ESTUDE NA UNIT
MENU

As habilidades essenciais para desenvolver no futuro do trabalho

Empatia, pensamento crítico e gestão do tempo são algumas das habilidades essenciais para desenvolver no futuro do trabalho.

às 13h20
As habilidades essenciais para o futuro do trabalho estão atreladas a características como empatia, gestão do tempo e equilíbrio emocional (Unsplash)
As habilidades essenciais para o futuro do trabalho estão atreladas a características como empatia, gestão do tempo e equilíbrio emocional (Unsplash)
Compartilhe:

O que nos reserva o futuro do trabalho? Para muitos especialistas em carreiras, é preciso ir além do conhecimento técnico e buscar desenvolver habilidades comportamentais, as chamadas “soft skills”, tão essenciais para desenvolver nossas atividades e atingir sucesso profissional. 

“Estamos vivendo a era da ‘indústria 4.0’, que é exatamente a quarta revolução industrial da qual muitos estão falando, que nada mais é a interação entre a máquina e o ser humano. Isso faz toda a diferença no mundo do trabalho, porque todas as atividades que podem ser substituídas por máquinas elas vêm sendo substituídas, e o trabalho humano tem se tornado cada vez mais humano. Esse ponto é o que faz toda a diferença nas habilidades do futuro do trabalho”, analisa Janaína Machado, gerente do Tiradentes Carreiras. 

Desenvolver o pensamento crítico de modo a encontrar dados confiáveis ​​e usá-los para tomar decisões é outra habilidade essencial do profissional do futuro. Manter uma mentalidade de crescimento e buscar o conhecimento de forma contínua, também é fundamental para o crescimento profissional e pessoal. 

“Essas habilidades essenciais para se desenvolver no futuro do trabalho estão atreladas à empatia, ou seja, se colocar no lugar do outro, além da gestão do tempo, equilíbrio emocional para bem gerenciar a vida pessoal e a profissional. Nesse mundo tecnológico, precisamos ter um mindset digital para interagir com a tecnologia e aprender coisas novas sempre”, destaca.   

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: