ESTUDE NA UNIT
MENU

Fala, Tutor: uma série de lives sobre os cursos da Unit EaD

As lives do Fala, Tutor acontecem às terças e quintas-feiras, às 20h30, no perfil da Unit no Instagram

às 20h31
O tutor virtual Ramon Lima de Souza.
Compartilhe:

Desde o início de setembro, a Universidade Tiradentes (Unit) realiza uma série de lives para apresentar os tutores do Ensino a Distância (EaD) e tirar dúvidas sobre os cursos e a metodologia de ensino. Até o dia 28 de outubro, os seguidores do Instagram poderão acompanhar as lives às terças e quintas-feiras, às 20h30.

Intitulada Fala, Tutor, a série de lives aborda temas referentes ao curso do dia, desmistificando ideias equivocadas que circundam os cursos de Educação a Distância, como, por exemplo, a validade do diploma, o reconhecimento do MEC e a qualidade de ensino. Também são respondidas as dúvidas enviadas pelos seguidores.

Já foram trazidos tutores dos cursos de Administração, Gestão Financeira e Gestão Pública, Design de Interiores, Serviço Social, Logística e Marketing, Gestão Comercial, Ciências Contábeis, Nutrição, Gestão de Recursos Humanos e Biomedicina.

As próximas lives serão dos cursos de Estética e Cosmética, Pedagogia, Educação Física e Trade de Investimentos. Haverá, ainda, uma live extra sobre segunda graduação e formação pedagógica.

 Tutoria

Segundo a gerente acadêmica da Unit EaD, Karen Sasaki, o tutor tem uma grande importância no processo de ensino-aprendizagem no Ensino a Distância. “O tutor é o anjo da guarda do aluno. Ele domina a tecnologia e apoia o estudante para que ele tenha sucesso acadêmico. É um profissional que assegura a comunicação do aluno e o estimula para que ele estude cada vez mais”, explica.

O supervisor de tutoria da Unit EaD, professor Ricardo Fontes, explica o papel do tutor. “O tutor aplica e orienta as atividades avaliativas, fornece feedbacks das correções das atividades avaliativas, interage e orienta o aluno no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Ele é o suporte para o aluno ter sucesso na jornada de aprendizagem”, disse.

Para ser um tutor são requeridas algumas competências. O profissional que deseja atuar como tutor deve trabalhar coletiva e colaborativamente como um facilitador dos processos de aprendizagem. “As habilidades socioemocionais de empatia, escuta ativa, diálogo e gestão de conflitos são essenciais para o tutor”, pontua Ricardo.

A Unit tem diversos tutores no corpo docente. Ramon Lima de Souza é um deles. Ele foi o mais jovem a ingressar na equipe e atualmente é tutor virtual na área de Gestão e Negócios. “Posso afirmar que ser tutor na Unit é uma experiência incrível e muito gratificante. Tenho a oportunidade todos os dias de mudar positivamente a trajetória de muitos alunos e renovar constantemente meus conhecimentos”, assegura.

O tutor é o elo entre o aluno, o curso e a disciplina. Ele busca desenvolver no aluno o máximo aprendizado. “O tutor impacta positivamente o aluno desde o início do curso até a conclusão, toda a trajetória acadêmica do estudante EaD será permeada com seus respectivos tutores, devidamente habilitados, elevando ao máximo o seu aprendizado com as melhores práticas pedagógicas”, disse o tutor Ramon.

 

Leia também: Vencendo desafios, aluna do Polo EaD se forma em Pedagogia

Compartilhe: