ESTUDE NA UNIT
MENU

Segurança da Informação: o que você precisa saber sobre o curso

O avanço tecnológico trouxe inúmeras inovações no que diz respeito à comunicação. Portanto, não é de se estranhar que existam vários cursos nessa área, atualmente.

às 13h53
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

É impossível imaginar um mundo sem internet nos dias de hoje. A tecnologia está presente no dia a dia de grande parte das pessoas, seja no âmbito profissional ou pessoal. Com a popularização da navegação web, o setor de segurança da informação ganha cada vez mais destaque no ambiente virtual na área de tecnologia. 

Segundo informações de um relatório do Consórcio Internacional de Certificação de Segurança de Sistema de Informação (ISC) aponta que existe um déficit de 4 milhões de profissionais no setor a nível mundial. Somente na América Latina, a demanda é por 600 mil especialistas. O Brasil conta com a segunda maior força de trabalho em cibersegurança, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Ou seja, é uma profissão com uma alta demanda que requer profissionais qualificados para exercer os cargos. Dessa forma, é fundamental ter uma boa formação e se especializar cada vez mais na área para atender as necessidades do mercado e das empresas que estão investindo cada vez mais em cibersegurança, para proteger os seus sistemas computacionais internos e oferecer operações seguras para os seus clientes. 

Curso

Nesse contexto, os egressos do curso de Segurança da Informação encontram um mercado aquecido e com muitas possibilidades. A Universidade Tiradentes (Unit), por exemplo, oferece o curso na modalidade presencial e de Educação a Distância (EAD), o que permite que o aluno consiga administrar sua rotina e os estudos da melhor forma.

Em qualquer um dos tipos de graduação, os alunos terão contato com estudo e aprendizado em todas as áreas como: Criptografia; Análise de Riscos; Estatística; Lógica; Computação Forense e Certificação Digital. A graduação conta com professores e tutores já atuantes em diversos polos computacionais que podem além de ensinar, contribuir para um possível plano e estruturação de carreira para os alunos. 

Campos de atuação

O profissional formado em Segurança da Informação irá enfrentar uma infinidade de problemas digitais e o seu papel será fornecer soluções para estes problemas em diversas empresas. De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações, as funções e especificidades essenciais deste profissional são:

  • Administração de polos e sistemas computacionais de uma empresa
  • Suporte técnico e apoio ao usuário
  • Configuração e instalação de sistemas operacionais e computacionais
  • Realizar o controle e desenvolvimento da segurança computacional
  • Identificar possíveis aplicações de TI 
  • Gerenciar toda a estrutura de TI de uma empresa

Além disso, o curso será responsável por capacitar o profissional para trabalhar em diversas vertentes do mercado, como:

  • Segurança Corporativa: o profissional vai atuar na proteção dos dados de uma empresa
  • Segurança Forense: coletando provas digitais em laudos jurídicos
  • Inteligência de Estado: atuando em órgãos governamentais, como a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN)
  • Desenvolvimento de Softwares de Segurança: analisando programas maliciosos e desenvolvimento de códigos 

Dentro desta ciência, também é realizado estudo para a geração de soluções frente aos problemas cibernéticos apresentados por diferentes empresas e entidades. Portanto, sua atuação fornece ajuda como proteção de informações confidenciais em redes de computadores e também na computação em nuvem, visto que todas informações online atualmente são compartilhadas e registradas. Todos estes fatores, fazem com que o especialista em Segurança da Informação seja extremamente necessário nos dias de hoje.

Com informações do site Minha Operadora

Leia também: Motivos para realizar um curso de Mídias Digitais na Unit 

Compartilhe: