V E S T I B U L A R UNIT
MENU

5ª GincajUNIT anima o Campus Estância

Festa junina organizada pela comunidade acadêmica do Campus da Unit na região centro-sul marca o encerramento do período letivo e preserva a cultura regional

às 18h13
Coordenadores, professores e acadêmicos dos cursos de Administração, Direito, Enfermagem e Serviço Social na modalidade presencial e dos cursos de Informática, História, Letras/Espanhol, Pedagogia, Segurança no Trabalho, Recursos Humanos, Gestão de Vendas e Marketing, Administração, Ciências Contábeis e Serv. Social na modalidade EAD do Campus Estância promoveram na noite da sexta-feira, 29, a GincajUNIT – Gincana Junina Universitária.
Durante a festa alunos  desenvolveram atividades de extensão
Durante a festa alunos desenvolveram atividades de extensão
Culinária tradicional
Os melhores foram agraciados com troféus
Professores entraram no clima
Animação total e participação efetiva dos alunos
Compartilhe:

A iniciativa, realizada pelo quinto ano consecutivo, tem por objetivo promover a integração entre os cursos e a interação entre os alunos das áreas citadas, bem como, preservar as tradições juninas.

A cidade de Estância é considerada “Berço da Cultura e Arte” e os festejos juninos constituem o marco cultural no município, época que atrai visitantes de toda região do país, pelas tradicionais festas que são realizadas em toda a cidade. Salientam-se em sua cultura as batucadas, quadrilhas, trios pé de serra, feiras culturais que são destaque dos festejos em toda cidade, evidenciando-se o tradicional Barco de Fogo, patrimônio cultural do município de Estância.

“A universidade é um ambiente propicio para disseminação de valores culturais, troca de experiências, interação e aquisição de aprendizagens significativas. De maneira que a universalização de conhecimentos e valores podem e devem ser articulados nos diversos cursos ofertados pela IES”, ressalta a diretora do Campus, professora mestre Adriana Rocha.

“O projeto objetiva a integração entre os acadêmicos, sendo envolvidos em atividades culturais que representam a cultura local e regional. Atividades estas caracterizadas como extensão universitária que vinculam a comunidade à instituição promotora” acrescenta a professora Adriana.

A abertura do evento se deu com a Batucada do Clube dos Amigos, seguindo a programação com a realização das tarefas: avaliação da barraca mais caracterizada, apresentação de casal de professores com trajes caipiras para dançar forró, escolha da Rainha do São João da Unit, tarefa solidária onde foram trazidos cobertores que serão doados para instituições filantrópicas, famílias carentes e moradores de rua, e a tarefa surpresa, que este ano solicitou a presença de avôs de alunos com adereços caipiras para dançar forró.

Cumpridas as tarefas sob clima de absoluta descontração, a comissão julgadora formada pelo Chefe de Gabinete da Casa Civil da Prefeitura, Joseane Soares; o Secretario de Comunicação do Município, Luiz Carlos Dussantus; o coordenador do IFS, professor mestre Carlos Menezes Júnior e o professor Igor R. Costa divulgou o resultado com a entrega de troféus aos cursos de Direito, 1º lugar; Enfermagem, 2º lugar e EAD/Administração, em 3º lugar.

Após a gincana o Barco de Fogo, tradicional nos festejos juninos de Estância cruzaram o espaço do campus, seguido da apresentação de espadas.

Para finalizar a animada programação que comemora o ciclo junino e o término do período letivo, a comunidade universitária e a sociedade estanciana varou a noite ao som de uma animada banda de forró.

Compartilhe: