ESTUDE NA UNIT
MENU

Semana de Educação Física da Unit conta com palestras, oficinas e minicursos

A Semana de Educação Física, que começou na última quinta-feira, 19, tem programação até este sábado, 21, que será na praia de Atalaia

às 19h28
ASSCOM UNIT
ASSCOM UNIT
Breno Alemão (Vice-presidente da LAPFED) - Francismario (Diretor de Marketing da LAPFED) - Marco Tulio (Presidente da LAPFED) - Antenor (Coordenador de educação física) - Madson (Professor)
Compartilhe:

Com o intuito de proporcionar uma maior interação entre os alunos, ao mesmo tempo que aborda temas importantes sobre a profissão, os polos da Universidade Tiradentes (Unit) promovem, até o próximo sábado, 21, a Semana de Educação Física, com minicursos, palestras e oficinas práticas.

A abertura do evento, que aconteceu na noite desta quinta-feira (19) no campus Farolândia, foi transmitida simultaneamente para todos os outros polos da Unit, e contou com palestras sobre temas relevantes da profissão, como a de Políticas Públicas no Esporte, comandada pelo professor doutor de Educação Física, Ailton Fernando Santana de Oliveira. 

Segundo ele, a importância de ter uma prática constante de exercícios físicos para o bem-estar do corpo e da saúde, gerando um impacto positivo não só de forma isolada, mas também de forma conjunta, para a sociedade como um todo. “A população que pratica esportes menos adoece. É menos impacto nas Unidades Básicas de Saúde de sintomas menores, como pressão alta, dor de cabeça, dor muscular, que levam a encher as UBS. Então essas consultas críticas que lotam os postos de saúde seriam diminuídas drasticamente com a prática de exercícios”, pontua. 

Durante esses dias de evento, os estudantes de Educação Física dos polos da Unit podem participar de palestras, workshops, oficinas e minicursos, promovendo integração e conhecimento. “É um evento que pertence ao calendário anual do curso, todos os anos a gente realiza, sempre no primeiro semestre. Esse ano a gente conta, como sempre, com uma programação muito especial”, pontua o professor do curso, Antenor Neto. 

O professor também salienta que os estudantes podem participar das atividades e da programação em outros campus da Unit, já que a Semana de Educação Física é um evento que acontece simultaneamente. “No dia 20 as oficinas acontecem na Farolândia, manhã e tarde, e nos polos, à noite. Então o aluno que é do polo pode vir para a Unit Farolândia participar pelo dia e pode ir para o polo dele participar a noite”, ressalta o professor, que ainda destaca que o mesmo também pode acontecer com alunos do curso presencial, já que há a possibilidade de transitar entre os diversos polos e participar, em diversas nuances, do evento. 

Além de participarem da programação do curso e desenvolverem um olhar mais crítico e apurado para as demandas da profissão durante as palestras, o evento também proporciona uma conexão física entre os alunos de Educação a Distância (EAD) e do presencial, fortalecendo a comunicação e contribuindo com a evolução do ensino-aprendizagem. 

“A importância desse evento é muito grande, porque além da integração e da conexão entre alunos de períodos e turnos diferentes, acontece também de uma forma muito participativa a inserção deles em temas relevantes para a formação, que são trabalhados em sala de aula e ainda são reforçados, vivenciados e experimentados durante as oficinas e palestras que acontecem no evento”, conclui o professor. 

O aluno do 8º período do curso de Educação Física, Breno Alemão conta que eventos como esses são fundamentais, principalmente para quem está nos primeiros períodos do curso. “O aluno consegue ter um direcionamento a partir daquelas pessoas que já vivenciam o mercado, permitindo com que ele se identifique mais com determinada área, para que aos poucos possa definir o que escolher lá na frente para se especializar”, conta o aluno.

O aluno, que também é um dos responsáveis pelo evento, destaca a importância do tema abordado. “Um dos objetivos da Semana de Educação Física é voltar às práticas corporais em diferentes contextos, ampliar a visão do estudante em relação a outras áreas, como por exemplo a de Gestão, que fala muito sobre políticas públicas voltada para a promoção de saúde, algo que é fundamental para a população”, afirma o estudante.

O evento segue acontecendo até sábado, 21, quando está previsto para ser encerrado. O Projeto de Práticas Corporais na Praia, que este ano conta com a participação dos cursos de Biomedicina e Nutrição, também acontece no sábado com os campus de Aracaju e Propriá.

Leia também: Unit marca presença na abertura do Encontro de Assistentes Sociais de Sergipe

Compartilhe: