ESTUDE NA UNIT
MENU

Logística EAD: uma excelente aposta para 2023

O estudante de Logística aprende a desenvolver processos que envolvem compra, entrada de materiais, planejamento da produção, armazenamento, entre outros.

às 11h39
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Processos logísticos que costumavam ser feitos por profissionais das áreas de administração e engenharia dentro das empresas, hoje em dia passaram a ser realizados por profissionais específicos da área, surgindo então, o curso de Logística. Esse profissional pode atuar em diversas áreas dentro das organizações, uma delas está relacionada à administração de rotas e meios de transporte.

No momento em que é executada essa função, o profissional desenvolve ações para otimizar o tempo e diminuir custos com o transporte de insumos e mercadorias, além de muitas vezes também atuar como gerente de estoque, organizando os itens que permanecem nos armazéns da empresa e controlar a análise de custo, os parâmetros de produtividade, os indicadores de desempenho dos setores, etc.

Todas as empresas têm atividades logísticas. Dessa forma, as perspectivas para a carreira são boas. Quem tem formação na área pode atuar em organizações de diversos tipos, como indústrias, fábricas, transportadoras etc.

“Para que seja possível uma boa colocação no mercado de trabalho em Logística, os profissionais dessa área precisam, além de uma formação adequada, observar as necessidades que o mercado apresenta. Importante ressaltar que no período de pandemia, com o aumento do comércio eletrônico, houve uma ampliação dos postos de trabalho”, explica o coordenador operacional dos cursos de Ciências Contábeis e tecnológicos em Gestão da Universidade Tiradentes (Unit), Joenison Silva.

Curso

A Universidade Tiradentes oferece o curso tecnológico na modalidade de Educação a Distância (EAD) e tem como foco principal a formação de profissionais para atuarem no gerenciamento e na operação de diversos processos logísticos, entre vários tipos de empresas e corporações. Quem cursa Logística a distância garante um diploma com validade nacional, assim como qualquer outro curso presencial.

“O curso de Logística visa proporcionar aos alunos o aprendizado correspondente às várias possibilidades de atuação dessa área, como por exemplo: a gestão de custos logísticos, gestão da cadeia de suprimentos, gestão de estoque e armazenagem e gestão de transportes. Além disso, o aluno terá em sua formação uma base sólida sobre logística internacional, logística reversa e práticas em logística”, pontua Joenison.

Quem é graduado em Logística está preparado para adentrar no mercado de trabalho e muitas vezes conseguem vagas nas áreas de logística ou administração, visando atender às demandas organizacionais da cadeia de suprimentos de empresas. 

“Analisando a área de Logística e sua importância para a sociedade, temos que ressaltar que o profissional de logística estará contribuindo diretamente para o funcionamento da sociedade. Todas as atividades que são desempenhadas necessitam do olhar da logística para que possa funcionar de forma eficiente”, destaca.

Essa área engloba processos variados, dinâmicos e muito vastos, já que pode gerir recursos materiais, financeiros, pessoas ou até informações. Ou seja, onde houver atividade em curso, será necessário um processo logístico para otimizar resultados. Portanto, esse profissional é de fundamental importância para qualquer empresa.

Leia também: O papel da sinergia entre ensino superior e o mercado de trabalho

 

Compartilhe: