ESTUDE NA UNIT
MENU

Calouros de Medicina comemoram durante Noite do Jaleco

A cerimônia representa uma das atividades promovidas pela coordenação do curso de Medicina para marcar o ingresso dos estudantes

às 19h17
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Foto: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Fotos: Luiz Dinarte/CCS
Compartilhe:

No início de cada semestre, estudantes que ingressam no curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit) são convidados, juntamente com os seus padrinhos, a participarem de uma noite festiva onde professores e a coordenação do curso fazem a entrega do primeiro Jaleco. O evento foi realizado na última sexta-feira, 3, no campus Farolândia.

O evento foi marcado pela entrega do Jaleco, que é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para profissionais de saúde. Mas além de proteção, a peça também identifica os profissionais da área da saúde, representando os seus ideais de pureza nas ações, na organização, na eficiência e na transparência desses serviços prestados. 

Para a pró-reitora de Graduação, professora Arleide Barreto, esse evento é tão especial e importante porque é o registro da continuação do projeto de vida que o aluno construiu durante os anos de estudo até chegar à Universidade.

“A Universidade Tiradentes está em festa por terem escolhido a nossa instituição para fazer parte do projeto de vida de vocês. Oferecemos um time de professores competentes e comprometidos com a aprendizagem. São profissionais excepcionais que querem fazer de vocês profissionais brilhantes e realizados. A Unit investe constantemente em ambientes de aprendizagem, com equipamentos de ponta, simuladores robóticos, peças naturais e prática de realidade com pacientes que acontece desde a primeira etapa. Também oferece programas de internacionalização que permite abrir espaços onde existem cenários importantes para a sua formação”, destaca. 

A coordenadora do curso de Medicina, Lis Campos, disse estar feliz em receber mais uma turma de alunos na Unit. “É sempre contagiante olhar os rostinhos tão ansiosos por estarem começando a vida acadêmica na Medicina. Acompanhar vocês se desenvolvendo ao longo dos anos, ver vocês amadurecer profissionalmente e pessoalmente é muito gratificante. Nós ficamos muito felizes em dar todo o suporte necessário para os alunos, não só no que foi estritamente acadêmico, mas em todas as necessidades porque entendemos que a educação é feita de afeto, exemplo, incentivo e academicismo. E a Unit oferece toda estrutura para uma vida acadêmica saudável e acolhedora”, ressalta. 

Os alunos veteranos também estiveram presentes no evento. A representante do Centro Acadêmico José Augusto Barreto (Cajab), Juliana Araújo, e a representante da Atlética Carango, Maíra Atlântica, deram as boas-vindas aos alunos apresentando o trabalho realizado pelas ligas estudantis. 

“Essa é a minha terceira noite do jaleco, e todo semestre que venho aqui para conversar um pouquinho com vocês e desejar as boas-vindas, percebo uma coisa que é muito importante dentro do nosso convívio do dia a dia que é o brilho no olhar. A essência de renovação. Todas as vezes que chega uma nova turma, nós como centro acadêmico estamos aqui como suporte e contato entre os alunos e a coordenação. E queremos sempre que vocês se sintam mais confortáveis e à vontade possível dentro da dentro da instituição para conseguir resolver os seus problemas, ter alguém como suporte”, informa a representante do Cajab, Juliana Araújo. 

“Na atlética vocês vão ter a oportunidade de ter um hobby. Porque vocês vão perceber que a faculdade ao mesmo tempo que ela é linda e gratificante, também vai ser muito exigente com vocês. Então é importante ter uma válvula de escape. E a gente pode promover isso através dos esportes. Na liga os alunos fazem novas amizades, têm um contato maior com os veteranos, participam dos treinos e de quebra, de vez em quando promovemos eventos para que todos se divirtam. Então, aproveitem o que a Carango tem a proporcionar pra vocês, aproveitem tudo da faculdade, é uma jornada muito cansativa, mas é muito bonita”, diz a representante da atlética Carango, Maíra Atlântica.

O diretor técnico do Hospital de Cirurgia, doutor Rilton Morais, incentivou os estudantes a aproveitarem a nova experiência. “Vocês alunos estão experimentando hoje uma sensação de excitação, de alegria, de descoberta do novo, porque eu também passei por isso. Aos 17 anos, eu estava onde vocês estão. E hoje, 31 anos depois, tenho um filho que entrou em uma faculdade, então também sei como os pais estão se sentindo hoje. É a realização de um sonho. Sabemos o sacrifício que cada um fez pra estar hoje aqui. E essa Noite do Jaleco é apenas o início de uma grande jornada. Aproveitem cada dia, desde os dias de estudos até os dias que iram atuar como profissionais”, frisa.

A caloura, Maria Luiza Gomes, estava muito emocionada durante a cerimônia. “Eu estou muito feliz! Foi uma jornada muito difícil até chegar aqui. Não foi nada fácil. Já estava há alguns anos prestando o vestibular do Enem, aí eu fiz pela primeira vez o Vestibular de Medicina da Unit, mas sem a pretensão de entrar. E não passei, Então decidi me comprometer e estudar, me preparei melhor e passei. É a realização de um sonho”, afirma.

 

Leia mais: Estão abertas as inscrições para o Internato de Medicina 2023 

Compartilhe: