ESTUDE NA UNIT
MENU

Comércio Exterior: o que é, como é o curso e quais as áreas

A Universidade Tiradentes oferece o curso na modalidade de Educação a Distância e capacita seus alunos para o mercado de trabalho

às 14h12
Foto: AMCHAM
Foto: AMCHAM
Compartilhe:

Realizar uma graduação é um requisito cada vez mais indispensável para quem deseja crescer na carreira. A frequência no ensino superior, inclusive, possibilita o acesso a melhores salários e posições de destaque. Para quem não tem muito tempo disponível, um curso EAD garante a flexibilidade necessária para conciliar o estudo com outras demandas.

Nos últimos anos, foi possível notar que as atenções estão voltadas para o setor de Comércio Exterior, o que faz com que cada vez mais pessoas invistam em uma carreira nessa área. O profissional com essa especialização possui um conhecimento consistente sobre a logística envolvida na compra e venda de produtos para outros países, dedicando-se a executar essas operações obedecendo a todos os critérios legais. 

Com temas relacionados às áreas de Administração, Relações Internacionais e Economia, o curso da Universidade Tiradentes (Unit), disponível na modalidade de Educação a Distância (EAD), é bastante focado no exercício da profissão e em situações com as quais o profissional vai se deparar diariamente.

No curso, um dos assuntos que o aluno aprende são barreiras comerciais, tarifárias e não tarifárias, que são de extrema importância para todo profissional da área. “Barreiras comerciais são instrumentos utilizados no nosso mercado para proteger o produto interno bruto, ou seja, ele impede que exista uma invasão de produtos estrangeiros enfraquecendo a nossa indústria. Nas barreiras tarifárias, temos empregados os impostos, as taxas para aumentar o valor dos produtos externos. Já as não tarifárias são aquelas que não envolvem diretamente o crescimento de imposto de valores. Quando se limita a quantidade de determinado produto”, explica o tutor do curso de Tecnologia em Comércio Exterior, Andrews Nunes.

Além do conhecimento teórico, os alunos são estimulados a desenvolver uma visão analítica e estratégias de negociação no comércio internacional. Para que as suas atividades sejam sempre realizadas com todo o rigor e clareza, a grade curricular abrange protocolos, dispositivos legais e exigências alfandegárias. Gestão de Comércio Exterior, Logística Internacional e Pesquisa de Mercado estão entre as disciplinas que constam na estrutura do curso.

Como funciona o curso de Comércio Exterior EAD?

Com a duração de dois anos, o curso superior de Tecnologia em Comércio Exterior da Unit EAD possui uma estrutura que garante uma jornada acadêmica de alta qualidade a todos os seus alunos. A graduação é 100% online e o suporte pedagógico é constante, tanto por professores como pela equipe da faculdade. As atividades acontecem através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do Google Classroom. 

São nessas duas plataformas que ficam disponíveis as videoaulas, materiais de apoio, fóruns de discussão e canais de comunicação entre professores, alunos e tutores. A graduação conta com quatro módulos e, ao fim de cada um deles, os estudantes realizam as avaliações no polo em que estão inscritos. 

Leia também: Saiba quais são as 5 vantagens em realizar um curso a distância

Compartilhe: