ESTUDE NA UNIT
MENU

Entenda a importância da gestão da qualidade em uma empresa

Unit oferece o curso de Gestão de Qualidade na modalidade EAD, que prepara o aluno para lidar com normas e padrões de qualidade

às 13h18
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

É perceptível a forma como o consumidor está cada vez mais exigente nos dias atuais do que antigamente. Na era da internet, onde as pessoas estão conectadas o tempo inteiro, as empresas passaram a receber mais cobranças do público e por esse motivo é que a gestão da qualidade precisa ser prioridade dentro de uma empresa. 

Quando é colocada em prática, a gestão da qualidade visualiza cada processo como sendo essencial para o resultado da empresa. Por isso, o sucesso do lançamento de um produto ou serviço dependerá do alinhamento entre todas as áreas da companhia, do atendimento ao suporte técnico, do financeiro ao marketing.

A consultora empresarial com foco em Gestão da Qualidade, Flávia Barbosa, explica que o profissional dessa área pode ser contratado por uma empresa para ser responsável pela qualidade do produto, sendo muito comum em fábricas e indústrias, onde normalmente são profissionais técnicos, engenheiros, ou a depender do tipo de produto. Mas além desses, existem outros perfis.

“Nós temos um perfil de gestor mais voltado para a indústria e também o gestor de qualidade, que é para atendimento a requisitos de ISO 9001. Normalmente as empresas que contratam o gestor de qualidade já tem um sistema implementado, ela precisa de alguém que tenha esse conhecimento no requisito da norma, além de ter um conhecimento também em administração e gestão”, destaca.

Flávia ainda pontua que esse profissional auxilia na visão por processo, os mapeando e integrando, além de auxiliar no monitoramento dos indicadores para que ele possa fazer o acompanhamento do atendimento dos requisitos, não só voltado para o produto, mas também para os próprios requisitos desses processos. 

“Resumindo, ele auxilia a rodar todo credenciado da organização, seja no planejamento, sistema de gestão, acompanhamento da execução especificamente para parte de reclamações. Para as sugestões de cliente tem a organização que responde por essa área, mas é necessário que esse gestor acompanhe de perto para ver se todos os requisitos das partes interessadas estão sendo atendidos”, pontua.

Curso de Gestão da Qualidade na Unit

A Universidade Tiradentes (Unit), oferece o curso superior na modalidade de Educação a Distância (EAD), que tem duração de dois anos. Seu objetivo principal é formar profissionais que possam atuar com normas e padrões de qualidade exigidos por sistemas de certificação nacionais e internacionais. 

“O profissional dessa área atua realizando implantação, auditorias e monitoramento de sistemas de qualidade aplicando metodologias, ferramentas da qualidade que garantem o cumprimento de padrões de acordo com a norma escolhida”, explica a coordenadora do curso de Administração da Unit, Ivânia Souto.

Quem se forma nessa área, de acordo com Ivânia, irá aprender como funcionam as principais normas de qualidade, e como elas podem se tornar estratégicas para as organizações. “O aluno irá aprender metodologias de implantação de sistemas de qualidade em empresas de pequeno, médio e grande porte, bem como auditar e monitorar os padrões de qualidade exigidos pelas normas. Dentre outros conhecimentos importantes, ele irá aprender a analisar problemas, através do Controle Estatístico dos Processos e Ferramentas da Qualidade de Controle e Melhoria de Processo, implantar e auditar Sistemas de Gestão da Qualidade”, destaca. 

A busca pela qualidade será sempre um dos focos de toda e qualquer tipo de organização. Dessa forma, é de extrema importância a presença desse profissional nas empresas. 

“A qualidade requer valores importantes para uma sociedade: ética, sustentabilidade, empatia, respeito. Um profissional formado em Gestão da Qualidade terá o desafio de equilibrar os objetivos mercadológicos de uma empresa considerando seus recursos internos, com a conquista e manutenção da satisfação dos clientes. Além disso, irá primar pela busca da melhoria contínua, valorizando o aprendizado e a evolução dos processos e das relações das empresas com seus stakeholders”, ressaltou.

Leia também: Principais soft skills desenvolvidas pelos alunos do EAD

Compartilhe: