Personalidades de destaque na sociedade sergipana que passaram pelos bancos e campi da Universidade Tiradentes (Unit) começaram a ser homenageadas através de duas iniciativas lançadas ao longo desta primeira semana de agosto: a campanha publicitária “Egressos de Sucesso”. São 35 depoimentos gravados por ex-alunos que percorrem redes sociais, TVs e outdoors da cidade de Aracaju.
Todos os homenageados ainda irão receber, ao longo dos próximos dias, a Medalha do Mérito Tiradentes, com o objetivo de homenageá-los pelas posições de destaque na sociedade sergipana, nacional e internacional.
As medalhas começaram a ser entregues nesta quinta-feira, 3, durante a visita de dois dos homenageados ao campus da Unit: o engenheiro de software Fernando Cardoso, egresso de Ciências da Computação e integrante da equipe de desenvolvimento de infraestruturas da Google, nos EUA; e o empreendedor Maurício Gonçalves, ex-superintendente da Fecomércio (Federação do Comércio de Sergipe), egresso do MBA em Administração e Gestão de Negócios e que está concluindo o MBA em Marketing Estratégico e Comunicação Digital.
Ao receber a homenagem, Fernando destacou que a experiência adquirida nas atividades de seu curso na Unit ajudaram a prepará-lo profissionalmente para atuar no mercado de trabalho, e o ajudou na construção da carreira. Ele disse também que, entre as boas lembranças que guarda do tempo de universidade, estão as amizades feitas ao longo do curso. “Eles são egressos de sucesso, talvez mais do que eu, estão comigo nessa jornada há mais de 20 anos e são amigos que eu vou levar pro resto da vida”, disse.
Para o engenheiro sergipano, que hoje mora no estado americano da Califórnia, a campanha “Egressos de Sucesso” é uma oportunidade de inspirar outros jovens e outros estudantes a seguirem em frente na construção de suas carreiras através da universidade. “A principal consequência positiva disso pra mim é motivar e inspirar a moçada que está na mesma sala de aula que eu estive um dia, e que eles possam perceber que têm um leque de opções muito mais variado do que talvez se pense”, afirma ele.
Por sua vez, Maurício destaca que o conhecimento adquirido através da pós-graduação da Unit foi igualmente importante para o aprimoramento da carreira e dos próprios conhecimentos, além de incentivá-lo a prosseguir com seus estudos mesmo depois de formado. “A Unit me deu ‘régua e compasso’, como diz a música [Aquele Abraço, de Gilberto Gil]. Por mais que você tenha a experiência do dia a dia, é fundamental que você sente, analise os conhecimentos e trabalhe com eles para seguir em frente. E guardo muitas boas lembranças. É tanto que estou fazendo outro curso (risos). Nunca se pode parar de estudar!”, recomenda ele, que recebeu a comenda no dia de seu aniversário.
Egressos de Sucesso
Ao todo, 35 ex-alunos da Unit prestaram depoimentos para a campanha “Egressos de Sucesso”, como uma forma de representar os mais de 95 mil formados pela instituição, relatando suas experiências vividas ao longo de seus cursos na Unit, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e ainda serão homenageados com a Medalha do Mérito Tiradentes.
Entre eles, estão nomes como o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; o senador Alessandro Vieira, o CEO da Explicaê Bruno Oliveira, a especialista de Relações Institucionais da Eneva, Regina França; a jornalista Aline Aragão; os arquitetos Gilvan Accioly e Marlon Gama; a médica Sylvia Gurgel, a juíza do Trabalho Cristiane D’Ávila e a chef de cozinha Luíza Trípodi.
O reitor da Unit e fundador do Grupo Tiradentes, professor Jouberto Uchôa de Mendonça, ressaltou que as iniciativas são um reconhecimento ao maior legado construído pelo GT ao longo de seus 61 anos de existência: os mais de 95 mil profissionais formados, pela instituição, desde o surgimento das Faculdades Integradas Tiradentes até os dias de hoje.
“O conhecimento está posto, no dia a dia das pessoas, cada vez mais conectado e repleto de possibilidades. Mas para se tornar um profissional de sucesso é preciso causar impacto social regional, nacional e até mesmo internacional. Quando vemos nossos ex-alunos seguindo esse caminho e alçando vôos cada vez mais altos, ficamos muito felizes em saber que nossa missão de inspirar pessoas a ampliar os horizontes foi, de fato, cumprida. Por isso, colocamos a campanha Egressos de Sucesso no ar, valorizando os profissionais que acreditaram na Universidade Tiradentes e que seguem apostando na Unit para a formação das próximas gerações”, conclui Uchôa.
Todos os depoimentos da campanha “Egressos de Sucesso” podem ser vistos neste site especial da campanha e estão sendo exibidos em comerciais de TV, nas redes sociais e no canal da Unit no YouTube.
Asscom | Grupo Tiradentes