ESTUDE NA UNIT
MENU

Ampliando horizontes: a experiência da mobilidade acadêmica na Unit

Aluna de Biomedicina da Universidad Católica de Santa Maria, no Peru, compartilha sua experiência de mobilidade acadêmica na Universidade Tiradentes.

às 20h47
Compartilhe:

A diversidade cultural e acadêmica marca a história de Kendra Maria Laura Ramos, estudante de Biomedicina da Universidad Católica de Santa Maria, localizada em Arequipa, Peru. Pela primeira vez no Brasil, Kendra escolheu a Universidade Tiradentes (Unit) para vivenciar uma experiência única de intercâmbio, impulsionada pela oferta de bolsas e pela reputação da instituição.

“Eu estava procurando uma universidade para fazer meu intercâmbio. Tinha muitas opções entre o México, Colômbia e Brasil, mas eu havia estudado português há algum tempo. Então, me animei a experimentar a experiência no Brasil. Ao analisar as opções, percebi que a Unit oferece bolsas para estudantes do Peru no âmbito do convênio”, conta Kendra.

Ao optar por fazer intercâmbio, Kendra destaca a amplitude do curso na Unit, explorando áreas como tecnologia, microbiologia, genética e biologia molecular. Ela elogia as partes práticas do curso, evidenciando a inovação nas técnicas aprendidas nos laboratórios. A tecnologia avançada e eficiente utilizada na Unit contribui para uma experiência enriquecedora.

“A experiência nos laboratórios, colocando em prática o aprendizado, é nova para mim. Sempre há novas técnicas que diferem das que eu conhecia, como métodos de coloração e preparação de materiais, que são bastante distintos também na tecnologia. Aqui, há tecnologias muito avançadas e eficientes, algo que aprecio bastante. Os professores são muito prestativos, e os colegas sempre tentam ajudar em qualquer dificuldade que surja durante o curso. A explicação dos professores também é gradual e compreensível”, revela.

Abordagem didática, estrutura e tecnologia 

Kendra ressalta a abordagem didática e teórica dos professores da Unit, destacando a utilização de exemplos práticos para facilitar o entendimento. A interação constante com materiais reais, como parafina, e práticas inovadoras no manuseio de tecidos, exemplifica o compromisso da instituição com o aprendizado eficaz.

“O que mais me agradou na Unit foi a abordagem dos professores em sala de aula. Eles explicam de maneira bastante didática e teórica, fazendo comparações práticas para facilitar o entendimento. Sempre apresentam novos exemplos e casos para aprimorar nosso aprendizado. Em relação à tecnologia, por exemplo, os professores trazem amostras reais, como parafina, para que possamos interagir com o tema. Também há práticas que nos permitem examinar tecidos, aprender a lidar com eles e replicar o que o professor está fazendo”, pontua a estudante.

A visita aos laboratórios da Unit impressionou Kendra. A presença de tecnologias modernas, a preocupação com a segurança e a divisão eficiente conforme as áreas de estudo proporcionam um ambiente propício para a realização de pesquisas e aprendizado prático.

“Vi várias máquinas modernas utilizadas no campo da biomedicina e notei que os laboratórios estão bem equipados, com preocupação com a segurança, incluindo cartazes de advertência. Há uma boa quantidade de microscópios, e os laboratórios são divididos conforme a área de estudo. Se é microbiologia, existe uma sala especial com muitos microscópios; se é histotecnologia, há um espaço mais amplo com microscópios para facilitar o trabalho. A divisão é eficiente para realizar cortes e outros procedimentos específicos do curso. Além disso, visitei o laboratório da ITP, que é extenso e possui vários edifícios, proporcionando um ambiente ideal para os alunos que desejam aprender e realizar pesquisas científicas. A experiência no laboratório foi excelente, assim como nas aulas”, elenca.

Primeiras impressões do Brasil

Com uma estadia que começou em julho e se estenderá até dezembro, Kendra mergulhou nas peculiaridades do Brasil. A diversidade cultural, as diferentes regiões, e as interações com pessoas diversas contribuíram para uma experiência única.

“Esta é a minha primeira vez no Brasil, e considero o país muito interessante. Conheci várias regiões diferentes, experimentei diversas culturas e interagi com pessoas muito diferentes. Até mesmo o clima é notavelmente distinto. Visitei o centro, a praia, o Museu da Gente Sergipana, shoppings, caminhei pelas ruas, entre outras atividades. Acredito que essa diversidade é o que mais se destaca aqui”, pontua.

A jornada de Kendra é um testemunho da importância da mobilidade acadêmica na formação integral dos estudantes. Sua experiência destaca não apenas a excelência acadêmica da instituição, mas também a riqueza cultural que o Brasil oferece aos intercambistas. 

Leia também: Troca de conhecimentos: estudante mexicano compartilha sua vivência na Unit e no Brasil

Compartilhe: