma boa rentabilidade no médio e longo prazo”, ressalta o professor.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: