ESTUDE NA UNIT
MENU

NAF da Unit ocupa o 3º lugar no ranking regional da Receita Federal

Resultado é referente às atividades desenvolvidas pelo NAF da Unit na 5ª Região Fiscal durante o 2º trimestre de 2023. Foram mais de 2 mil atendimentos neste período.

às 20h43
Compartilhe:

Em recente avaliação da Equipe de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), na Bahia e em Sergipe, referente aos resultados de Núcleos de Apoio Fiscal e Contábil (NAFs) desta 5ª Região Fiscal, o da Universidade Tiradentes se consagrou em 3º lugar no ranking regional, com 2.088 serviços prestados no último trimestre, de abril a junho. 

De acordo com a coordenadora do NAF da Unit, professora Flávia Karla Gonçalves, esses dados podem ultrapassar o valor real. “Isto é, o prazo para entrega dos relatórios encerrou no dia 29 de Junho, mas ainda ficaram algumas demandas para serem finalizadas durante o prazo da avaliação. Ou seja, ultrapassamos esse número [2.088] de atendimentos. Se são mais pessoas atendidas, são mais alunos capacitados e prontos para entrar no mercado de trabalho”, antecipa. 

Os resultados de 2022 também são de destaque, já que o NAF da Unit ficou com a 11ª posição no ranking nacional de assistências prestadas e o 3º lugar no ranking regional com 5.988 atendimentos registrados à sociedade, configurando o reconhecimento Ouro da Receita Federal. 

Tal reconhecimento reflete o empenho de toda equipe formada por docentes e discentes do curso de Ciências Contábeis da Unit. “É de extrema importância para a equipe. Além de representar parcela do que estamos devolvendo para sociedade na forma de serviços contábeis e tributários, verifica-se que os alunos saem cada vez mais preparados para o mercado de trabalho. Afinal, são eles que atendem toda essa demanda, solucionando demandas contábil ou fiscal sob orientação do professor, mas são eles que aplicam as metodologias na prática”, destaca a coordenadora do NAF da Unit, professora Flávia Karla Gonçalves.

Para se ter ideia de como o NAF impacta positivamente a vida das pessoas, durante os atendimentos, os assistidos recebem orientação financeira, conhecem mais sobre as leis fiscais, imposto de renda e muito mais. “Estimamos que 90% do nosso público saem com as demandas resolvidas, o restante são encaminhadas para órgãos que irão solucioná-los. O NAF não é só um ponto de atendimento, é um local em que a população é e será sempre bem atendida e ainda sairá esclarecida a respeito dos problemas que apresentaram nos atendimentos”, explica Flávia Karla.

O coordenador de Extensão da Unit, professor Geraldo Calasans, relembra um momento marcante: “No primeiro semestre, representantes institucionais da Unit receberam visita da liderança da Receita Federal que toca o projeto NAF IRPF no Brasil para entender como a Unit Sergipe consegue ter bons índices de atendimentos. Eles vieram aprender conosco para levar nossas boas práticas como exemplo para outros centros educacionais e isso nos deixa muito orgulhosos! Eles ficaram encantados com o que o NAF Unit oferece”, relembra Geraldo.

Clínicas e Extensão

A prática do que é aprendido em sala de aula é o grande diferencial para o aluno da Unit, frente aos núcleos e clínicas de extensão que a Universidade oferece em suas respectivas áreas e cursos. “O NAF é importante para os alunos de Ciências Contábeis, pois os que passam pelo Núcleo sempre se destacam quando participam de algum processo seletivo não só de estágio, mas também de emprego. Sem contar que a gente tem estagiários que são absorvidos pelo mercado pela grande experiência adquirida no NAF”, reflete o coordenador de Extensão da Unit. 

Leia mais: NAF Unit é destaque entre os Núcleos de Apoio Fiscal e Contábil

Compartilhe: