ESTUDE NA UNIT
MENU

Professor doutor Estélio Dantas recebe Título de Cidadão Aracajuano

Professor Estélio Dantas recebe Título de Cidadão Aracajuano com aprovação unânime dos vereadores da Câmara Municipal de Aracaju.

às 22h28
Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar
Compartilhe:

Natural do Rio de Janeiro (RJ), há nove anos vivendo em terras sergipanas, o professor doutor da Universidade Tiradentes (Unit), Estélio Dantas, recebeu a maior honraria da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no último dia 27. A cerimônia de entrega do Título de Cidadão Aracajuano, de autoria do vereador Isac Silveira, ocorreu no Plenário da CMA. 

Para Isac, esse é um momento de ratificar que “o professor Estélio Dantas é, de fato, um cidadão aracajuano, agora subscrito por esta Casa” e continuou falando sobre a importância profissional do agora Cidadão Aracajuano. “O professor Estélio Dantas tem dedicado sua vida na pedagogia do conhecimento das estruturas físicas da biologia e da formação tanto estrutural quanto de caráter de muitos estudantes. Ele foi um grande professor no Rio de Janeiro e, aqui em Aracaju, cativou os corações de seus alunos e nos fez reconhecer a beleza e a profundidade que há no lecionar e na formação de grandes homens e mulheres”.

Realmente. O professor doutor Estélio Dantas está em Sergipe desde 2014, após se aposentar como docente da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, estava  cedido à Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação Física e Esportes. Veio, portanto, morar em Aracaju, pois buscava um lugar que o propiciasse melhor qualidade de vida. Na ocasião, havia três oportunidades em aberto: a NASA em Oak Ridge, o Saint Mary College em Londres e a Universidade Tiradentes em Aracaju, onde continua sua história de atuação na educação.

Sobre o significado do recebimento desta homenagem, o professor comenta: “Sou muito grato ao doutorando Michael Douglas Celestino Bispo que me apresentou ao vereador Isac Silveira, que foi o autor da proposição e à Câmara Municipal de Aracaju, pela honraria recebida. Muito me envaideceu ter meus esforços em prol do estado de Sergipe e da cidade de Aracaju, reconhecidos”. 

O coordenador do curso de Educação Física da Unit, professor Antenor Neto, foi um dos colegas que prestigiou a concorrida cerimônia. “Um reconhecimento muito merecido ao professor Estélio. Suas tantas contribuições para a formação dos acadêmicos são diferenciais e engrandecem a Educação Física”, pontua.

Estélio Dantas

Sua história começou como oficial do Exército Brasileiro, atuando por 20 anos, onde seu foco era principalmente voltado ao exército, atuando como paraquedista, após o Exército o encaminhar para a área de Educação Física, descobriu a ciência e passou a se dedicar a ela. Portanto, desde 1990 ele se dedica à pesquisa, iniciando na área de Educação Física e esportes e depois ampliando para a área de saúde. 

“Conheci a Unit através de um curso de especialização que fui convidado a participar como docente. E pouco a pouco, conhecendo seus propósitos, missão e objetivos fui me apaixonando pela Universidade”, afirma Estélio., “Não posso deixar de reconhecer a participação no processo de entrosamento na Unit do Prof. Dr. Cristiano Ferronato, na época Coordenador de Pesquisa, que propiciou o cadastramento do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH) no Diretório do Conselho Nacional de Pesquisa”, complementa.

Diante das diversas oportunidades que teve para trabalhar no Estado, a que mais o chamou a atenção foi a proposta do então superintendente, Jouberto Uchôa Junior,, lhe convidando para dedicar seus esforços de pesquisa na Unit, no Programa de Saúde e Ambiente (PSA), onde testemunhou o empenho da Universidade em apoiar a pesquisa e inovação. 

“Uma de minhas formas de demonstrar minha gratidão à Unit e a Aracaju é o Projeto MASTERFITTS que atende a pessoas idosas do bairro da Farolândia e bairros circunvizinhos com um programa multidisciplinar de promoção da saúde, que inclusive inclui exercícios físicos na academia da Unit”, conclui.

Por Raquel Passos e Álvaro Ruan Fonseca (estagiário)

Com informações da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

 

Leia mais:

Projeto Masterfitts está com inscrições abertas

Compartilhe: