V E S T I B U L A R UNIT
MENU

Outubro rosa na Unit, consciência multiplicadora

Alunos promovem ações onde conhecer os procedimentos de prevenção contra o câncer de mama é uma das formas de combater a doença

às 00h03
Decoração com tema específico
Decoração com tema específico
Gestores da Unit prestigiam o Outubro Rosa
Igor Raoni Lima Pinheiro e a professora Daniela Teles
Centenas de alunos participam do evento no Campus Itabaiana
Compartilhe:

Alunos do 1º e 2º períodos do curso de Enfermagem do Campus Itabaiana juntamente com alunos do curso de Orientação Comunitária do Pronatec promoveram na tarde desta terça-feira, 20, no espaço do minishopping o primeiro Outubro Rosa da instituição no município do agreste sergipano.

Composta por depoimentos de pacientes, dramatizações, distribuição de panfletos e exposições de estandes devidamente ornamentados para orientar sobre a importância de ações preventivas contra o câncer de mama, o Outubro Rosa de Itabaiana mobilizou centenas de alunos e pessoas da comunidade.

“As três turmas se reuniram juntamente com os seus professores para organizar esta atividade que objetiva orientar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama”, esclarece a diretora do Campus Unit naquele município, Maria Aldeni Santana Mendes.

“A incidência do câncer de mama cresceu nos últimos anos, sendo assim, merece muita atenção”, informa um dos inúmeros panfletos distribuídos durante a ação. Dai ser importante a mulher saber fazer o autoexame e, se durante o toque da mama perceber sinais como nódulos, inchaço, pele enrugada, descamativa, alterações no mamilo ou mesmo secreção, deve procurar imediatamente um especialista.

Lismara Santana Hora, aluna do 2º período considera fundamental a oportunidade de multiplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com seus demais colegas e com a comunidade. “É importante desde já sabermos que tipo de providências podemos tomar diante de uma doença silenciosa e que ataca tantas mulheres”, pondera.

“Essa é mais uma ação do Outubro Rosa promovida pela Unit, agora contemplando o Campus de Itabaiana através do curso que está sendo implantado nessa unidade, já com a cultura da promoção da saúde”, lembra a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Maria Pureza Ramos de Santa Rosa acrescentando que a parceria ensino serviço, através de ações extensionistas é muito importante.

A professora da disciplina Fisiologia, Daniela Teles, reconhece como uma grande iniciativa promovida pelos alunos em parceria com a coordenação do curso. “É importante integrar esses alunos para que possam ver a realidade da comunidade”, argumenta a docente.

O aluno Igor Raoni Lima Pinheiro considera o momento oportuno para alertar a população sobre um problema que pode ser fatal, mas que tem condições de ser solucionado desde que haja a detecção precoce da doença através de exames simples.

Luciana Rodrigues da Silva Santos é aluna do 1º período do curso Técnico em Orientação Comunitária e avalia como de grande importância para o desenvolvimento das suas atividades poder participar desde já de campanhas educativas como é o Outubro Rosa. “Através do diagnóstico precoce a doença pode ser combatida. Daí ser fundamental que a população conheça procedimentos que são simples, mas, que fazem o diferencial”, lembra a aluna.

Casada, mãe de uma filha de 12 anos, a paciente Vanúzia de Jesus Freire Teles, 40, natural da cidade de Campo do Brito comoveu a todos falando sobre o câncer descoberto há um ano. Sem a mama direita, porém, movida pela fé da cura, ela ressaltou a importância do diagnóstico precoce. “É o que faz a diferença: descobrir o quanto antes os sintomas de uma doença silenciosa e que é responsável pelo óbito de muitas mulheres”.

Compartilhe: