ESTUDE NA UNIT
MENU

As videoaulas como aliadas no desenvolvimento da aprendizagem no EAD

Entenda porque as videoaulas são um importante recurso para cursos na modalidade EAD

às 18h32
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Estar imerso em diversos estímulos de diferentes recursos pedagógicos ajuda em qualquer processo de ensino aprendizagem, além de auxiliar no desenvolvimento do processo cognitivo. O impacto do universo digital já é uma realidade na sociedade, e junto a isso, as novas tecnologias têm mudado o padrão e a forma como aprendemos determinado conteúdo. Um exemplo dessa mudança é o Ensino a Distância (EAD), que vem sendo cada vez mais procurado justamente por proporcionar mudanças tão significativas para o aprendizado.

O EAD e as videoaulas

Peça fundamental para os cursos à distância, a videoaula é uma das ferramentas responsáveis por manter o nível de satisfação do aluno com o conteúdo que está sendo apresentado. Isso acontece, principalmente, por conta da sua versatilidade: o estudante pode ver e rever quantas vezes quiser aquela aula, até que o conteúdo seja entendido por inteiro. Isso garante um maior rendimento em atividades e avaliações, proporcionando uma melhor absorção do conteúdo. Outro fator importante que ajuda nesse processo é o fato de as videoaulas, muitas vezes, utilizarem recursos gráficos e visuais que ajudam na compreensão do conteúdo.

Além disso, por não ter contato simultâneo com os alunos, os professores ou tutores de disciplinas online costumam elaborar materiais e aulas mais interativas e descontraídas, visando atrair cada vez mais o aluno para o que está sendo apresentado. Então engana-se quem pensa que o EAD é chato e monótono. 

Benefícios das videoaulas

Além de unir o conhecimento a um modelo de ensino que torna o estudante protagonista do próprio aprendizado, a praticidade para montar os horários e o baixo custo são alguns benefícios que tornam o EAD cada vez mais procurado por aqueles que desejam ingressar no ensino superior. Outra característica importante que está integralmente aliada a isso é o formato das aulas. Atualmente, muitas empresas no mercado de trabalho têm investido nas chamadas trilhas de conhecimento e aprendizagem à distância, que nada mais são que cursos disponibilizados em plataformas de ensino à distância. 

O estudante do EAD está a frente nesse quesito, já que ele está habituado e totalmente imerso nesse ambiente virtual. A videoaula, portanto, é um recurso midiático que cumpre com excelência e eficiência suas funções. Elementos visuais, sonoros, aulas lúdicas e a utilização de metalinguísticas são alguns dos recursos que os estudantes de EAD podem usufruir ao longo das aulas, tornando a experiência da graduação cada vez mais enriquecedora. Além disso, o estudante pode interagir de forma efetiva com o conteúdo apresentado por meio de fóruns de discussão, seja para a resolução de desafios apresentados pelo professor/tutor ou para contribuir de forma positiva com a turma. 

Agora ficou fácil entender porque o EAD tem se mostrado cada vez mais vantajoso para alunos e instituições de ensino que oferecem cursos nessa modalidade. As videoaulas são importantes aliadas na construção do aprendizado, estimulando o interesse dos alunos pelo conteúdo abordado e transformando os resultados gerados pelo conhecimento. 

Leia também: Unit inicia processo seletivo de bolsas para cursos EAD

Compartilhe: